Perspectiva 2012 – Ramon Sacilotti

Por Jorge Soares | Fotos por Rodolfo Bazeto | 26 de março de 2012 - 14:27

Hoje o piloto da vez aqui no Perspectiva é um corredor de Rally. O Tri-campeão Brasileiro Ramon Sacilotti, que junto com sua irmã (Moara) formam a equipe Kawasaki / Rinaldi pela qual irão disputar as principais competições da modalidade neste ano. Conheça agora os planos de Ramon para 2012 lendo com exclusividade o Perspectiva Mundocross.

Placa de 5 segundos no ar, largou :

Mundocross – Ramon, antes de responder o que planeja para 2012, faça uma breve avaliação da tua temporada em 2011 ?

Ramon Sacilotti – Minha temporada 2011 foi excepcional, tive ótimos resultados e também tivemos um grande avanço no desenvolvimento das motos, na parte de navegação e tanques auxiliares. Isso com certeza me ajudou a melhorar meus resultados no final do ano, e sei que vão me ajudar ainda mais esse ano.

Acabei o ano com o título Brasileiro de Rally Cross-Country e o vice-campeonato Brasileiro de Rally Baja, ambos na categoria Super Production, que é a principal do Rally.

Mundocross – Para a temporada de 2012 você planeja participar de quais campeonatos, e em quais respectivas categorias ?

Ramon Sacilotti – Em 2012 continuarei a correr os campeonatos Brasileiro de Rally Cross-Country e de Rally Baja, na categoria Super-Production. Pretendo ainda fazer algumas provas de Motocross e Cross-Country como preparação para os Rallys.

O brasileiro Ramon Sacilotti é piloto de Rally

O brasileiro Ramon Sacilotti é piloto de Rally

Mundocross – O que você fez na sua pré-temporada projetando 2012 ?

Ramon Sacilotti – Minha pré-temporada foi muito forte, em janeiro fui aos Estados Unidos treinar nas pistas de Motocross da Califórnia e pude andar com muitos pilotos profissionais de lá. Quando voltei eu foquei mais na preparação física, e a uma semana da abertura do Brasileiro de Baja fui ao deserto do Jalapão no Tocantins para fazer um último treino específico de Rally.

Mundocross – O que você espera da nova gestão da Confederação Brasileira de Motociciclismo – CBM, em relação a organização dos campeonatos Nacionais em 2012 ?

Ramon Sacilotti – Eu espero mais envolvimento da CBM junto às demais modalidades esportivas, porque até hoje o único foco deles foi o Motocross, e os outros esportes são deixados de lado. Temos um grande aliado na CBM que é o Kilca, diretor de Rally, e que sempre manteve o Rally funcionando independente da gestão, mas ao mesmo tempo, gostaria que batalhassem mais pelos pilotos, pois o calendário é bem complicado, com 13 etapas no total, corremos durante 11 meses do ano.

Em nenhum outro campeonato existe uma demanda tão grande do piloto, fica muito difícil de programar nossa preparação física e as manutenções das motos. Além disso, a ordem das provas deveria ser mais organizada para nos poupar de tantas viagens, porque temos por exemplo, uma etapa em Rondônia, e 20 dias depois outra na Bahia. É muito difícil de nos organizar pra tantas viagens e ainda ter que treinar e trabalhar durante a semana.

Mundocross – Você vai disputar a temporada 2012 por qual equipe e quais os patrocinadores ?

Ramon Sacilotti – Esse ano eu e a Moara (minha irmã) vamos andar pela equipe Kawasaki / Rinaldi com o patrocínio de: Alpinestars, Supplement e Prefeitura de São José dos Campos, e apoio de: FAS Gráficos, BRC Escapamentos, Circuit, Red Dragon, BZ Propaganda e Cristágua.

Ramon em ação com sua Kawasaki KXF 450

Ramon em ação com sua Kawasaki KXF 450

Mundocross – Qual o seu principal objetivo neste ano no Rally ?

Ramon Sacilotti – Claro que meu objetivo é ganhar, ser campeão Brasileiro nas duas modalidades e ter um bom resultado no Sertões. Mas meu principal objetivo em todas as temporadas é andar de moto o máximo possível e me manter com saúde durante todo o ano, pois pra mim isso é o mais importante no esporte, me divertir e poder chegar em casa na segunda-feira pronto pra mais uma semana de trabalho.

Mundocross – Agora a palavra e o espaço são seus.

Ramon Sacilotti – Primeiro lugar eu gostaria de agradecer ao espaço e parabenizar pelo belo trabalho feito no site, eu sou um leitor assíduo do Mundocross.

Queria agradecer a minha família por todo apoio que sempre me deram, e continuam dando até hoje, seja indo comigo às corridas, ajudando a arrumar as coisas em casa ou buscar as motos no Duda, ou ainda segurando as pontas no trabalho enquanto eu tenho que viajar para competir. Gostaria de agradecer também ao Duda, meu mecânico, que nunca mediu esforços pra ter certeza que eu iria correr com a melhor moto do grid. E também a todos os meus patrocinadores, pois sem o apoio de cada um deles, não seria possível eu chegar onde estou hoje. Valeu !!

PERFIL DO PILOTO RAMON SACILOTTI
Nome completo : Ramon Oliveira Sacilotti
Data de nascimento : 5 de outubro de 1983
Cidade onde nasceu : São José dos Campos – SP
Cidade onde mora : São José dos Campos – SP
Moto atual : KLX 450 para rally cross-country e KXF 450 para rally baja e motocross.
Número que usará no number plate em 2012 : 1 no Brasileiro de Rally XC / 3 no Brasileiro de Rally Baja / 512 no MX
Principal título : Tri campeão Brasileiro de Rally Cross-Country
Ídolo no Rally Nacional : Juca Bala
Ídolo no Rally Internacional : Marc Coma
Prova favorita no Brasil : Rally RN 1500
Comida favorita : Macarronada
Bebida favorita : Suco de laranja
Comida antes das corridas : Macarronada
Bebida nos dias de corridas : Água engarrafada ou suco industrializado (pra evitar contaminação com água suja)
Lazer preferido fora o Rally : Motocross, não tem nada mais divertido que um dia na pista de cross com os amigos
Esporte preferido fora o Rally : Bike e surf
Twitter : www.twitter.com/ramonsacilotti
Facebook : Ramon Sacilotti

Imagem de Amostra do You Tube

Compartilhe este conteúdo

Comentários

é Editor do Mundocross, site que foi lançado por causa de sua paixão por Motocross e Supercross. Em 1990 ele começou a escrever sobre motos no Jornal VS, em São Leopoldo, no RS, numa coluna onde escrevia sobre Trilhas, Enduro e Motocross. Depois também escreveu para o Jornal O Pódium, Revista Moto Action. Nestes 24 anos teve experiências em eventos internacionais, como Mundiais de Motocross, AMA Supercross, AMA Motocross, Motocross das Nações e US Open Supercross.

Desenvolvido por GetFly