Resultados da Copa Arena MX Verão 2013 em Aracruz

Por Lauro Hoffamann | Fotos por Erik Araújo | 25 de janeiro de 2013 - 9:37

Aconteceu no final de semana que passou, dias 19 e 20 de janeiro, a segunda etapa da Copa Brasil Arena Speedway de Motocross 2013, na praia de Santa Cruz, litoral de Aracruz, região central do Espirito Santo. O circuito era predominantemente de areia, com cerca de 400 metros. O evento contou com o apoio do projeto Arena Capixaba, do Governo do Estado do Espirito Santo, projeto este que abrange o litoral de Norte ao Sul com esportes de Verão.

A FECAM – Federação Capixaba de Motociclismo, tendo como presidente Renan Louback, montou uma pista nas areias da praia, usando a estrutura da arena e com toda a infraestrutura necessária para pilotos e público presentes, favorecendo ainda o comércio local.

EA3

O sucesso da primeira etapa que aconteceu em Piúma, no litoral sul do Estado, se repetiu em Aracruz, com arena lotada e muita disputa de pilotos na arena. As 8:00 horas de domingo a pista já estava aberta para os treinos livres, que duraram até as 10:30 horas, com largada pontualmente às 11:00 horas, com o público lotando as arquibancadas desde os treinos livres. Além dos pilotos capixabas, pilotos do Rio de Janeiro e Minas Gerais participaram da prova que teve classificatórias nas duas categorias, devido ao grande número de inscritos.

A prova deu inicio com os pilotos da Nacional Força Livre. A areia fofa e um longo trecho de reta na beira da praia colocou a prova os motores nacionais, maioria 230. Uma das motos que apresentou problemas foi a do piloto campeão da primeira etapa Patric Guedes #660, que vinha com ótimos tempos no treino classificatório, superando até mesmo tempos de motos importadas. A corrida que foi muito disputada, com várias trocas de posições, teve como campeão Evilásio Mantovanelli #88, piloto de Vila Valério/ES, que se destaca também no Motocross, assumindo assim o primeiro lugar do campeonato após o abandono de Patric. A segunda posição teve uma disputa alucinante até as últimas voltas entre Wagner Valadão #93 e Eder de Souza #14, levando a melhor o experiente piloto Valadão, assumindo assim a terceira posição no geral.

Na categoria MX Pró não foi diferente em termos de emoções. Depois de duas baterias classificatórias e uma repescagem, alinharam no gate 10 pilotos para a corrida. Quem largou na frente foi Higor Passos #386 completando a primeira curva com Tiago Brinati #11 e Raul Guilherme #969 na sua cola. Disputa acirrada com trocas de posições volta a volta entre esses três pilotos, com Brinatti conseguindo assumir a liderança já nas últimas voltas e também o primeiro lugar no campeonato, deixando Higor e Guilherme na briga pelo segundo lugar. Levando Higor uma ligeira vantagem e conseguindo terminar na segunda posição. No pelotão intermediário também tiveram várias trocas de posições, mas com as valas formadas na areia fofa, as quedas foram inevitáveis, sem contar com a maré que vinha subindo e dificultando ainda mais a vida dos retardatários. A próxima etapa será em Fundão, Espírito Santo.

EA4

EA5

EA6

EA7

EA9

EA10

EA12

EA13

Vídeo categoria MX Pró em Aracruz

Imagem de Amostra do You Tube

Compartilhe este conteúdo

Comentários

é Editor do Mundocross, site que foi lançado por causa de sua paixão por Motocross e Supercross. Em 1990 ele começou a escrever sobre motos no Jornal VS, em São Leopoldo, no RS, numa coluna onde escrevia sobre Trilhas, Enduro e Motocross. Depois também escreveu para o Jornal O Pódium, Revista Moto Action. Nestes 24 anos teve experiências em eventos internacionais, como Mundiais de Motocross, AMA Supercross, AMA Motocross, Motocross das Nações e US Open Supercross.

Desenvolvido por GetFly