Enduro Piocerá larga hoje em Teresina

Por Comunic.Ativa | Fotos por Divulgação | 22 de janeiro de 2013 - 7:39

O primeiro dia do Piocerá 2013 foi marcado pelas vistorias de veículos, que foram realizadas no pátio do Teresina Shopping, e já deu para sentir como será o clima do Enduro este ano, que está muito técnico e cheio de beleza. Pilotos de vários estados compareceram cedo nos postos de vistorias e aproveitaram para falar sobre a expectativa das suas participações na competição.

O piloto Guilherme Cascaes, campeão do Piocerá 2012 na categoria Moto Rally, é natural da cidade de Tubarão no estado de Santa Catarina. Recentemente ele foi contratado pela equipe Geração Yamaha e se diz muito feliz.  “Estou feliz com essa contratação da Geração Yamaha com apoio da Tem Motos Teresina. A expectativa da prova é boa. A organização está prometendo uma prova bem técnica e longa. Vim preparado para defender esse título e defender o brasileiro também”, diz Cascaes. A competição é válida pelas primeiras etapas do campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidade.

Guilherme Cascaes (2)

Guilherme Cascaes

Uma das grandes novidades do Piocerá 2013 é a estreia da modalidade UTV. A modalidade é homologada em competições pela Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM). Equipes de todo o Brasil estão apostando nessa categoria, como é o caso da equipe de São Luís do Maranhão, do piloto Marcos Túlio e do navegador Guga Costa. “Estamos começando um projeto grande com UTV’s, e não tem teste melhor do que o Piocerá. Nosso principal objetivo é conseguir ter um bom desempenho e também trabalhar bem a navegação, que é uma característica muito importante de uma prova de regularidade”, disse o piloto Marcos Túlio Regadas.

O Piocerá mostra o seu compromisso com o social. Os pilotos do rally fazem a doação de cestas básicas para duas instituições de Teresina: o Lar da Esperança, que cuida de portadores de HIV e a Fazenda Esperança, voltada para a reabilitação de dependentes químicos. A coordenadora do Lar da Esperança, Graça Cordeiro, recebeu mais de uma tonelada de alimentos em 2012 e espera a mesma quantidade ou mais para este ano.

“Faz alguns anos que recebemos as doações do Piocerá e essa é uma iniciativa fantástica devido à grande necessidade que passamos. Nós não trabalhamos com telemarketing e contamos com as doações espontâneas. O Cordão é do Rotary e esta instituição está sempre nos ajudando. Ganhamos até mesmo caminhão dos rotarianos”, disse Graça. As doações abastecem o lar até junho.

A coordenadora exalta ainda a união entre esporte e solidariedade no Piocerá. “É muito bom ver o entusiasmo dos atletas em nos doarem alimentos e ver o quanto o esporte é importante para que todos possam sair ganhando”, afirma. A competição é válida pelas primeiras etapas do campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidade.

g_c94fe2132b

Expectativa é arrecadar mais de uma tonelada para entidades

Além dos competidores, o presidente da Confederação Brasileira de Motociclismo – CBM, Firmo Henrique Alves, também já se encontra na cidade para prestigiar o evento. “Eu acredito que o Piocerá já é um evento consolidado, um dos maiores e melhores eventos do Brasil e um dos mais bem organizados do segmento Off-Road”, afirmou Firmo.

Firmo Alves (2)

Firmo Henrique Alves

 

Quem também já está em terras piauienses é Alfredo Miranda – Diretor Nacional de Enduro de Regularidade da CBM, que falou das expectativas para a etapa de abertura do Campeonato Brasileiro de Enduro e Rally de Regularidade. “Nós vemos o Piocerá-Cerapió como um dos maiores eventos de regularidade do Brasil. Como acontece logo no começo do ano, tanto os pilotos como os organizadores tem ótimas expectativas sobre a prova. Ela consegue trazer pilotos de todos os estados e com isso prosseguir com o campeonato brasileiro”, afirmou Alfredo Miranda.

Programação Do Piocerá

3ª feira – 1º Dia: 22 de Janeiro de 2013
Roteiro: Teresina – Pedro II (PI) = 285 Km
07h00min: Largada oficial da Ponte Estaiada em Teresina
14h20min: Chegada em Pedro II, na Praça Domingos Mourão Filho
18h00min: Show de manobras radicais com Equipe Força e Ação- Honda
Local: Praça da Bonelli
Local do Briefing: Auditório Padre Noberto
20h00min às 20h30min – Briefing para Motos
21h00min às 21h30min – Briefing para Motos Rally, Quads e 4×4

4ª feira – 2º Dia: 23 de janeiro de 2013:
Roteiro: Pedro II (PI) – Ubajara (CE) = 175 Km
07h00min: Largada Oficial da Praça Domingos Mourão Filho
12h20min: Chegada em Ubajara em frente ao Ginásio de Esportes
Local do Briefing: Neblina Park Hotel
20h00min às 20h30min – Briefing para Motos
21h00min às 21h30min – Briefing para Motos Rally, Quads e 4×4

5ª feira – 3º Dia: 24 de janeiro de 2013
Roteiro: Ubajara Guaramiranga (CE) = 404 Km
06h00min: Largada Oficial de frente ao Ginásio Esportivo
16h29min: Chegada em Guramiranga (CE), em frente ao Teatro Raquel de Queiroz.
Local do Briefing: Teatro Raquel de Queiroz
20h00min às 20h30min – Briefing para Motos
21h00min às 21h30min – Briefing para Motos Rally, Quads e 4×4

6ª feira – 4º Dia: 25 de janeiro de 2012
Roteiro: Guaramiranga – Fortaleza (CE) = 208 Km
08h00min: Largada Oficial em frente ao Teatro Raquel de Queiroz.
13h34min: chegada em Fortaleza, no Centro de Eventos, Av. Washington Soares
22h00min: Entrega dos resultados e Festa de Premiação – Complexo América do Sol, Av. Washington Soares, 6120, Cambeba

Compartilhe este conteúdo

Comentários

é Editor do Mundocross, site que foi lançado por causa de sua paixão por Motocross e Supercross. Em 1990 ele começou a escrever sobre motos no Jornal VS, em São Leopoldo, no RS, numa coluna onde escrevia sobre Trilhas, Enduro e Motocross. Depois também escreveu para o Jornal O Pódium, Revista Moto Action. Nestes 24 anos teve experiências em eventos internacionais, como Mundiais de Motocross, AMA Supercross, AMA Motocross, Motocross das Nações e US Open Supercross.

Desenvolvido por GetFly