AMA SX 2012 – 14ª Etapa – New Orleans / Lousiana

Por Renato Dalzochio Jr. | Fotos por Divulgação | 16 de abril de 2012 - 18:31

Depois de um fim de semana de descanso, o AMA Supercross FIM World Championship 2012 voltou na noite deste sábado, 14, para a 14ª etapa da temporada, disputada no Mercedes-Benz Superdome, em New Orleans, no estado de Lousiana. Na principal categoria, a Supercross, Ryan Villopoto já havia conquistado o título por antecipação em Houston. No entanto, isso não lhe impediu de dominar mais uma etapa. Foi a nona vitória de Villopoto na temporada e até agora ninguém roubou a cereja do seu bolo.

Já na categoria Supercross Lites costa Leste, Justin Barcia só precisava finalizar na quarta posição para comemorar o bicampeonato. E foi exatamente o que fez. O primeiro lugar ficou com Darryn Durham, que liderou de ponta a ponta, conquistando sua primeira vitória em 2012. Confira como foi o evento deste sábado, 14 de abril.

Categoria Supercross

Na largada, Ryan Villopoto fez o holeshot e saiu na frente, seguido por Josh Grant, Mike Alessi e Jake Weimer. Uma vez que Villopoto larga em primeiro, a disputa pela liderança está encerrada (se é que ela realmente existe). Enquanto isso, um acidente na primeira curva deixou vários pilotos de ponta no chão. Ainda na primeira volta, Weimer errou o primeiro triplo e saiu da pista, deslizando sob o concreto liso do chão do estádio.

Largada categoria Supercross

Lá atrás, pilotos como Justin Brayton e Andrew Short, que fizeram largadas pobres, lutavam para recuperar posições. Na metade da corrida, Brayton e Short já ocupavam a quarta e a quinta posição respectivamente, seguidos por Brett Metcalfe, Nico Izzi e Davi Millsaps. Na 12ª volta, Metcalfe assumiu a quinta posição ao ultrapassar Short.

Justin Brayton (10) abre caminho no meio de Broc Tickle (25) e Nico Izzi (50)

Enquanto Villopoto seguia folgado na liderança, Josh Grant, com uma tocada suave e consistente, discretamente realizava sua melhor corrida na temporada, mantendo-se na segunda posição. Em terceiro, Alessi também desfrutava de seu melhor desempenho no campeonato, até se atrapalhar com o retardatário Justin Sipes (que não saiu da frente) e acabar sofrendo um tombo, retornando na 14ª posição.

No fim das contas, Villopoto chegou a sua nona vitória na temporada, com Grant em segundo e Justin Brayton completando o pódio na terceira posição. Metcalfe foi o quarto e Short completou os cinco primeiros. Alessi finalizou na 13ª posição, uma a frente do “carrasco” Justin Sipes.

Mike Alessi

No campeonato, o campeão Villopoto chegou aos 321 pontos. Davi Millsaps assumiu a vice-liderança com 206, e Brayton a terceira posição com 201. O lesionado Ryan Dungey despencou para o quarto lugar, com 192 pontos. James Stewart fecha os cinco primeiros com 178 pontos.

Ryan Villopoto conquistou sua nona vitória na temporada

Nota: Falando em James Stewart, ele não disputou a etapa deste sábado. Apesar do site oficial do piloto não confirmar, o site da revista Racerx dava conta de que a fratura que o piloto sofreu em uma das mãos durante a etapa de Indianápolis teria se agravado na corrida de Houston, e que “Bubba” seria reavaliado, sem data certa para voltar ao campeonato. Com o título já decidido a favor de Villopoto, os bastidores dão conta de que ele estaria deixando o Supercross de lado para priorizar seu possível retorno ao AMA Motocross.

Pódio categoria Supercross

Resultado da categoria Supercross

1. Ryan Villopoto (Kawasaki)
2. Josh Grant (Kawasaki)
3. Justin Brayton (Honda)
4. Brett Metcalfe (Suzuki)
5. Andrew Short (Honda)
6. Davi Millsaps (Yamaha)
7. Weston Peick (Yamaha)
8. Kyle Chisholm (Kawasaki)
9. Wil Hahn (Honda)
10. Broc Tickle (Kawasaki)
11. Nick Wey (Kawasaki)
12. Jimmy Albertson (Suzuki)
13. Mike Alessi (Suzuki)
14. Justin Sipes (Kawasaki)
15. Gavin Faith (Honda)
16. Cody Gilmore (Kawasaki)
17. Kyle Regal (Kawasaki)
18. Robert Kiniry (Yamaha)
19. Nico Izzi (Yamaha)
20. Jake Weimer (Kawasaki)

