Mundial de Enduro 2012 – 2ª etapa – Argentina

Por Renato Dalzochio Jr | Fotos por Divulgação | 04 de abril de 2012 - 11:02

Após a abertura no Chile, o Mundial de Enduro partiu para sua segunda etapa, disputada neste fim de semana, de forma inédita na Argentina. Com 4 mil metros de altitude, a prova, realizada na cidade de San Juan cortou a Cordilheira dos Andes, num circuito de 50 km.

Os pilotos encararam quatro voltas, sendo que o Enduro Test foi realizado na Rivadavia, o Cross Test em Ullum, e o Extreme Teste ao lado do Autódromo El Zonda. Assim como no Chile, na sexta-feira rolou o KTM Super Test, disputado ao lado do Paddock, localizado no Prédio Ferial, no coração da cidade.

E quem levou a melhor foi o espanhol Cristobal Guerrero. Seguindo o exemplo chileno, o percurso argentino reservou muita poeira, solo seco e pedras.

Categoria Enduro 1

No sábado, o francês Antoine Meo da KTM esteve impecável, conquistando mais uma vitória imponente. Após definir um ritmo alucinante na primeira volta, Meo rapidamente estabeleceu uma vantagem inicial. Mais rápido em todos os testes especiais do dia, o francês conquistou sua terceira vitória em 2012. Seu conterrâneo Marc Bourgeois da Yamaha foi o segundo, seguido pelo italiano Simone Albergoni, da equipe HM Honda em terceiro. O finlandês Eero Remes, da KTM, conquistou a quarta posição ao bater o italiano Thomas Oldrati, da KTM, por quatro segundos. Oldrati aliás venceu uma disputa particular com o francês Rodrig Thain, companheiro de equipe de Albergoni.

Antoine Meo

No domingo, Meo continuou soberano. Desta vez o domínio do francês foi ainda mais absoluto, cravando sua quarta vitória no campeonato e na América do Sul com confortáveis 58 segundos de vantagem sobre Albergoni, segundo colocado. Aliás Albergoni, Remes, e o espanhol Lorenzo Santolino da Husqvarna, lutaram intensamente por um lugar no pódio. Albergoni levou a melhor, e Remes bateu Santolino para ficar com a terceira posição. Rodrig Thain e Oldrati inverteram os papéis do dia anterior, com o francês garantindo o quinto lugar.

Simone Albergoni

Com estes resultados, Meo permanece na liderança do campeonato, agora com 80 pontos. Albergoni é o segundo com 55, Thain o terceiro com 53, Bourgeois o quarto com 51, e Remes fecha os cinco primeiros com 48 pontos.

Eero Remes

Resultado primeiro dia Enduro 1

  1. Antoine Meo – KTM
  2. Marc Bourgeois – Yamaha
  3. Simone Albergoni – HM/Honda
  4. Eero Remes – KTM
  5. Thomas Oldrati – KTM

Resultado segundo dia Enduro 1

  1. Antoine Meo – KTM
  2. Simone Albergoni – HM/Honda
  3. Eero Remes – KTM
  4. Lorenzo Santolino – Husqvarna
  5. Rodrig Thain – HM/Honda

Classificação Enduro 1

  1. Antoine Meo – 80 pontos
  2. Simone Albergoni – 55
  3. Rodrig Thain – 53
  4. Marc Bourgeois – 51
  5. Eero Remes – 48 pontos

Categoria Enduro 2

No sábado, o espanhol Ivan Cervantes da Gas Gas conquistou sua primeira vitória em 2012, aproveitando-se da desgraça ocorrida com o finlandês Juha Salminen, da Husqvarna. Salminen liderava, mas uma pedrada na corrente de sua moto acabou com as chances de confirmar a vitória. Com Salminen fora, a batalha pela segunda posição foi acirrada entre o espanhol Cristobal Guerrero e o francês Johnny Aubert, ambos da KTM. Aubert liderava, mas o espanhol aumentou o ritmo na última volta e garantiu o segundo lugar. Outro francês, Pierre Alexandre-Renet, da Husaberg, foi o quarto colocado, e o italiano Alex Salvini, da Husqvarna, assegurou a quinta posição.

