GNCC 2012 começou com duas etapas seguidas

Por Renato Dalzochio Jr. | Fotos por Ken Hill | 23 de Março de 2012 - 15:32

O Grand National Cross Country Series 2012 (GNCC) começou na última semana com as duas primeiras etapas da temporada.  Na terça-feira, dia 13 de março, foi disputada a etapa de abertura, em River Ranch, na Flórida. Já no domingo, dia 18 de março, aconteceu à segunda etapa, disputada na cidade de Washington, na Geórgia.

Na principal categoria, a XC1 Pro, o que se viu foi o equilíbrio, com as vitórias de Paul Whibley na primeira etapa, e Kailub Russell na segunda. Já na categoria XC2 Pro Lites, o campeonato começou com domínio do atual campeão, Stewart Baylor Jr.

Categoria XC1 Pro

A primeira etapa em River Ranch ficou marcada pela exaustiva batalha entre Paul Whibley e Charlie Mullins. No ano passado, Mullins foi o primeiro norte-americano a sagrar-se campeão do GNCC desde 2004. Este ano, ao que tudo indica, o neozelandês Whibley, campeão de 2009, será um páreo duro. Nesta primeira etapa Whibley levou a melhor, mas a diferença entre os dois na bandeira quadriculada foi de apenas seis décimos de segundo.

Paul Whibley e Charlie Mullins

Paul Whibley e Charlie Mullins

Whibley ficou com os 250 dólares do holeshot e dominou a primeira metade da corrida. Quando começaram as paradas para abastecimento é que Mullins se aproximou, e a disputa particular e troca de posições tiveram início também. No fim das contas, melhor para o neozelandês, mas como dito anteriormente, pela diferença mínima de seis décimos de segundo.

Rory Mead, outro neozelandês, completou o pódio na terceira posição. Thad Duvall foi o quarto e Chris Bach completou os cinco primeiros. Na segunda etapa em Washington, o jovem Kailub Russell, companheiro de equipe de Mullins na KTM, ficou com os 250 dólares do holeshot e sumiu na liderança, dominando de ponta a ponta às três horas de bateria.

Novamente a disputa ferveu entre os veteranos Mullins e Whibley, mas desta vez o atual campeão levou a melhor, garantindo a segunda posição por uma diferença de apenas sete segundos para o neozelandês. Nathan Kanney  e Thad Duvall, ambos pilotando Honda, foram respectivamente o quarto e o quinto colocado. Com estes resultados, Whibley lidera com apenas um ponto de vantagem sobre Mullins. Russell é o terceiro, Duvall o quarto, e Rory Mead fecha os cinco primeiros.

Pódio da categoria XC1 Pro em River Ranch

Pódio da categoria XC1 Pro em River Ranch

Classificação categoria XC1 Pro após duas etapas
1. Paul Whibley 51 pontos (1 vitória)
2. Charlie Mullins 50
3. Kailub Russell 39 (1 vitória)
4. Thad DuVall 34
5. Rory Mead 34
6. Cory Buttrick 29
7. Chris Bach 28
8. Garrett Edmisten 25
9. Jordan Ashburn 24
10. Nathan Kanney 24 pontos

Categoria XC2 Pro Lites

Em River Ranch, o atual campeão Stewart Baylor Jr fez uma largada ruim, após um congestionamento na primeira curva, mas logo demonstrou a superioridade que o levou ao título em 2011. Ao completar a primeira volta já era o quinto colocado, e na segunda já tinha despachado todo mundo e assumido a liderança. Depois disso, Baylor só administrou até a bandeira quadriculada e garantiu a vitória.

Jesse Robinson foi o segundo e o australiano Glenn Kearney completou o pódio na terceira posição. Jason Thomas foi o quarto e Jake Korn completou os cinco primeiros. Na segunda etapa em Washington, Baylor venceu novamente, só que desta vez do seu modo mais habitual, largando na frente e dominando a bateria de ponta a ponta. Ele cruzou a linha de chegada com mais de 20 segundos de vantagem sobre o segundo colocado, Jason Thomas.

O australiano Glenn Kearney terceiro na XC2 Pro Lites

O australiano Glenn Kearney terceiro na XC2 Pro Lites

Glean Kearney completou o pódio na terceira posição. Jesse Robinson foi o quarto e Jedediah Haines completou os cinco primeiros. Com estes resultados, Baylor lidera o campeonato com 60 pontos. Thomas e Robinson dividem a vice-liderança com 43 pontos cada um. Kearney aparece um ponto atrás e Haines fecha os cinco primeiros.

Pódio da categoria XC2 Pro Lites em River Ranch

Pódio da categoria XC2 Pro Lites em River Ranch

Classificação categoria XC2 Pro Lites após duas etapas
1. Steward Baylor Jr. 60 pontos (2 vitórias)
2. Jason Thomas 43
3. Jesse Robinson 43
4. Glenn Kearney 42
5. Jedediah Haines 31 pontos

Compartilhe este conteúdo

Comentários

é Editor do Mundocross, site que foi lançado por causa de sua paixão por Motocross e Supercross. Em 1990 ele começou a escrever sobre motos no Jornal VS, em São Leopoldo, no RS, numa coluna onde escrevia sobre Trilhas, Enduro e Motocross. Depois também escreveu para o Jornal O Pódium, Revista Moto Action. Nestes 24 anos teve experiências em eventos internacionais, como Mundiais de Motocross, AMA Supercross, AMA Motocross, Motocross das Nações e US Open Supercross.

Desenvolvido por GetFly