Classificação da categoria Supercross após 14 etapas

1. Ryan Villopoto 321 (9 Vitórias)
2. Davi Millsaps 206
3. Justin Brayton 201
4. Ryan Dungey 192 (2 Vitórias)
5. James Stewart 178 (2 Vitórias)
6. Brett Metcalfe 172
7. Jake Weimer 171
8. Kevin Windham 166
9. Mike Alessi 162
10. Broc Tickle 133

Categoria Supercross Lites costa Leste

Na largada, Alex Martin fez o holeshot, seguido por Darryn Durham, Malcom Stewart e Justin Barcia. Martin foi capaz de segurar a liderança por apenas uma volta, antes de ser ultrapassado por Durham, Stewart e Barcia. Durham rapidamente abriu uma vantagem confortável sobre Stewart, que fazia uma corrida forte na segunda posição, enquanto Barcia se mantinha em terceiro.

Largada categoria Supercross Lites costa Leste

Na quarta volta, Stewart cometeu um grande erro na sessão de costelas, caiu feio, e encerrou sua noite mais cedo. Barcia herdou a segunda posição, mas logo estava sendo pressionado por Blake Baggett e pelo alemão Ken Roczen. Por várias voltas os dois perseguiram Barcia, até que ambos finalmente conseguiram ultrapassá-lo.

Pouco tempo depois, o líder Durham cometeu um erro, atropelando alguns blocos de marcação da pista. Tal incidente lhe impediu de emendar o triplo da pista, o que permitiu uma aproximação do seu companheiro de equipe, Baggett. Os dois andaram muito próximos nas voltas finais. Na última volta, Baggett tentou ultrapassar Durham em uma curva, mas foi mal sucedido. Durham conquistou a primeira vitória de sua carreira. Baggett foi o segundo e Justin Bogle completou o pódio na terceira posição. Barcia foi o quarto e Roczen completou os cinco primeiros.

Justin Bogle

Darryn Durham. Primeira vitória em 2012 e a primeira de sua carreira

Na classificação, Barcia chegou aos 185 pontos, e o quarto lugar lhe garantiu o bicampeonato antecipado, já que a próxima etapa será a final em Las Vegas, sendo que a diferença dele para Durham e Roczen é de 42 pontos (o máximo que um piloto pode alcançar com a vitória é 25). Durham e Roczen estão empatados com 143 pontos cada um. Blake Wharton aparece na quarta posição, apenas um ponto atrás. Baggett fecha os cinco primeiros com 128 pontos.

Pódio categoria Supercross Lites costa Leste

Justin Barcia conquistou o bicampeonato por antecipação

Resultado da categoria Supercross Lites costa Leste

1. Darryn Durham (Kawasaki)
2. Blake Baggett (Kawasaki)
3. Justin Bogle (Honda)
4. Justin Barcia (Honda)
5. Ken Roczen (KTM)
6. Kyle Cunningham (Yamaha)
7. Jake Canada (Honda)
8. Tyler Bowers (Kawasaki)
9. Austin Politelli (Honda)
10. Phil Nicoletti (Honda)
11. Shawn Rife (Honda)
12. Matt Lemoine (Kawasaki)
13. Zack Freeburg (Honda)
14. Blake Wharton (Suzuki)
15. Tommy Weeck (Honda)
16. AJ Catanzaro (KTM)
17. Malcolm Stewart (KTM)
18. Sean Lipanovich (KTM)
19. Alex Martin (Honda)
20. Kyle Peters (Yamaha)

Classificação da categoria Supercross Lites Leste após oito etapas

1. Justin Barcia 185 (5 vitórias/Campeão)
2. Darryn Durham 143 (1 Vitória)
3. Ken Roczen 143 (1 Vitória)
4. Blake Wharton 142 (1 Vitória)
5. Blake Baggett 128
6. Jake Canada 118
7. Justin Bogle 107
8. Kyle Cunningham 70
9. Alex Martin 67
10. Matt Lemoine 66

Compartilhe este conteúdo

Comentários

é Editor do Mundocross, site que foi lançado por causa de sua paixão por Motocross e Supercross. Em 1990 ele começou a escrever sobre motos no Jornal VS, em São Leopoldo, no RS, numa coluna onde escrevia sobre Trilhas, Enduro e Motocross. Depois também escreveu para o Jornal O Pódium, Revista Moto Action. Nestes 24 anos teve experiências em eventos internacionais, como Mundiais de Motocross, AMA Supercross, AMA Motocross, Motocross das Nações e US Open Supercross.

Desenvolvido por GetFly