Revendo o desempenho de Thui e Enzo na Bulgária

Por Sandra Souza | Fotos por Sandra Souza | 30 de agosto de 2012 - 11:16

Os pilotos Enzo Lopes e Thui Todeschini participaram no último final de semana do Campeonato Mundial Junior de Motocross 2012 na pista de Sevlievo, a mesma que serviu de palco para o Gran Prix da Bulgária no começo do ano. No sábado, os pilotos participaram dos treinos livres e classificatórios de suas respectivas categorias com motos 2 Tempos, e no domingo, após breve cerimônia de abertura com pronunciamento do diretor executivo da FIM, Wolfgang Srb, deu-se início à competição, embaixo de um calor de 42 graus.

Confira abaixo como foi o desempenho de Thui e Enzo nas suas respectivas categorias, 65 e 85:

1ª bateria – 65
Na primeira prova do dia, Thui fez excelente largada em 4º lugar, mas com a pista bastante molhada,  caiu e teve que recomeçar sua corrida junto com o último pelotão, mas já na terceira volta estava na 20ª posição, terminando a prova em 16º lugar. Devido ao forte calor, a FIM decidiu reduzir a duração das provas da categoria 65cc de 15 para 10 minutos + 2 voltas, o que resultou em uma prova curta, com 7 voltas na pista de Sevlievo.

1ª bateria – 85
Em sua primeira corrida, Enzo Lopes começou bem largando na 8ª posição mas depois de uma queda perdeu algumas posições. Recuperando sua colocação, Enzo terminou em 7º lugar, tendo feito o 5º melhor tempo da prova, à frente do 5º e 6º colocado.

2ª bateria – 65
Debaixo de um sol escaldante e sem qualquer manutenção, a pista de Sevlievo recebeu novamente no gate de largada os pilotos da categoria 65cc para sua bateria final. Desta vez Thui não conseguiu uma boa largada e do 27º pulou para o 22º lugar já na 4ª volta, terminando a prova em 20º.  “Me concentrei demais para a segunda largada e acabei errando o pulo, ficando muito para trás. Como a prova era muito curta, não consegui me recuperar, mas fiquei muito feliz por ter participado e quero voltar no ano que vem”, diz Thui, que ficou com a 19ª posição na Geral.

2ª bateria – 85
A segunda bateria da 85 largou fazendo muita poeira, com a pista completamente seca e muito dura, pois há meses não chove na Bulgária. Depois de uma largada ruim, Enzo buscou recuperação durante toda a prova, fazendo várias ultrapassagens. Porém, na 4ª volta sofreu uma queda que o fez perder a ponteira da moto, o que não somente prejudicou sua performance durante a prova toda como também lhe custou uma punição de 60 segundos, aplicada pelos fiscais de prova que inspecionaram sua moto no decibelímetro.  Mesmo não tendo pontuado na segunda bateria devido à penalização, Enzo ficou com a 15ª classificação geral na categoria 85cc.

“Esperávamos que o Enzo andasse entre os ponteiros, porque seus tempos de prova foram melhores do que os dos cinco primeiros colocados. Mesmo assim, considerando que ele competiu com moto original e com pilotos mais velhos com motos preparadas, ele nos surpreendeu pela sua velocidade na categoria 85”, disse Léo Lopes, pai do piloto.

Thui Todeschini, Enzo Lopes e suas famílias retornaram ao Brasil nesta quarta-feira, dia 29 de agosto, juntamente com Prika Becker e Vitor Pozzebon, mecânicos que acompanharam os pilotos durante a competição na Bulgária.

Thui Todeschini e Enzo Lopes

Thui Todeschini e Enzo Lopes

O piloto Thui Todeschini é patrocinado por Pirelli / Circuit / Stocovich / TBT Suspensões /  Expresso Sul e Farover.

O piloto Enzo Lopes é patrocinado por Pirelli / Mobil / Red Bull / Circuit / One Industries / KTM / Orange Brigade / Nihilo Concept / FMF / Renthal / Motion Pro e DT1.

Compartilhe este conteúdo

Comentários

é Editor do Mundocross, site que foi lançado por causa de sua paixão por Motocross e Supercross. Em 1990 ele começou a escrever sobre motos no Jornal VS, em São Leopoldo, no RS, numa coluna onde escrevia sobre Trilhas, Enduro e Motocross. Depois também escreveu para o Jornal O Pódium, Revista Moto Action. Nestes 24 anos teve experiências em eventos internacionais, como Mundiais de Motocross, AMA Supercross, AMA Motocross, Motocross das Nações e US Open Supercross.

Desenvolvido por GetFly