Jean Ramos – Série Avaliando 2012

Por Jorge Soares | Fotos por Divulgação | 18 de dezembro de 2012 - 22:37

Mundox – No geral, qual a avaliação que você faz das suas participações nos campeonatos que competiu na temporada 2012 ?

Jean Ramos – A avaliação que posso fazer é de que evoluí bastante durante os campeonatos. Não comecei muito bem no Brasileiro de MX, levei um tempo para me adptar à moto, mas no final da competição estive sempre brigando pelos três primeiros lugares. No Arenacross comecei muito bem, já com uma vitória, mas cometi alguns erros e tive um pouco de falta de sorte também. São coisas do esporte. Sei que estou em boa condição de lutar e brigar pelos títulos dos campeonatos nacionais de igual para igual com os estrangeiros, que vieram pro Brasil bem forte este ano.

Mundox – Você considera que sua pré-temporada os Estados Unidos te deu melhores confições para encarar as competições em 2012? Acha que foi uma escolha ideal ?

Jean RamosNão sei se foi ideal, mas uma pré-temporada nos Estados Unidos, acelerando ao lado de muitos dos melhores pilotos do mundo sempre é muito válida e traz novas experiências. Procurei agregar tudo de novo que aprendi lá e adaptar para as provas daqui. Claro que existem muitas diferenças. Lá eu andei de Supercross e ainda troquei de categoria em cima da hora. Foi  um aprendizado enorme e procurei por em prática tudo que aprendi lá no decorrer do ano no Brasil. Acho que para o aproveitamento ser ainda melhor é necessário incluir o Motocross, além do Supercross, na rotina de treinos e contar com uma estrutua melhor e mais organizada, que é o que terei agora representando a Escuderia X Motos.

Mundox – Qual  corrida você considera ter sido  sua melhor do ano ?

Jean Ramos – Gostei muito de andar em Brasília, em uma das etapas da Superliga de Motocross. Lembro que saí de último, já que um piloto caiu a minha frente e minha moto ficou presa, mas conseguiu uma recuperação muito boa e de forma rápida… pressionei o (Carlos) Campano por várias voltas. A corrida de Balneário Camboriú no Arenacross também foi bem interessante, consegui andar muito rápido na pista e ao mesmo tempo me senti bem solto. Em todas dei o meu melhor, algumas vezes acontecimentos externos influenciam no seu desempenho e no seu resultado, mas de qualquer forma gostei bastante dos campeonatos deste ano, todos muito disputados e com brigas boas na pista.

Jean Ramos

Jean Ramos

Mundox – Faça uma avaliação comparando pontos nos quais acha que evoluiu em sua pilotagem, preparação física e também no aspecto psicológico de 2011 para 2012.

Jean Ramos – O ano de 2011 foi bastante difícil pra mim, já que 2010 havia sido um desastre total e senti os reflexos disso. Não iniciei 2011 muito bem, mas no meio do ano tive um bom crescimento, ganhei algumas baterias e etapas do Brasileiro de Motocross, fui o piloto mais constante, conseguindo com isto vencer o campeonato na MX2. 2012 representou um ano de mudanças em todos os aspectos. Deixei a Honda, fui pro AMA Supercross Lites Oeste, sendo que todos esses acontecimentos mexeram com meu psicológico sim.

Mas tudo começou a mudar para melhor quando iniciei minha parceria com a Escuderia X Motos, que me apoiou e me deu toda a estrutura necessária para buscar os melhores resultados nas competições. Um dos pontos principais foi minha mudança para a categoria MX1 (450), saindo da MX2 (250). Senti a pressão no início, mas com o passar das provas me adaptei à categoria e à motocicleta e os resultados começaram a aparecer, me mantive no pelotão da frente e briguei pelas primeiras posições, liderando, algumas vezes, as provas.

Mundox – Quais foram seus patrocinadores na temporada 2012, e com quais você já renovou para a temporada 2013 ?

