Estatísticas do AMA Supercross – Phoenix

Por Renato Dalzochio Jr. | Foto por Divulgação | 11 de janeiro de 2013 - 9:12

Neste sábado o AMA Supercross desembarca no Chase Field, em Phoenix no Arizona, para a segunda etapa da temporada 2013. Esta etapa está presente há muitos anos no calendário, portanto já pode ser considerada um clássico do campeonato. Quer saber mais sobre o AMA Supercross em Phoenix ? Leia abaixo algumas estatísticas.

Estatísticas Categoria 450
– A primeira corrida foi realizada em 16 de março de 1991 e o francês Jean-Michael Bayle venceu pilotando uma Honda.

– Após 1991, Phoenix ficou fora do calendário até 1999, quando regressou. Esta será a décima sexta corrida do AMA Supercross em Phoenix.

– Ezra Lusk venceu a última corrida de sua carreira na categoria 450cc em Phoenix, no ano de 2003, pilotando uma Kawasaki.

– James Stewart e Ryan Dungey são os únicos pilotos a vencer em Phoenix nas duas categorias, 250cc e 450cc.

– Ryan Dungey venceu a primeira corrida de sua carreira na categoria 450cc em Phoenix no ano de 2010, e também em Phoenix deu a KTM sua primeira vitória na 450cc no ano passado.

– A vitória de Dungey no ano passado foi à oitava de sua carreira, deixando-o empatado com Jimmy Ellis e Ron Lechein na lista dos maiores vencedores de todos os tempos.

– Com a vitória do ano passado pilotando uma KTM, Dungey se tornou o décimo piloto a vencer em Phoenix pilotando por duas marcas diferentes.

– Davi Millsaps nunca venceu duas corridas consecutivas em sua carreira, será capaz de fazer isso neste sábado em Phoenix?

– No ano passado, Jake Weimer conquistou o melhor resultado de sua carreira em Phoenix, ao finalizar na segunda posição.

– Desde 1974, em 22 ocasiões o piloto que venceu as duas primeiras etapas da temporada sagrou-se campeão.

Categoria 450: vencedores por marca de moto em Phoenix
Kawasaki: 4
Yamaha: 4
Honda: 3
Suzuki: 3
KTM: 1

Chase Field

Estatísticas Categoria 250
– A primeira corrida da categoria 250cc em Phoenix foi no dia 16 de março de 1991 e Jeff Emig venceu pilotando uma Yamaha.

– Esta será a décima sexta vez que a categoria 250cc vai correr em Phoenix.

– James Stewart é o único piloto a vencer em Phoenix por duas vezes consecutivas (2002 e 2003).

– Apesar de ser o atual campeão, Eli Tomac nunca venceu em Phoenix. Ano passado finalizou em quarto e saiu de lá em quinto na classificação geral. Terminou sagrando-se campeão com uma margem de 30 pontos para o vice.

– Se vencer neste fim de semana, Tomac pode colocar a Honda em segundo lugar na lista de maiores vencedores de todos os tempos em Phoenix por marca de moto.

Categoria 250: vencedores por marca de moto em Phoenix
Kawasaki: 8
Yamaha: 2
Honda: 2
Suzuki: 2
KTM: 1

PHXSX2013

PhoenixSX13_650

Compartilhe este conteúdo

Comentários

é Editor do Mundocross, site que foi lançado por causa de sua paixão por Motocross e Supercross. Em 1990 ele começou a escrever sobre motos no Jornal VS, em São Leopoldo, no RS, numa coluna onde escrevia sobre Trilhas, Enduro e Motocross. Depois também escreveu para o Jornal O Pódium, Revista Moto Action. Nestes 24 anos teve experiências em eventos internacionais, como Mundiais de Motocross, AMA Supercross, AMA Motocross, Motocross das Nações e US Open Supercross.

Desenvolvido por GetFly