CBM vai alterar regulamento da categoria 85

Por Adriano Winckler | Foto por Rafael Domingos | 24 de abril de 2012 - 8:18

Após receber solicitações de pais de pilotos e chefes de equipes da categoria 85cc, a Comissão Nacional de Motocross da Confederação Brasileira de Motociclismo se reuniu esta semana para estudar ajustes na regulamentação da categoria no Campeonato Brasileiro de Motocross 2012.

Provando mais uma vez que está aberta a ouvir a opinião e os argumentos de pilotos, equipes e todos os envolvidos no motociclismo brasileiro, buscando a evolução do esporte, a CBM decidiu fazer um adendo no regulamento, que entrará definitivamente em vigor a partir da 3ª etapa do Campeonato, nos dias 2 e 3 de junho, em Foz do Iguaçu/PR.

“Precisávamos fazer esse ajuste, mas não poderíamos fazer algo que viesse a prejudicar algum lado, principalmente os pilotos. A solução tinha que ser justa, equilibrada e correta. Depois de ouvirmos diversas opiniões, acho que a Comissão de Motocross da CBM chegou à melhor solução possível”, declarou Firmo Alves, presidente da Confederação Brasileira de Motociclismo.

Largada da categoria 85 em Carlos Barbosa

Largada da categoria 85 em Carlos Barbosa

A categoria 85cc será dividida em duas: “85cc A” e “85cc B”. As duas categorias serão disputadas simultaneamente, na mesma bateria, e os pilotos que já pontuaram levarão para a nova categoria os pontos marcados na 1ª e na 2ª etapas. A partir da 3ª etapa, em Foz do Iguaçu/PR, os pilotos deverão escolher pela categoria A ou B, levando em consideração sua idade (valendo a do dia 1º de janeiro de 2012) e a cilindrada da moto, de acordo com a nova regulamentação.

Veja como será a divisão das novas categorias:

85 B – Para motos de 85cc e 150cc 4t; Pilotos homens de 11 a 15 anos e mulheres até 17 anos.

85 A – Para motos de 85cc a 105cc 2t e até 180cc 4t; Pilotos homens de 14 (ou que façam 14 em 2012) e 15 anos, e mulheres de 14 a 17 anos.

Compartilhe este conteúdo

Comentários

Alberto Fernandes disse:

Olha Pedro, vc pode não acreditar, ms sei muito bem o que estou falando, até porque quem não esta envolvido diretamente nessa categoria, ou seja não sendo Pai de piloto, chefe de equipe da 85cc, ou Patrocinador, consegue as vezes analizar melhor os fatos com a cabeça tranquila, pois, imagino que como Pai de piloto ou de outra forma envolvido nessa categoria, falamos coisas sem pensar, mas sempre defendendo nosso interesse,,,, não puxo o saco de ninguem, não preciso, e tomara a Deus que nunca precise… vc esta muito enganado,,,, o que eu acho lamentavel é ter pessoas como vc envolvida no esporte, as quais não contribui em nada, acho muito triste ter pessas como vc, cheias de veneno, do contra, euqe não encherga nada a frente, somente a “sua” verdade… por pessoas como vc é que também o esporte não cresce… onde que preventivamente para se defender atacam as pessoas… lamentavel… mas fazer o que né??? cada um sabe o que faz… abraço

carina seibert disse:

Meu Deusssssssss!!!!!!!

Luis Bueno disse:

A polêmica em relação a categoria 85cc está grande porém o piloto Fabio Santos #87 acredita muito na frase deixada por Swian, como postado anteriormente, ” VITORIAS FACEIS FAZEM SOLDADOS FRACOS”, e é com essa ideologia que o fez ingressar na categoria 85cc B para assim buscar a vitória de igual para igual como era assim esperado por todos os pilotos que se preparam para tal. Lembrando que o Fabio Santos tem apenas dois anos de moto e é seu segundo Campeonato Brasileiro…..isso que é impor respeito à outros pilotos e equipes.

pedro disse:

ALBERTO SE LIGA SE N SABE O QUE SE TA FALANDO,PARA DE ENCOBRIR O SOL COM A PENERA,VC DEVE SER MAIS UM PUXA SACO DO JAPA E FAMILIA ITAMARACA SE LIGA NINGUEM E TROXA.

S A N D R A disse:

Twitter: enzolopes_2
Trata-se de uma decisão anti-esportiva o fato do regulamento favorecer a desigualdade na competição. Deveria haver então uma categoria Original e outra Modificada, como é disputada a categoria Junior (ou 85cc) nos Estados Unidos. Assim teríamos resultados incontestáveis e um ranking preciso dessa categoria, com os pilotos competindo em igualdade de idade e de equipamento.
O Piloto Enzo Lopes, por conta da sua idade (12 anos), terá que andar com motor 85cc contra as potentes 150cc , que nos EUA só podem andar na categoria Supermini, onde as 2 tempos são liberadas até 112cc.
Essa decisão ainda estará sendo discutida hoje em Canelinha. Vamos aguardar.