Jean Ramos – Na temporada de 2012 eu contei com todo o apoio da  X Motos do Brasil e da JMR Escola de Motocross. Não posso deixar de citar também a  Adrenalinamx.com que me apoiou também. Para 2013 estou novamente com a X Motos do Brasil, representando a Escueria X Motos, JMR Escola de Motocross e apoio da Adrenalinamx.com e Trato Graphics.

Jean Carlo 'Lambari' Ramos

Jean Carlo ‘Lambari’ Ramos

Mundox – Como você avalia a organização de um modo geral (divulgação, construção da pista, manutenção, instalações para o público, cumprimento dos horários, premiação), dos campeonatos que você participou na temporada 2012 ?

Jean Ramos – Se pegássemos todos os pontos fortes da Superliga de Motocross e também do Brasileiro de Motocross teríamos o melhor campeonato já visto no Brasil. Algumas etapas  tinham boas pistas, mas as estruturas que deixavam a desejar. Em outras havia boa estrutura e forte presença e divulgação por parte da mídia, o que é essencial para nosso esporte, mas as pistas eram ruins. De qualquer forma, acredito que o Brasil está no caminho certo, ajustando os pontos, trazendo a mídia, promovendo campeonatos disputados e de alto nível. Vamos torcer para que em 2013 a CBM faça a parte dela e os demais organizadores também, pensando em todos, no atleta, nos profissionais, na divulgação e também no público, e realizem bons campeonatos.

Mundox – Agora a palavra e o espaço são seus.

Jean Ramos – Quero agradecer imensamente à X Motos do Brasil que acredita no meu potencial e me proporciona tudo que preciso para fazer meu trabalho bem feito. À JMR Escola de Motocross, Adrenalinamx.com e Trato Graphic, também essenciais para um bom trabalho. Aos meus familiares, minha namorada, amigos e fãs, que sempre incentivaram e me deram a maior força para buscar e dar, sempre, o melhor de mim. O apoio do pessoal pelas redes sociais, site da Escuderia X Motos e pela minha assessoria têm sido muito importante e incentivador pra mim. Darei o meu melhor para representar bem o Brasil nos Estados Unidos mais uma vez.

Perfil do piloto Jean Ramos
Nome completo : Jean Carlo Ramos
Data de nascimento : 28 de fevereiro de 1989
Cidade onde nasceu : Curitiba – PR.
Cidade onde mora : Curitiba – PR.
Principais títulos
: Campeão Latino Americano de Motocross MX2 (2008) / Campeão Brasileiro de Motocross MX2 (2011) / Campeão Brasileiro de Supercross SX2 (2008) / Campeão Brasileiro de Motocross MXJr (2007) e Multi Campeão Paranaense de Motocross e Supercross
Ídolo no Motocross Nacional : Eduardo Saçaki
Pista de Motocross favorita no Paraná : JMR
Pista de Motocross favorita no Brasil : Carlos Barbosa (RS)
Comida favorita : Massas
Bebida favorita : Suco de laranja
Comida nos dias de corridas : Massas
Bebida nas corridas : Gatorade
Lazer preferido : Cinema, internet e relaxar
Esporte preferido fora o Motocross : Snowboard
E-mail : [email protected]
Facebook : Jean Ramos

Compartilhe este conteúdo

Comentários

é Editor do Mundocross, site que foi lançado por causa de sua paixão por Motocross e Supercross. Em 1990 ele começou a escrever sobre motos no Jornal VS, em São Leopoldo, no RS, numa coluna onde escrevia sobre Trilhas, Enduro e Motocross. Depois também escreveu para o Jornal O Pódium, Revista Moto Action. Nestes 24 anos teve experiências em eventos internacionais, como Mundiais de Motocross, AMA Supercross, AMA Motocross, Motocross das Nações e US Open Supercross.

Desenvolvido por GetFly