Foco total na pré-temporada 2013

Por Vinicius Radezev Simões | 17 de janeiro de 2013 - 10:28

Esta coluna sobre o trabalho físico na pré-temporada, foi a primeira coluna quando foi lançado o novo layout do site Mundocross, em 2010, e como estamos no início do ano, resolvemos reeditar a matéria, pois é o momento certo para o tema. A preparação física antes dos campeonatos de motociclismo Off-Road são extremamente importantes, e esperamos ajudar com a reedição desta coluna do preparado físico Vinicius Radenzev Simões. Tenham uma boa leitura e um bom proveito !!!

Foco total na pré-temporada 2013

Passado esse pequeno período de férias entre o Natal e o Ano Novo, é hora de pensar na sua pré-temporada. Esta é uma das fases mais importantes para preparação física dos atletas, pois neste período os pilotos se preparam para todo o resto da temporada, e o que se fizer agora, pode se refletir dentro das pistas durante todo o ano.

Primeiro é necessário analisar o calendário das competições, e a partir daí fazer um planejamento para que quando chegue o inicio das corridas, os atletas possam estar o mais próximo do seu pico de treinamento.

Normalmente deve-se começar sempre com uma avaliação física para saber o nível de condicionamento que cada um está. Desta maneira pode-se saber quais pontos devem ser trabalhados, sempre tomando cuidado para que não haja excesso de treino (overtraining). Para isso o ideal é dividir a semana de treinos, em treinos de moto, aeróbio, muscular e de flexibilidade. Sempre alternando ou fazendo os treinos em dois períodos.

É muito importante respeitar os descansos. Outro fator de grande importância é a alimentação e hidratação, que se possível devem ser feitas por profissionais gabaritados. Nesta fase é fundamental estar focado no trabalho e se entregar 100% aos treinamentos. Esta é a hora de preparar corpo e mente.

O treinamento com a moto é muito importante, pois ele é especifico. Pode-se treinar de 4 a 5 vezes por semana, sempre trabalhando paralelamente a parte física, tanto no que diz respeito ao aeróbio (coração aumenta nosso nível de oxigênio boas opções são: corridas a pé e treinos de bike), mas também a parte muscular, para fortalecimento dos músculos, ligamentos e articulações.

Lembrando que é muito importante o acompanhamento de um profissional de Educação Física, para que o trabalho seja eficiente, caso contrário pode ter o efeito inverso. Esta foi mais uma dica de Vinicius Radenzev Simões.

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Vinicius Radenzev Simões
Esta foi a coluna de Vinicius ‘Pernilongo’ Radenzev Simões aqui no site Mundocross. Ele é formado em Educação Física pela Unimep e Pós-graduado em fisiologia do exercício pela Universidade Federal de São Paulo. Vinicius tem como experiência a passagem por diversas academias, tanto no interior como em São Paulo, passando pelas diversas áreas da educação física, como natação, hidroginástica, avaliação física, musculação e atualmente dedica-se a preparação física para pilotos de Motocross e Off-Road em geral. Mais informações : [email protected]

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é Editor do Mundocross, site que foi lançado por causa de sua paixão por Motocross e Supercross. Em 1990 ele começou a escrever sobre motos no Jornal VS, em São Leopoldo, no RS, numa coluna onde escrevia sobre Trilhas, Enduro e Motocross. Depois também escreveu para o Jornal O Pódium, Revista Moto Action. Nestes 24 anos teve experiências em eventos internacionais, como Mundiais de Motocross, AMA Supercross, AMA Motocross, Motocross das Nações e US Open Supercross.

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