Polonês vence mais uma no Mundial de SuperEnduro
Por Renato Dalzochio Jr. | Fotos por Divulgação | 12 de fevereiro de 2013 - 9:44A segunda etapa da temporada 2012/13 do Mundial de SuperEnduro foi disputada na noite deste último domingo, 10 de fevereiro, no Palau Sant Jordi Stadium, em Barcelona, na Espanha. O polonês Taddy Blazusiak da equipe oficial KTM, atual campeão e vencedor da primeira etapa, conquistou seu segundo tento no campeonato, à frente do britânico David Knight da Honda e do espanhol Alfredo Gomez da Husaberg.
A bateria classificatória, com duração de dez voltas, teve vitória de Blazusiak, com o francês Antoine Meo em segundo e Knight em terceiro. O espanhol Ivan Cervantes foi o quarto e o jovem britânico Jonny Walker, de 22 anos, completou os cinco primeiros.
Na primeira das três baterias finais, Blazusiak, Cervantes e Meo ditaram o ritmo e foram respectivamente o primeiro, o segundo e o terceiro colocado. Walker teve má sorte quando sua mão foi esmagada pela roda da moto de um outro piloto que caiu na sua frente. Ele finalizou na décima posição.
A segunda final teve vitória de Knight. Blazusiak foi o terceiro, enquanto Walker lutou para finalizar na quarta posição. Desta vez foi Meo que caiu e se machucou. Ele abandonou a corrida e não alinhou no gate para a terceira final.
Blazusiak encerrou a noite com outra performance forte na terceira final, vencendo com uma confortável vantagem de 5,4 segundos sobre Kornel Nemeth, segundo colocado. Walker foi o terceiro, Knight o quarto e Cervantes, em seu retorno para a equipe oficial KTM em 2013, completou os cinco primeiros.
Vale lembrar que Blazusiak correu no sacrifício na abertura em Lodz, na Polônia, já que estava com lesões no ombro e na mão, e mesmo assim venceu. Ele passou por cirurgias e terminou de se recuperar pouco tempo antes do evento em Barcelona.
“Depois da minha vitória em Lodz, vim com o objetivo apenas de me classificar para as finais, pois ainda não estou 100%. Fiz uma largada perfeita na primeira corrida e na última a vitória foi mais fácil ainda. Devo isso graças a minha KTM também. Agora vou para a final na França, onde espero conquistar o tetracampeonato”, disse Blazusiak.
“Me sinto ótimo por vencer a minha primeira corrida com a Honda. Nas outras duas baterias finais tive alguns problemas e preferi apenas somar pontos para o overall”, disse Knight.
Falando em Overall, Blazusiak venceu com 54 pontos. Knight foi o segundo e Gomez completou o pódio na terceira posição. Nemeth foi o quarto, Cervantes o quinto e Walker o sexto. A prova serviu como treino para o jovem britânico, que no próximo fim de semana disputa o Hell’s Gate na Itália, uma das mais tradicionais provas de Extreme Enduro do mundo.
No campeonato Blazusiak lidera com 111 pontos contra 82 de Knight e 81 de Walker. Gomez é o quarto e Nemeth fecha os cinco primeiros.
Resultado da segunda etapa do Mundial de SuperEnduro 2013
1, Blazusiak – 54 pontos
2, Knight – 41
3, Gomez – 36
4, Kornel Nemeth – 34
5, Cervantes – 33
6, Walker – 30 pontos
Classificação do Mundial de Super Enduro após duas etapas
1, Blazusiak – 111 pontos
2, Knight – 82
3, Walker – 81
4, Gomez – 67
5, Nemeth – 63 pontos
Comentários
Jorge Soares é Editor do Mundocross, site que foi lançado por causa de sua paixão por Motocross e Supercross. Em 1990 ele começou a escrever sobre motos no Jornal VS, em São Leopoldo, no RS, numa coluna onde escrevia sobre Trilhas, Enduro e Motocross. Depois também escreveu para o Jornal O Pódium, Revista Moto Action. Nestes 24 anos teve experiências em eventos internacionais, como Mundiais de Motocross, AMA Supercross, AMA Motocross, Motocross das Nações e US Open Supercross.