Curso de Stefan Everts em novo local no RS

Por André Charão | 11 de outubro de 2012 - 11:05

O maior vencedor do campeonato Mundial de Motocross, o belga Stefan Everts, estará ministrando curso de pilotagem no Rio Grande do Sul, o curso será realizado na pista MX Brother na cidade de Caxias do Sul. O evento acontecerá nos dias 23 e 24 de outubro  com o apoio da Federação Gaúcha de Motociclismo e apoio de mídia do site Mundocross.

Visando oportunizar um intercâmbio entre os pilotos gaúchos com a lenda do motocross mundial, a FGM acertou uma parceria com a Tribo Offroad, encarregada da realização do curso de Stefan no Brasil, onde estará sorteando uma vaga para o curso de Stefan Everts no Rio Grande do Sul. O sorteio será realizado entre os pilotos inscritos na 6ª etapa do Rinaldi Gaúcho de Motocross no dia 21 de outubro na cidade de Casca.

“A Federação Gaúcha de Motociclismo procura sempre, a medida do possível, buscar atrativos para nosso campeonato. Imagine, você, recebendo dicas de Stefan Everts, sem sombras de dúvidas, vai ficar para sempre na lembrança dos pilotos que estarão participando do curso. Tenho certeza que o piloto premiado com a vaga ficará muito satisfeito com esta oportunidade  única”, comentou Paulo Della Flora, presidente da FGM.

Inscrições para o curso
As inscrições encontram-se  para o curso de pilotatem com Stefan Everts encontram-se abertas e poderão ser feitas através do site www.evertsnobrasil.com

O pagamento poderá ser feito em 18 vezes no cartão de crédito.

Programação
Receber dicas e técnicas de um campeão como Stefan Everts é uma oportunidade única que não pode ser desperdiçada. Pilotos iniciantes ou avançados podem tirar proveito de estarem próximos de alguém que conquistou 10 títulos Mundiais de Motocross, além de 4 títulos no Motocross das Nações e até mesmo um Six Days Enduro, entre outros títulos.

O Curso de Pilotagem com Stefan Everts começa às 9:00 da manhã. Pedimos à todos os participantes que cheguem com pelo menos 30 minutos de antecedência com suas motos para não desperdiçarem tempo e atrasar a programação.

Primeiro dia: No primeiro dia de curso Stefan Everts focará nas técnicas de posicionamento, curvas para direita e para a esquerda e também curvas em velocidade.

Segundo dia: No segundo dia, Stefan Everts dará atenção ao uso correto dos freios traseiros e dianteiros, saltos, curvas fechadas com cavas, etc. Cada piloto terá apoio e atenção especial individual tirando o máximo proveito do curso com o maior campeão de motocross de todos os tempos.

Stefan Everts
Filho do tetra-campeão mundial de motocross nos anos 70, Harry Everts (campeão em 1975, 1979,1980 e 1981) e aprendeu a andar de moto aos quatro anos, estreando no campeonato mundial de 125 aos dezessete. Dois anos depois se tornava o campeão mundial da categoria, passando por várias outras até completar dez títulos mundiais e 101 vitórias em corridas.

Estilo
Conhecido pelo estilo suave de pilotagem que dava a impressão de correr sem fazer esforço, conseguia se manter de pé na moto por muito mais tempo que os outros pilotos, inclusive nas curvas mais complicadas. Graças ao seu controle excepcional em curvas, ele conseguia fazê-las em marchas mais altas e rotações mais baixas, o que permitia o melhor uso do torque, ao contrário dos outros pilotos, que usam todas as marchas na rotação máxima. Mesmo nas 125cc e 250cc dois tempos do seu inicio de carreira.

Se ele nunca teve interesse no estilo americano de pilotagem e nas pistas de supercross, ele se mostrava competitivo com relação aos melhores pilotos norte americanos em suas categorias. Já nos últimos anos de sua carreira, Stefan se valeu de toda a experiência adquirida para mostrar uma consistência impressionante, com pouquíssimos erros.

Pós competição
Após a sua aposentaria das pistas, Stefan se tornou do diretor de competições da equipe oficial KTM, sendo o responsável pela preparação física, técnica e psicológica dos pilotos, renovando o seu contrato por dois anos no meio de 2007.
Atualmente vive em Mônaco com a sua esposa Kelly e seu filho Liam, porém sendo criticado pelos colegas esportistas belgas, como Justine Henin e Tom Boonen pela mudança para o principado e paraíso fiscal.
Recordes e premiações
• 10 vezes campeão do mundo de motocross
• 101 vitórias em corridas
• Venceu 14 das 15 corridas em 2006.
• Junto com o compatriota Eric Geboers, são os únicos pilotos a vencerem nas três categorias do motocross, se tornando o “Mr. 875cc” (Campeão mundial da 125/250 e 500cc)
Na temporada de 2003, ele venceu três provas em três categorias diferentes (125cc, MXGP e 650cc) no mesmo dia em Ernee, França.
• É o único piloto a ser campeão mundial pelas quatro marcas japonesas (Suzuki, Kawasaki, Honda e Yamaha).
• Cinco vezes eleito o esportista do ano na Bélgica (2001, 2002, 2003, 2004 and 2006), perdendo apenas para o ciclista Eddy Merckx, o “canibal”, pentacampeão do Tour de France e um prêmio pela carreira.

Currículo
1990: Campeão Belga da categoria 125cc (Suzuki)
1991: Campeão Mundial da categoria 125cc (Suzuki)- venceu 5 provas e se tornou o mais jovem campeão mundial na época(Suzuki)
1991: Campeão Belga da categoria 125cc (Suzuki)
1993: Campeão Belga da categoria 250cc (Suzuki)
1995: Campeão Mundial da categoria 250cc – venceu 5 provas(Kawasaki)
1996: Campeão Mundial da categoria 250cc – venceu 5 provas(Honda)
1997: Campeão Mundial da categoria 250cc – venceu 9 provas(Honda)
1997: Venceu o “Motocross das Nações” (Honda)
1998: Campeão Belga categoria 250cc (Honda)
1998: Venceu o “Motocross das Nações” (Honda)
2001: Campeão Mundial da categoria 500cc(Yamaha) sendo o primeiro piloto campeão com as quatro marcas.
2002: Campeão Mundial da categoria 500cc – venceu quatro corridas(Yamaha)
2003: Campeão Mundial da categoria MXGP – venceu oito provas (Yamaha)
2003: Venceu o Motocross das Nações (Yamaha)
2003: Vencedor do Enduro dos seis dias no Brasil (Yamaha)
2004: Campeão Mundial da Motocross GP – venceu sete provas(Yamaha)
2004: Venceu o Motocross das Nações (Yamaha)
2005: Campeão Mundial da categoria MX1 – venceu oito provas(Yamaha)
2005: Campeão Belga de Motocross (Yamaha)
2006: Campeão Mundial da categoria MX1- venceu 12 corridas(Yamaha)

Compartilhe este conteúdo

Comentários

é Editor do Mundocross, site que foi lançado por causa de sua paixão por Motocross e Supercross. Em 1990 ele começou a escrever sobre motos no Jornal VS, em São Leopoldo, no RS, numa coluna onde escrevia sobre Trilhas, Enduro e Motocross. Depois também escreveu para o Jornal O Pódium, Revista Moto Action. Nestes 24 anos teve experiências em eventos internacionais, como Mundiais de Motocross, AMA Supercross, AMA Motocross, Motocross das Nações e US Open Supercross.

Desenvolvido por GetFly