Série Perspectivas 2013 – Muguinho Paz

Por Jorge Soares | Fotos por Divulgação | 01 de março de 2013 - 9:57

Agora para você mais uma entrevista exclusiva da ‘Série Perspectivas 2013′ do site Mundocross. O destaque desta sexte-feira vai para o paulista Renato ‘Muguinho’ Paz, piloto da categoria de base da equipe oficial Geração / Yamaha de Motocross. Confira os planos de Muguinho para a temporada nacional que está para iniciar no mês de abril.

Placa de 5 segundos no ar, largou…

Mundox – Muguinho, antes de falar de 2013, comente sobre como foi a tua temporada em 2012.

Renato ‘Muguinho’ Paz – Bom, minha temporada de 2012 começou um pouco complicada. Já de cara na primeira etapa do Brasileiro de Motocross tive que arranjar uma moto emprestada, pois as minhas duas motos (uma de treino e uma de corrida) tinham quebrado o câmbio. Passando por isso, minhas outras etapas também não foram das melhores. Cheguei a quebrar a mão no meio do campeonato, e tentei fazer o melhor possível para terminar bem no final.

Como as etapas da Superliga de motocross eram praticamente juntas com o Brasileiro de Motocross, eu acabei não ganhando chance, pois não conseguia ter recuperação 100% para correr nas outras etapas. Passado por isso, e indo para o Arenacross, aí já recuperado, eu consegui ter boas provas e acabei me dando bem no final. A parte boa da história foi a Copa São Paulo de Motocross, que me dei super bem sendo bi campeão Paulista.

Mundox – Você participou ou está participando de algum campeonato de Verão de Motocross dentro do seu programa de pré-temporada ?

Renato ‘Muguinho’ Paz – Não, pois antes de entrar na Yamaha / Geração tinha recebido outra proposta, só que demorou muito para assinar o contrato e fiquei 70 dias sem andar de moto. Assim que as motos chegaram, fiz só três treinos antes, e participei da última etapa da Copa Verão Extreme para me encaixar na categoria e acertar a moto. Nessa corrida fiz um segundo lugar.

17012_353435784769488_1812298594_n

Renato ‘Muguinho’ Paz

Mundox – Quais os campeonatos nacionais e estaduais que pretende disputar e em quais as categorias em cada um destes campeonatos ?

Renato ‘Muguinho’ Paz – Eu vou participar do campeonato Brasileiro de Motocross, do Arenacross e da Copa São Paulo de Motocross. Em todos na categoria 85.

Mundox – O que você achou da CBM ter criado o campeonato por equipes no Brasileiro de Motocross 2013 ?

Renato ‘Muguinho’ Paz – Esse fato aqui no Brasil é inédito. Vai ser um campeonato muito bom para todas as equipes. Eu espero poder ajudar a Yamaha / Geração nos pontos.

Mundox – Sobre a sua pré-temporada, o que você já fez e o que ainda pretende fazer para 2013 em relação a preparação física e técnica ?

Renato ‘Muguinho’ Paz – Assim como disse anteriormente, minhas motos demoraram muito para chegar, e como estou entrando em uma categoria nova, estava sem nada para poder treinar na minha pré-temporada. Mas eu não fiquei parado. Treinei minha parte física com o Machito no começo das férias, e logo que minhas motos chegaram já comecei trabalhando muito pra correr sobre o prejuízo do tempo parado. Agora é treinar muito daqui pra frente, tanto meu físico, quanto minhas técnicas, para conseguir bons resultados ao longo do ano.

foto mundocrosss

Muguinho em sessão de treino com sua nova moto para 2013

Mundox – Você vai disputar a temporada 2013 por qual equipe e quais os patrocinadores ?

Renato ‘Muguinho’ Paz –  Vou disputar os campeonatos com a equipe Yamaha / Geração, e com os patrocínios do Habib’s, Bud Racing, ASW, Pirelli e Motul.

Mundox – Você pretende disputar algum campeonato ou corrida no exterior este ano ?

Renato ‘Muguinho’ Paz – Nunca tive a oportunidade de fazer alguma corrida fora do país, e este sempre foi meu sonho. Espero que esse ano de 2013 eu me de bem na categoria, consiga fazer bons resultados, e assim disputar alguma corrida lá fora.

Mundox – Já faz algumas temporadas que não se tem campeonato Brasileiro de Supercross. O que você acha sobre isto ? Gostaria que tivesse um Brasileiro de Supercross ? Se sim, relate aqui sua opinião sobre qual formato de competição, de pistas e quantas etapas deve ter este campeonato ?

Renato ‘Muguinho’ Paz – Eu gostaria que a CBM formasse algum campeonato de Supercross, e que tivessem oito etapas para ser bem disputado. Seria muito bom para o esporte, porque o Motocross acaba muito rápido no ano.

Mundox – Agora a palavra e o espaço são todos seus.

Renato ‘Muguinho’ Paz – Gostaria de agradecer a Yamaha / Geração, ao Cacau e ao Sandro principalmente, por acreditar no meu talento e me dar essa força para esse ano. Gostaria também de agradecer aos meus patrocinadores, Habib’s e Bud Racing, que estão novamente comigo. A Pirelli, a Motul, a ASW e Águas Poa que esta entrando esse ano de 2013. Também gostaria de agradecer a oportunidade de fazer parte dos entrevistados da ‘Série Perspectivas 2013’ do site Mundocross. Abraço ao meu amigo Jorge. Desejo a todos os pilotos que em 2013 tenham sucesso !! Abraço a todos que curtirem essa matéria. Valeu !!

Perfil do piloto Renato Mattos Paz
Nome completo : Renato Costa Mattos Paz
Data de nascimento : 29 de fevereiro de 2000
Cidade onde nasceu : São Paulo – SP.
Cidade onde mora : Bragança Paulista – SP.
Apelido : Muguinho
Moto atual : Yamaha YZ 85
Número que usará no number plate em 2013 : 101
Principais títulos na carreira: Vice campeão Brasileiro de Motocross 50, Bi campeão Paulista 65 e Vice campeão do Arenacross 65
Ídolo no Motocross Nacional : Swian Zanoni
Ídolo no Motocross Internacional : Kevin Windham
Quem é para você uma lenda do Motocross Brasileiro : Jorge Negretti
Pista de Motocross favorita em São Paulo : Pista do Alemão
Pista de Motocross favorita no Brasil : Cachoeiro do Itapemirim – ES.
Comida favorita : Massa
Bebida favorita : Suco de laranja
Comida nos dias de corridas : Massa
Bebida nas corridas : Gatorade
Tipo de filme preferido : Comédia e aventuras
Lazer preferido : Andar de moto
Esporte preferido fora o Motocross : Skate, bike e surf
E-mail : [email protected]
MSN : [email protected]
Facebook : Renato Muguinho
Instagram: @101_Muguinho
Twitter: @101_Muguinho

Compartilhe este conteúdo

Comentários

é Editor do Mundocross, site que foi lançado por causa de sua paixão por Motocross e Supercross. Em 1990 ele começou a escrever sobre motos no Jornal VS, em São Leopoldo, no RS, numa coluna onde escrevia sobre Trilhas, Enduro e Motocross. Depois também escreveu para o Jornal O Pódium, Revista Moto Action. Nestes 24 anos teve experiências em eventos internacionais, como Mundiais de Motocross, AMA Supercross, AMA Motocross, Motocross das Nações e US Open Supercross.

Desenvolvido por GetFly