Ivan Cervantes

Johnny Aubert

Cristobal Guerrero

Após a decepção de sábado, Salminen se recuperou em grande estilo no domingo, voltando ao topo do pódio após uma dura batalha com Guerrero e Cervantes. Guerrero bateu seu conterrâneo Cervantes pela diferença mínima de três décimos de segundos. Renet foi novamente o quarto e Salvini o quinto.

No campeonato, Cervantes ampliou sua vantagem na liderança. Agora ele tem 69 pontos contra 60 de Guerrero, que assumiu o segundo lugar graças ao revés de Salminen no sábado. Renet é o terceiro com 56 e Salminen caiu para a quarta posição com 51 pontos. Salvini fecha os cinco primeiros com 45 pontos.

Resultado primeiro dia Enduro 2

  1. Ivan Cervantes – Gas Gas
  2. Cristobal Guerrero – KTM
  3. Johnny Aubert – KTM
  4. Pierre Alexandre-Renet – Husaberg
  5. Alex Salvini – Husqvarna

Resultado segundo dia Enduro 2

  1. Juha Salminen – Husqvarna
  2. Cristobal Guerrero – KTM
  3. Ivan Cervantes – Gas Gas
  4. Pierre Alexandre-Renet – Husaberg
  5. Alex Salvini – Husqvarna

Classificação Enduro 2

  1. Ivan Cervantes – 69 pontos
  2. Cristobal Guerrero – 60
  3. Pierre Alexandre-Renet – 56
  4. Juha Salminen – 51
  5. Alex Salvini – 45 pontos

Categoria Enduro 3

O francês Christophe Nambotin continua ditando o ritmo na Enduro 3. No Chile ele venceu os dois dias, além do KTM Super Test na sexta-feira. Na argentina, o piloto da KTM começou vencendo novamente o primeiro dia, no sábado, após estabelecer um ritmo incansável durante todo o dia, garantindo a vitória com uma margem de 70 segundos sobre seu companheiro de equipe, o britânico David Knight. Knight aliás foi o rival mais próximo do francês, e garantiu a segunda posição após ser o mais rápido no último teste especial. A terceira posição ficou com o sueco Joakim Ljunggren da Husaberg. O estoniano Aigar Leok da TM foi o quarto e o alemão Marcus Kehr da KTM o quinto.

David Knight

No domingo, Nambotin completou de forma perfeita sua viagem sul-americana, permanecendo invicto na Enduro 3. Terceiro colocado no final da primeira volta, ele rapidamente encontrou seu ritmo após o segundo Cross Test, assumindo e mantendo a Knight foi novamente o segundo, após superar Ljunggren numa batalha particular. Leok foi novamente o quarto, e a quinta posição ficou com o finlandês Marko Tarkkala, da Beta.

Com estes resultados, Nambotin lidera com 80 pontos, contra 64 de Knight. Leok é o terceiro com 58, Ljunggren o quarto com 54, e o espanhol Oriol Mena da Husaberg fecha os cinco primeiros com 46 pontos.

Resultado primeiro dia Enduro 3

  1. Cristophe Nambotin – KTM
  2. David Knight – KTM
  3. Joakim Ljunggren – Husaberg
  4. Aigar Leok – TM
  5. Marcus Kehr – KTM

Resultado segundo dia Enduro 3

  1. Cristophe Nambotin – KTM
  2. David Knight – KTM
  3. Joakim Ljunggren – Husaberg
  4. Aigar Leok – TM
  5. Marko Tarkkala – Beta

Classificação Enduro 3

  1. Cristophe Nambotin – 80 pontos
  2. David Knigth – 64
  3. Aigar Leok – 58
  4. Joakim Ljunggren – 54
  5. Oriol Mena – 46 pontos

Compartilhe este conteúdo

Comentários

é Editor do Mundocross, site que foi lançado por causa de sua paixão por Motocross e Supercross. Em 1990 ele começou a escrever sobre motos no Jornal VS, em São Leopoldo, no RS, numa coluna onde escrevia sobre Trilhas, Enduro e Motocross. Depois também escreveu para o Jornal O Pódium, Revista Moto Action. Nestes 24 anos teve experiências em eventos internacionais, como Mundiais de Motocross, AMA Supercross, AMA Motocross, Motocross das Nações e US Open Supercross.

Desenvolvido por GetFly