Dri Diniz disse:

Alberto, o menino é a pessoa que menos tem culpa nisso tudo, ele apenas sobe na moto e anda com o que oferecem para ele, o erro é da CBM sim, que alterou o regulamento no meio do jogo, pois tenho o regulamento impresso que está como o de 2011, Thiago o Bryan ele mesmo postou uns dias antes da Superliga em Indaiatuba no face dele, realmente pode ter tirado, pois viu o custo que isso acarretaria, como alguns que compraram e desistiram de usar depois que ouviram seus mecânicos, realmente a situação é muito difícil em todas as categorias, com certeza deve ter 250 com kit 290, e assim por diante…. é tão fácil manter o que vinha acontecendo, mas vamos esperar e ver se realmente esse email foi enviado pra Honda do Japão pedindo a opinião dos engenheiros de desenvolvimento, e torcer para a CBM volte atrás, pois sempre digo chegar atrás por falta de braço é uma coisa, agora chegar atrás por ter uma diferença de motor é outra coisa…..
bom final de semana a todos e que Deus proteja todos os pilotos que subirão em suas motos esse fds

Alberto Fernandes disse:

Pessoal… uma coisa é o Regulamento permitir,,, outra coisa é ficar atacando as pessoas… acho que não é legal para o esporte liberar motores de 180cc, assim como não é legal ficar atacando o Gustavo Pessoa… conheço esse menino só de nome, não tenho amizade, nem intimidade com ele ou sua familia para ficar defendendo ele… mas eles não tem culpa… a culpa é da CBM, e das pessoas que fazem o regulamento… vcs acham que pessoas de poder aquisitivo como o Djalma Britto e o Léo Lopes,,, só como exemplo, se não fossem patrocinados por marcas de motos 2T, e se seus filhos tivessem condições de pilotar uma 150cc com motorzão de 180cc, eles não teriam????,,, que isso… que mundo vcs vivem,,,,,, ataquem a CBM e as pessoas que fazem o regulamento, mas não o piloto ou a equipe, pois, acredito que eles ( Itamaracá ) são trabalhadores como nós e estão buscando seu lugar ao sol….. vcs acham que os pilotos de ponta da MX-2 e da MX-1, os motores são originais?:???? Infelizmente sempre vai ter diferença uma 150cc 4T contra uma 85cc quer dizer 105cc 2T,,, cuidado com os Bulmerangues jogados!!!!!!!

Tiago disse:

Falei com o José Bryan e ele disse q vai de 1504t. Segundo ele, ja ta dificil manter uma 150, 180 entao, sem chance.

andi disse:

cara só pode ser brincadeira, veja só, estamos mendigando por um narrador q no minimo tenha conhecimento do q faz, esse q ai esta, é logico q n dá, mas n podemos esquecer do total descaço de quem é presidente, e contrata o mesmo q n tem culpa. Muito fraco n só o narrador, mas aCBM, q n enxerga isso. uma pena, quem mais perde somos nós, amantes do esporte. ou seja, gol contra

domingos disse:

ahahah, só pode ser sacanagem, o mesmo narrador de arquibancada, vou repensar a ida a canelinha, se for meu cartaz de protesta marcara presença, É ISSO AI ITALU, vamos fazer campanha de protesto nas redes sociais, afinal merecemos um bom narrador

Paulinho disse:

Não me agradei com a narração tbm, mas fazer o que, se trocarem eu espero que lembrem do gaucho Marcio Frozza, otimo narrador…

Edir disse:

O fato de ter 1 piloto ou mais beneficiado é o menos importante. A categoria tem moto ORIGINAL com esta cilindrada? Não! então esquece, não sei onde tiraram esta aberração. Então libera Kit para todas categorias, inclusive as 2 tempos.

Tiago disse:

O regulamento ta do geito que a Honda queria, uma categoria pro gustavo pessoa ser campeao, e a outro pro pessoal disputar de verdade, tirando no braço e nao no motor. o problema eh que nem com 180cc, conseguirar largar na frente das 2T em Carlos Barbosa.

