Australiano de Supercross 2012 – 3ª Etapa – Toowoomba

Por Renato Dalzochio Jr. | Fotos por Divulgação | 12 de novembro de 2012 - 18:54

O campeonato Australiano de Supercross voltou neste sábado com a terceira etapa, penúltima da temporada 2012, disputada em Toowoomba, Estado de Queensland. As provas aconteceram abaixo de chuva e na principal categoria, a Pro Open, Chad Reed voltou a vencer, mas o atual campeão Jay Marmont segue líder. Na Pro Lites Ryan Marmont venceu, mas a liderança segue nas mãos do norte-americano Gavin Faith. Confira o que rolou no evento deste sábado, 10 de novembro.

Categoria Pro Open
No momento da corrida a chuva havia dado uma trégua, mas o traçado enlameado já havia comprometido a pista. Na largada Chad Reed fez o holeshot e saiu na frente, seguido por Billy Mackenzie. Os dois principais candidatos ao título, Daniel McCoy e Jay Marmont haviam largado respectivamente na quarta e na quinta posição.

Ainda no início da corrida Reed foi forçado a jogar seus óculos fora e estava decidido a não ser ultrapassado, para não ter sua visão comprometida. Enquanto Reed se mantinha na liderança, na terceira volta o neozelandês Ben Townley travava uma batalha pela segunda posição com Todd Waters.

Ben Townley

Ben Townley

Na sexta volta Townley começou a diminuir a diferença para Reed, mas nunca o suficiente para colocar pressão. No final alguns pequenos erros fizeram com que ele terminasse a corrida com 10 segundos de desvantagem para o australiano. Waters completou o pódio na terceira posição, Marmont foi o quarto e McCoy completou os cinco primeiros.

Daniel McCoy

Daniel McCoy

“É um sentimento muito bom conseguir a vitória. Eu tinha que tentar obter uma boa largada mas ao mesmo tempo ficar seguro. Foi uma corrida difícil, especialmente na hora de ultrapassar os retardatários. Tenho que agradecer a presença de todos que ignoraram a chuva. Foi uma grande multidão”, disse Reed.

Chad Reed

Chad Reed

Com estes resultados Marmont segue na liderança do campeonato e vai para a última etapa com sete pontos de vantagem sobre McCoy. Reed, Waters e Lawson Bopping respectivamente nesta ordem fecham os cinco primeiros, todos com 15 pontos de desvantagem para o líder.

Pódio da categoria Pro Open em Toowoomba

Pódio da categoria Pro Open em Toowoomba

Vale lembrar que Reed não participou da primeira etapa porque estava disputando o Monster Energy Cup em Las Vegas. A etapa final acontece no próximo sábado, dia 17 de novembro, em Newcastle, Nova Gales do Sul, cidade natal de Chad Reed.

Resultado final da terceira etapa
1. Chad Reed
2. Ben Townley
3. Todd Waters
4. Jay Marmont
5. Daniel McCoy
6. Cheyne Boyd
7. Lawson Bopping
8. Jake Moss
9. Beau Ralston
10. Tye Simmonds
11. Billy Mackenzie
12. Tim Vare
13. Craig Anderson
14. Dean Porter
15. Matt Haworth
16. Jason Reed
17. Luke Wilson
18. Jarrad Hockley

Classificação após três etapas
1. Jay Marmont 65 pontos
2. Daniel McCoy 58
3. Chad Reed 50
4. Todd Waters 50
5. Lawson Bopping 50
6. Jake Moss 49
7. Tye Simmonds 41
8. Cheyne Boyd 40
9. Ben Townley 35
10. Billy Mackenzie 35
11. Craig Anderson 26
12. Matt Haworth 24
13. Jacob Wright 22
14. Jason Reed 18
15. Sam Duncanson 17
16. Tim Vare 14
17. Beau Ralston 12
18. Luke Wilson 12
19. Nicholas Geck 8
20. Dean Porter 7 pontos

Vídeo entrevista – Reed fala sobre a vitória em Toowoomba

Imagem de Amostra do You Tube

 

Categoria Pro Lites
Se na Pro Open Chad Reed liderou de ponta a ponta as 20 voltas do Main Event, na Pro Lites Kade Mosig e Ryan Marmont protagonizaram uma disputa que durou quase todas as 15 voltas do Main Event.

Na largada Mosig fez o holeshot e saiu na frente, seguido por Marmont. Até a primeira metade da corrida os dois se revezaram na liderança trocando pelo menos uma meia dúzia de ultrapassagens. Na volta 11 Mosig começou a construir uma boa vantagem na liderança, mas um erro selaria a vitória de Marmont.

Ryan Marmont

Mosig cometeu um erro na sessão de costelas, acabou ficando preso na lama e viu Marmont assumir a liderança. Marmont manteve-se na liderança durante as últimas quatro voltas e garantiu a vitória.

“Estou muito feliz. As lesões tem feito suas vítimas este ano, mas eu tenho treinado duro para esta temporada do Supercross e todo meu esforço e o esforço da minha equipe estão valendo a pena”, disse Marmont.

Pódio da categoria Pro Lites em Toowoomba

Pódio da categoria Pro Lites em Toowoomba

Líder do campeonato, o norte-americano Gavin Faith completou o pódio na terceira posição. Steven Clarke foi o quarto e Kim Ashkenazi completou os cinco primeiros. Com estes resultados Faith segue na liderança do campeonato e vai para a etapa final com nove pontos de vantagem sobre Marmont. Mosig é o terceiro, Clarke o quarto e Scott Columb fecha os cinco primeiros.

Resultado final da terceira etapa
1. Ryan Marmont
2. Kade Mosig
3. Gavin Faith
4. Steven Clarke
5. Kim Ashkenazi
6. Luke Clout
7. Taylor Potter
8. Corey Lucas
9. Scott Columb
10. Nicholas Sutherland
11. Tristian Cachia
12. Mitchell Norris
13. Errol Willis
14. Casey Turner
15. Boyd Hocking
16. Lincoln Nicol
17. David Mellish

Classificação após três etapas
1. Gavin Faith 70 pontos
2. Ryan Marmont 61
3. Kade Mosig 55
4. Steven Clarke 54
5. Scott Columb 40
6. Luke Clout 38
7. Geran Stapleton 37
8. Kim Ashkenazi 34
9. Nicholas Sutherland 33
10. Taylor Potter 27
11. Tristian Cachia 24
12. Mitchell Norris 24
13. Corey Lucas 22
14. Luke Styke 20
15. Casey Turner 18
16. James Booth-Elliot 18
17. Lincoln Nico 15
18. Errol Willis 14
19. David Mellish 14
20. Keiron Hall 14 pontos

Vídeo entrevista – Marmont fala sobre a vitória em Toowoomba

Imagem de Amostra do You Tube

Compartilhe este conteúdo

Comentários

é Editor do Mundocross, site que foi lançado por causa de sua paixão por Motocross e Supercross. Em 1990 ele começou a escrever sobre motos no Jornal VS, em São Leopoldo, no RS, numa coluna onde escrevia sobre Trilhas, Enduro e Motocross. Depois também escreveu para o Jornal O Pódium, Revista Moto Action. Nestes 24 anos teve experiências em eventos internacionais, como Mundiais de Motocross, AMA Supercross, AMA Motocross, Motocross das Nações e US Open Supercross.

Desenvolvido por GetFly