Prévia do AMA Supercross em San Diego

Por Renato Dalzochio Jr. | 08 de fevereiro de 2013 - 21:08

Em cinco etapas disputadas até agora o AMA Supercross teve quatro vencedores diferentes na principal categoria, a 450, o que resultou em uma batalha altamente competitiva pelo título. Neste sábado, 9 de fevereiro, o campeonato faz sua parada final na Califórnia, com a sexta etapa sendo realizada no Qualcomm Stadium em San Diego, no extremo sul do Estado.

Ryan Dungey conquistou sua primeira vitória da temporada em Anaheim3 no último sábado, e pulou para a vice-liderança do campeonato. Na 250 costa Oeste o alemão Ken Roczen ampliou sua vantagem de pontos na liderança ao conquistar sua segunda vitória consecutiva.

O caminho para a vitória de Dungey foi difícil. Depois de abandonar sua Heat Race com problemas na suspensão a ar, ele se envolveu em um acidente na primeira das seis voltas da Last Chance. Após completar a primeira volta em sétimo, Dungey rapidamente começou a recuperar posições e alcançou o segundo lugar na última volta, garantindo vaga na final.

No Main Event ele largou em quinto e rapidamente alcançou a vice-liderança, depois que alguns pilotos caíram na terceira curva. Dungey assumiu a liderança na segunda volta, após ultrapassar Mike Alessi, permanecendo nela até a bandeira quadriculada.

“Sentimos uma grande emoção. Quase ficamos fora do Main Event, mas a equipe suou a camisa e conseguimos. É uma longa temporada e demos um grande passo”, disse Dungey após a etapa de Anaheim3 no sábado passado, 2 de fevereiro.

Líder do campeonato, Davi Millsaps finalizou em segundo e Justin Barcia completou o pódio na terceira posição. No campeonato Millsaps segue na liderança com 14 pontos de vantagem sobre Dungey.

O esforço triunfante dos pilotos oficiais KTM rendeu a equipe laranja a melhor noite de sua história no AMA Supercross, já que foi a primeira vez que o vencedor das duas categorias pilotava KTM. Um ano atrás em Phoenix, Dungey já havia ajudado a KTM a atingir outra marca história, quando conquistou a primeira vitória da história da equipe laranja na categoria 450cc do AMA Supercross.

No Main Event da categoria 250 costa Oeste, Roczen perdeu o holeshot para Joey Savagty, mas assumiu a liderança antes de completar a primeira volta, permanecendo nela até a bandeira quadriculada, apesar de ter que se defender de uma pressão consistente do equatoriano Martín Davalos.

“Preciso manter o ritmo e me elevar para um nível mais alto. Foram duas grandes corridas para mim, mas a temporada ainda não acabou, preciso manter o foco para San Diego neste sábado”, disse Roczen.

Davalos garantiu a segunda posição e o atual campeão Eli Tomac completou o pódio em terceiro. Roczen ampliou para 20 pontos sua vantagem sobre Tomac na classificação do campeonato.

Neste sábado em San Diego, novamente o campeonato promete fortes emoções nas duas categorias, sendo que será a última da 250 costa Oeste antes da parada para realização das etapas da costa Leste. O campeonato da costa Oeste volta no dia 20 de abril, durante a etapa de Seattle. A etapa deste sábado terá transmissão Ao Vivo pelo site Mundocross. Os treinos começarão a partir das 14:00 horas, e as corridas a partir da 1:30 horas da madrugada de domingo.

No ano passado em San Diego, o escocês Dean Wilson venceu na 250, enquanto que o atual campeão da 450cc, Ryan Villopoto, faturou a corrida após uma grande disputa com o australiano Chad Reed. Reed se aproveitou dos retardatários na penúltima volta, mas Villopoto deu o troco e recuperou a liderança na última volta.

Resultado da categoria 450 em Anaheim3
1. Ryan Dungey (KTM)
2. Davi Millsaps (Suzuki)
3. Justin Barcia (Honda)
4. James Stewart (Suzuki)
5. Chad Reed (Honda)
6. Andrew Short (Honda)
7. Trey Canard (Honda)
8. Ryan Villopoto (Kawasaki)
9. Broc Tickle (Suzuki)
10. Justin Brayton (Yamaha)

Classificação da categoria 450 após cinco etapas
1. Davi Millsaps – 107 pontos (1 vitória)
2. Ryan Dungey – 93 (1 vitória)
3. Trey Canard – 92
4. Ryan Villopoto – 90 (2 vitórias)
5. Chad Reed – 81
6. Andrew Short – 71
7. Justin Barcia – 61 (1 vitória)
8. James Stewart – 56
9. Justin Brayton – 53
10. Jakes Weimer – 48 pontos

Resultado da categoria 250 costa Oeste em Anaheim3
1. Kenny Roczen (KTM)
2. Martin Davalos (Kawasaki)
3. Eli Tomac (Honda)
4. Kyle Cunningham (Yamaha)
5. Jason Anderson (Suzuki)
6. Travis Baker (Yamaha)
7. Joey Savatgy (KTM)
8. Austin Politelli (Honda)
9. Max Anstie (Suzuki)
10. Zach Osborne (Honda)

Classificação da categoria 250 costa Oeste após cinco etapas
1. Kenny Roczen – 116 pontos (2 vitórias)
2. Eli Tomac – 96 (3 vitórias)
3. Cole Seely – 89
4. Martín Davalos – 70
5. Jason Anderson – 68
6. Zach Osborne – 68
7. Kyle Cunningham – 67
8. Christian Craig – 54
9. Joey Savatgy – 52
10. Jessy Nelson – 49 pontos

Imagem de Amostra do You Tube

0

Compartilhe este conteúdo

Comentários

é Editor do Mundocross, site que foi lançado por causa de sua paixão por Motocross e Supercross. Em 1990 ele começou a escrever sobre motos no Jornal VS, em São Leopoldo, no RS, numa coluna onde escrevia sobre Trilhas, Enduro e Motocross. Depois também escreveu para o Jornal O Pódium, Revista Moto Action. Nestes 24 anos teve experiências em eventos internacionais, como Mundiais de Motocross, AMA Supercross, AMA Motocross, Motocross das Nações e US Open Supercross.

Desenvolvido por GetFly