Dri Diniz disse:

PESSOAL TEM OUTRO PILOTO QUE TB. TEM O KIT O JOSE BRYAN, ELE POSTOU NO FACE DELE COMO FICOU O MOTOR DA MOTO COM O KIT, COMO DISSE O LEO E O DJALMA AS 85CC 2T VAO SOFRER COMO OS PILOTOS PAITROCINADOS QUE NAO TEM COMO BANCAR UM KIT DESSES MUITO MENOS UM MOTOR COMPLETO A CADA 15 HORAS, INFELIZMENTE EU ESTOU FORA PELA FRATURA DO GUSTAVO, SENAO ESTARIA NESSA BRIGA COM OS PAIS, ALIAS ESTOU NELA MESMO DO LADO DE FORA, COMO PODEM ACOMPANHAR MEU FACEBOOK, ALIAS JA NA PRE TEMPORADA FOI FEITO COM O KIT 180, ACHO QUE GANHAR ASSIM NAO TEM GRAÇA, VC TEM COMO MELHORAR A MOTO SEM PRECISAR DESSE KIT, EXEMPLOS ENDREWS, KAIO MIRANDA E O ANDERSON ANO PASSADO PESADOS E GRANDES, E FORAM ….. GALERA DA 85CC ESTOU COM VCS… ALIAS ONDE EU ASSINO

pedro disse:

TIVE UMA IDEIA VAMOS SUPOR TEM 48 PILOTOS INSCRITOS,TEMOS QUE TER PELO MENOS 25 PILOTOS A FAVOR,SEXTA FEIRA CHAMAMOS A TV GLOBO RECORD E CONTAMOS O QUE TA ACONTECENDO,AI VAMOS VER SE ELE VAO VOLTAR ATRAS OU NAO,SEXTA FEIRA JA VAMOS NOS UNIR E ACABAR COM ESSA PALHAÇADA.

pedro disse:

PRESIDENTE JA COM O RABO PRESO,NEM COMEÇAMOS AINDA E O SR JA TA COM RABO PRESO,JA TO VENDO TUDO VAI CAIR PQ O SR NAO VAI AGUENTAR A PRESSAO,TOMARA QUE O SR YASUDA VA PARA CANELINHA TEMOS UM MONTE DE PERGUNTA PRA FAZER PRA ELE,O SR N ACREDITA MAIS NO PRODUTO QUE A EMPRESA ONDE O SR TRABALHA FAZ,YASUDA CANELINHA QUERO FAZER BASTANTE PERGUNTA P O SENHOR PERTO DE TODO MUNDO E CLARO N VAI PIPOCAR TE ESPERO LA MESTRE.

Cesar disse:

Amigos calma vocês estão muito nervosos.
abraços a todos .
cezinha.

diego disse:

tb vou levar meu cartaz – o narrador do brasileiro é comovc fumar um cigarro apagado, sem graça….

cebola disse:

é isso ai, cala boca narrador, nova campanha para canelinha – NARRADOR SEM NOÇÃO PROVA SEM EMOÇÃO.
Campanha procura-se um narrador, vamos soltar o verbo em sc, meu cartaz de protesto esta feito.

DJALMA BRITTO disse:

As alterações sugeridas pela CBM não são em hipotese alguma o que nos
Pais de Pilotos da cat 85 cc solicitamos na ultima reunião da ABPMX em
Carlos Barbosa RS.

A CBM esta tentando encobrir o sol com a peneira, não tem jeito tem que abolir esse kit 180 cc, que satisfaz 1 e fode o resto.

Ta claro pra todos CBM, que voces não tIveram coragem de banir este kit ,
pelo envolvimento que o piloto tem com o Honda..

Eu não acredito que a Honda deveria ter seu nome envolvido numa merda desse tamanho..

REPITO EXISTE 01 KIT PRA 01 PILOTO, logo vemos que é uma minoria,
ele que se adeque.

Ainda comprando os motores vejam o comentario do Léo Lopes acima,

NUNCA UM MOTOR 85CC SERA COMPATIVEL COM UM 150 4T,
NEM AQUI NEM NA CHINA, ALIAS SERIA PRA LA QUE EU MANDARIA
UM MONTE DE IMCOPETENTES..

pedro disse:

resultado da categoria 85 a

1 gustavo pessoa
2 gustavo pessoa
3 gustavo pessoa
4 gustavo pessoa
5 gustavo pessoa
essa categoria foi desenvolvida exclusivamente para ele ser campeao,kkk so ele vai andar nessa categoria,imagina na hora do podium

pedro disse:

o japa deve ta com a puga atras da orelha,rola nos bastidores que um pessoal ja mandou um imai via japao,perguntando o que os engenheiros acham dessa mudança,se a resposta for a nao recomendaçao para essa mudança a casa vai cair.

