Série Perspectivas 2013 – Rafael Faria

Por Jorge Soares | Fotos por Divulgação | 21 de fevereiro de 2013 - 18:27

Hoje quem é o entrevistado da ‘Série Perspectiva 2013′ aqui no Mundocross é o piloto paranaense Rafael Faria, que foi um dos destaques do campeonato Brasileiro de Motocross MX2 e membro do Team Brasil no Motocross das Nações na Bélgica em 2012. Confira agora com exclusividade o que o paranaense achou da sua temporada em 2012 e as perspectivas para 2013.

Placa de 5 segundos no ar, largou…

Mundox – Rafael, antes de falar de 2013, faça aí uma avaliação da tua temporada em 2012.

Rafael Faria – Com certeza foi o melhor ano de minha carreira. Comecei o Motocross com alguns problemas no acerto da minha moto e isso acabou tirando minhas chances de vitória em algumas etapas, que foram decisivas para que não brigasse diretamente pelo título. Já para o Arenacross eu e toda a equipe Flying Racing / Yamaha trabalhamos duro para acertar os erros cometidos na Superliga de Motocross, e entramos totalmente preparados para conquistar o título.

Acabei vencendo a primeira etapa e fui bem constante durante o campeonato, onde acabei sendo campeão. E para completar 2012, realizei um grande sonho que foi defender o Brasil no Motocross das Nações na pista mais difícel do mundo. Então resumindo, foi um ano muito bom, não só pelo título, mas também pelas diversas experiências boas e ruíns, que com certeza me ajudaram a crescer como piloto e pessoa.

Mundox – Você participou ou está participando de algum campeonato de Verão de Motocross dentro do programa de pré-temporada ?

Rafael Faria – Não. Em 2013 quero buscar novos títulos em meu currículo, mas para isso preciso chegar 100% nos campeonatos. Optei em focar totalmente em minha preparação física na minha cidade, Rio Branco do Sul, próxima a Curitiba.

72228_3795716465149_1902159791_n

Rafa Faria e sua namorada em momento de descontração

Mundox – Quais os campeonatos nacionais e estaduais que pretende disputar e em quais as categorias em cada um destes campeonatos ?

Rafael Faria – Nosso foco vai ser o Brasileiro de Motocross e Arenacross na categoria MX2, e participarei de etapas dos campeonatos Catarinense e Paranaense de Motocross.

Mundox – O que você achou da CBM ter criado o campeonato por equipes no Brasileiro de Motocross 2013 ?

Rafael Faria – Uma grande ideia. Acho que vai ser um grande incentivo as equipes buscarem mais pilotos e melhorarem suas estruturas. Este estilo de campeonato também faz com que os pilotos deixem de ser individualistas e comecem a pensar em espiríto de equipe, assim como é no Motocross das Nações, que cada ponto faz uma grande diferença no final do campeonato.

Mundox – Sobre a sua pré-temporada, o que você já fez e o que ainda pretende fazer para 2013 em relação a preparação física e técnica ?

Rafael Faria – Comecei um trabalho muito gostoso e tranquilo. Estou buscando trabalhar todos os níveis de técnica e velocidade, e quero continuar com essa disciplina até o ínicio dos campeonatos, onde estarei treinando com meus companheiros de equipe. Também quero trabalhar duro no melhor acerto da minha moto, para que esteja tudo perfeito na abertura do campeonato.

408759_3824706949893_1197635388_n

Rafael Faria trabalhando a parte física visando o Brasileiro de MX

Mundox – Você vai disputar a temporada 2013 por qual equipe e quais os patrocinadores ?

Rafael Faria – Em 2013 integrarei a equipe Yamaha / Geração / Monster com o patrocínio da Pirelli / ASW / Yoshimura.

Mundox – Você pretende disputar a etapa do Mundial de Motocross MX1/MX2 no Brasil, que será no mês de maio no Beto Carrero World ?

Rafael Faria – Com certeza. Será uma grande oportunidade para aprender novas técnicas e pegar uma carona com o pilotos mais rápidos do mundo, e também poder andar em uma pista que mesmo sendo brasileira, será totalmente diferente do que estamos acostumados.

Mundox – Agora a palavra e o espaço são todos seus.

Rafael Faria – Quero primeiramente agradecer a Deus por todas a graças em minha vida, ao meu pai e minha namorada pelo grande incentivo. Aos meus amigos que sempre estão ao meu lado me ajudando, aos meus fãs e pessoas que torcem por mim e ao Mundocross por mais uma oportunidade de mostrar meu trabalho. Obrigado…

Perfil do piloto Rafael Faria
Nome completo : Rafael da Silva Faria
Data de nascimento : 31 de maio de 1989
Cidade onde nasceu : Rio Branco do Sul – PR.
Cidade onde mora :  Rio Branco do Sul – PR.
Apelido : Faria
Moto atual : YZ 250F
Número que usará no number plate em 2013 : 1 e 116
Principal título na carreira : Campeão do Arenacross
Ídolo no Motocross Nacional : Paulo Stedile
Ídolo no Motocross Internacional : Ricky Carmichael
Quem é para você uma lenda do Motocross Brasileiro : Nivanor Bernardi
Pista favorita no Paraná : Rio Branco do Sul
Pista favorita no Brasil : Cachoeiro do Itapemirim – ES.
Comida favorita : Arroz e feijão
Bebida favorita : Água
Comida nos dias de corridas : Massas
Bebida nas corridas : Água
Tipo de filme preferido : Comédia
Lazer preferido : Ficar com minha namorada e games
Esporte preferido fora o Motocross : Ciclismo
E-mail : [email protected]
Facebook : Rafael Faria

Compartilhe este conteúdo

Comentários

é Editor do Mundocross, site que foi lançado por causa de sua paixão por Motocross e Supercross. Em 1990 ele começou a escrever sobre motos no Jornal VS, em São Leopoldo, no RS, numa coluna onde escrevia sobre Trilhas, Enduro e Motocross. Depois também escreveu para o Jornal O Pódium, Revista Moto Action. Nestes 24 anos teve experiências em eventos internacionais, como Mundiais de Motocross, AMA Supercross, AMA Motocross, Motocross das Nações e US Open Supercross.

Desenvolvido por GetFly