Basso é campeão Brasileiro de Velocross 2012

Por Comunic.Ativa | Fotos por Divulgação | 20 de novembro de 2012 - 8:19

A Colônia Witmarsum, em Santa Catarina, ficou agitada nesse fim de semana, 17 e 18 de novembro, ao receber a sexta e última etapa do campeonato Brasileiro de Velocross 2012, prova que também somou pontos pela quarta etapa do campeonato Catarinense da categoria.

A competição chegou à reta final com duas categorias definidas. Jacson Keil sagrou-se campeão antecipado nas categorias Força Livre Nacional e Nacional até 230 na penúltima etapa, em Rio Negro, Paraná. Mesmo assim fez questão de participar desta última etapa, ficando em primeiro na Força Livre nacional e em terceiro na Nacional até 230.

As demais categorias foram definidas nesse domingo, 18 de novembro. O piloto Lucas Basso confirmou o favoritismo e conquistou o título também em duas categorias, na VX1 e VX2. Em ambas provas o gaúcho chegou com boa vantagem sobre o maior oponente, Paulo Stédile, que, aliás, não teve um dia de sorte. A moto de 250 quebrou no warm-up e ele sequer largou na bateria final.

Largada da categoria VX1

Largada da categoria VX1

E, na VX1 Stédile também enfrentou problemas e terminou apenas na nona colocação. Lucas terminou as duas provas na terceira colocação, posição que lhe assegurava o título de campeão brasileiro na VX1, com 137 pontos e VX2 com 128 pontos. “Foi um campeonato que não estava fácil. Eu tinha adversários como meu irmão e o Paulo Stédile em alto nível, mas eu me dediquei bastante e consegui os resultados”, ressalta Lucas Basso.

Lucas não teve muito trabalho para conquistar o título nessa última etapa, realizada em Witmarsum, Santa Catarina. “Foi uma prova tranquila. Eu precisava chegar em 7º lugar nas duas que já sairia campeão. Então só administrei a prova para não correr nenhum risco”, explica.

Lucas Basso

Lucas Basso

Na classificação geral, Paulo Stédile ficou em segundo lugar na VX1, com 118 pontos, e Mateus Basso em terceiro, com 102.  E, na VX2 as posições se inverteram, Mateus Basso ficou em segundo, com 116 pontos e Stédile em terceiro, com 97.

Na VX3 o também gaúcho Fabiano Oliveira conquistou o bicampeonato acumulando 122 pontos. Em segundo ficou Maiara Basso, com 104.

Na VX3 Nacional, Álvaro César de Campos Júnior, mesmo chegando na 15º posição nesta última etapa, conquistou o título do brasileiro na categoria, com 100 pontos, o segundo colocado foi Marcelo Marques, com 83, e em terceiro Elder Pirolli, com 56, esses dois não participaram desta etapa.

Clique aqui e confira os resultados completos por categoria

Compartilhe este conteúdo

Comentários

é Editor do Mundocross, site que foi lançado por causa de sua paixão por Motocross e Supercross. Em 1990 ele começou a escrever sobre motos no Jornal VS, em São Leopoldo, no RS, numa coluna onde escrevia sobre Trilhas, Enduro e Motocross. Depois também escreveu para o Jornal O Pódium, Revista Moto Action. Nestes 24 anos teve experiências em eventos internacionais, como Mundiais de Motocross, AMA Supercross, AMA Motocross, Motocross das Nações e US Open Supercross.

Desenvolvido por GetFly