Alberto Fernandes disse:

Regulamento mal elaborado, feito a portas fechadas, sem o minimo de humildade de saber o que a maioria dos Pais de Pilotos acham!!!,,,, Não se muda campeonato com novas regras depois de ter iniciado,,,,, não concordo com 180cc para esses Pilotos, é um risco muito grande e desnecessario… Vai ficar lindo para as pessoas que irão nas corridas entender em quais posições os pilotos vão estar sendo duas categorias na mesma bateria,,, queria saber da CBM se em provas distantes onde a maioria dos pilotos não vão e consequentemente não vai ter 5 pilotos em uma categoria, se vai validar os pontos??? infelizmente essa é a realidade do nosso querido esporte…. o que esperar do futuro??? nunca se viu um campeonato de 85cc com tão baixo nivel como esse de 2012… Olhem para os pilotos da 85cc desse ano, e vejam se conseguem identificar, pilotos que no futuro poderão ser um Balbi, Ratinho, Zenni, Shelhorst, Leandro, Wellington, Jean, Pipo, Cidade, Marron, Talles, Hector, etc…. lamentavel…

Paulokunt disse:

Lendo esses comentários eu teria vergonha na cara cbm honda a melhor coisa e o campano dando pau no hiasuda não sei quem e que faz o regulamento da 85. Mas e muito burrrrro

pedro disse:

EDER VC DEVE TAR ENGANADO O UNICO QUE TEM KIT E O GUSTAVO
MAS AGORA VAMOS SEPARAR AS CATEGORIAS E SO MANDAR ABRIR,O ENDREWS TINHA MOTORZAO MAS DENTRO DO REGULAMENTO, EDER VAI LIMPAR O CHAO PRA MAURA VAI

eder disse:

Twitter: edermanus
o segundo colocado tbem tinha kit…e piloto dunas lembra a moto amestrong que era forte ele era pesado o gustavoe bem mais leve empurra mais…

italu arantes disse:

O swian tinha essa frase ” VITORIA FACEIS FAZEM SOLDADOS FRACOS”
Esses campeonatos chamado de brasileiro de motocross e super liga de motocross e arena cross quem manda e a toda poderosa honda é o que eu sempre digo enquanto tiver o WILSON IASUDA E O CARLINHOS ROMAIOLI DE DENTRO SO DAR NISSO VERGONHA VERGONHA.

Paulokunt disse:

Era a coisa mais fácil mudar isso só que a cbm tem medo muito medooo do seu hiasuda e. Familha. Quem e o beneficiado com isso dêem logo o troféu para ele

leo lopes disse:

o mais prejudicado de todos foi o piloto enzo lopes, que por conta da idade 12 anos terá que competir com 85 cc contra as 150 cc , que nos USA só andam na supermini onde as 2 tt podem ter até 112 cc .
Mais uma do nosso presidente , pra prejudicar seu conterrâneo . Muito obrigado Jabuti e honda .
isso é tiro no pé, um dia não vão ter mais saída , quando andarmos com a mesma cilindrada .
Léo lopes , 25 anos de mx , pai do piloto enzo lopes

pedro disse:

O SUIAW DEIXOU UMA FRASE QUE CABE BEM AGORA PARA O GUSTAVO ITAMARACA:

GUERRAS FACEIS FAZEM SOLDADOS FRACOS.

pedro disse:

PAULO RELAXA VEJA BEM SO O GUSTAVO ITAMARACA TEM ESSE MOTOR CERTO, IMAGINA NA HORA SE SUBIR NO PODIUM,SO ELE NO PODIUM,KKKKKKKKKKK CONSEGUIRAO ACABAR COM A CARRERA DELE,VALEUUUUUUUUUU MAURA,KKKKKKKKKKKKKKKKKKK

paulo disse:

Foi feito um manifesto mais nao deu em nada pois
O polemico motor 180 vai ficar (obs) para ficar bom para todos teria que
tirar o kit do motor so um piloto tem

pedro disse:

NOSSA AGORA A FAMILIA ITAMARACA VAI PROVAR DO SEU PROPRIO VENENO,PQ SO ELES TAO DE 180CC CERTO O PODIO SO O GUSTAVO IMAGINA A HUMILHAÇAO PRO GU SO ELE NO PODIO, AQUI SE FAZ AQUI SE PAGA.

é Editor do Mundocross, site que foi lançado por causa de sua paixão por Motocross e Supercross. Em 1990 ele começou a escrever sobre motos no Jornal VS, em São Leopoldo, no RS, numa coluna onde escrevia sobre Trilhas, Enduro e Motocross. Depois também escreveu para o Jornal O Pódium, Revista Moto Action. Nestes 24 anos teve experiências em eventos internacionais, como Mundiais de Motocross, AMA Supercross, AMA Motocross, Motocross das Nações e US Open Supercross.

Desenvolvido por GetFly