Resultados da final da Copa Verão SobreRodas de MX

Por Sílvio Bilhar | Fotos por Sílvio Bilhar | 14 de março de 2013 - 8:43

A pista de Motocross do Motoclube Off Road em Osório, foi o palco da quarta e última etapa da Copa Verão SobreRodas de Motocross 2013. Com a possibilidade de poucos pilotos ainda disputarem o título, em torno de somente 120 pilotos compareceram na etapa final, realizada nos dia 2 e 3 de março. Mesmo assim, o fato não deixou a etapa menos competitiva. O público vibrou com todas as 15 categorias que disputaram a etapa final, que teve seus campeões definidos nas últimas voltas com duelos emocionantes. Veja como foram as disputas.

Garmichel levou o título da categoria 50
Pela 50 o campeão Brasileiro Garmichel Giehl não deu chance ao azar venceu sua quarta etapa e levou para a cidade de Dois Irmãos o troféu do título da Copa. Em segundo lugar na prova ficou Henrique Henicka, seguido de Marlon Lazaretti, Saimon Borges e Erik Vitorassi. Marlon Lazaretti foi vice-campeão da Copa Verão.

IMG_9329

Garmichel Giehl

Menuzzi foi campeão da 65
Na 65cc, Felippe Menuzzi largou bem e completou a volta inicial na ponta após ultrapassar Vitor Gonçalves e como uma bala abriu boa vantagem sobre seu principal adversário. Menuzze venceu sua 4ª prova e foi campeão invicto na Copa Verão. Eduardo Manuel e Carlos Eduardo duelaram pelo 3º lugar. Eduardo Manuel levou a melhor. Seguido de Carlos Eduardo e de Henrique Henicka. Com o resultado, Menuzzi confirmou o título e o vice-campeonato foi para Vitor Gonçalves.

DSC00980

Felippe Menuzzi

Zanelinha conquistou o título na 85
Na 85cc, Gabriel Della Flora (agora na equipe satélite IMS Racing / Honda) largou na ponta, mas no começo da prova, errou e caiu. A liderança é logo assumida por Jaison Gamba, O Pitú que largou em 3º, mas, ainda na volta inicial ultrapassou Leonardo Limberger. Pitú segurou a liderança até a vitória, mas teve trabalho para segurar os ataques de Leonardo que chegou em segundo e com o resultado conquistou o título da categoria. Gabriel Della Flora em recuperação chegou em terceiro. No pódio ainda subiram Felipe Menuzzi e Willian Lima o vice-campeão.

DSC00950

Largada da categoria 85

Gauchinha é bicampeã da Feminina
Surpreendendo a todos, a catarinense Joelma Peruchi venceu a Feminina tirando a invencibilidade de Mayree Ribeiro, A Gauchinha. A garota de São Jerônimo levou mesmo assim o título da temporada de verão. Ainda tivemos Mariana Koening em terceiro, Mariana Daltoé em quarto e completando o pódio apareceu Tasciani Carvalho. Joelma levou o vice campeonato.

IMG_0998

Joelma Peruchi

IMG_0995

Mayree Ribeiro

Timm Bala é o campeão da categoria Intermediária 40
Na intermediária 40, Eduardo Timm Bergmann largou na frente seguido de, Gregório Führ , Serginho Fernandes e Adecir de Lima. Serginho força, errou e com isso perdeu muitas posições. Na frente Adecir pressionava Timm em duelo que durou toda a bateria. Os dois lado a lado em muitas oportunidades. Outro duelo interessante que se estendeu em toda a prova foi entre Carlinhos Freitas e Serginho que buscava a recuperação. Tim venceu a etapa final e levou o caneco, Adecir chegou em 2º na prova e no campeonato.  O Pódio foi composto ainda por Carlinhos em 3º que segurou Serginho Fernandes o 4º. Gregório ficou em 5º na etapa.

DSC00934

Eduardo Timm ‘Bala’ e Adecir de Lima

Na MX3 o campeão é o Katatau
Na MX3, Paulo Silveira, “O Katatau” não deu mole e venceu a etapa final em duelo espetacular com Eduardo Timm Bergmann. Os dois travaram uma verdadeira guerra na pista com choques e ultrapassagens espetaculares que nas voltas finais deu a vitória a Katatau.  Adairton Soares “O Brutus” foi o 3º seguido de Serginho Fernandes e Ângelo Mattos que completara as cinco peças do pódio. Com o resultado Katatau sagrou-se o grande campeão da temporada 2013 da copa verão na MX3.  Timm ficou com o vice- campeonato e receberá o troféu na etapa de abertura do próximo torneio.

DSC01083

Paulo Silveira

Título da Intermediária foi conquistado pelo catarinense Willian Saccon
Fernando Tomasetto venceu a etapa final da categoria seguido de Vitor Garcia e Cristiano Freitas “O Japa” em 3º. Mas o título ficou com Willian Sacon que não participou da etapa (foi participar da abertura da Copa Grillo Motos em SC), o mesmo aconteceu com o vice-campeão Maicon Rotta.

Vitinho venceu a Copa Verão SobreRodas na Estreantes Importadas B
Vitor Garcia o ‘Vitinho’ administrou a vantagem do campeonato sobre Cristiano Freitas, o ‘Japa’ que venceu a etapa e ficou com o vice-campeonato. Na prova, Ricardo Cunha subiu no pódio da Estreantes Importadas B em 3º e Axel Hahn foi o 4º colocado. O triunfo de Vitinho se deu ao longo da competição pois venceu a etapa de Arroio do Sal e subiu no pódio nas outras três. Cristiano ficou com o vice–campeonato.

DSC00873

Vitor Garcia

Minho foi o campeão da Estreantes Importadas A
Pela Estreantes Importadas A, Marcelo Minho e Renato Freitas lutavam pelo campeonato com mais chances de chegarem ao objetivo principal. Marcelo dominou a etapa vencendo a prova e com isso confirmou o título de campeão da copa verão. Já Renato, foi mal na etapa chegando em quinto lugar, mesmo assim ficou com o segundo lugar da competição. No pódio ainda tivemos Fernando Tomasetto em segundo, Gabriel Mattes, o ‘Gabirú’ em terceiro, com Adairton ‘Brutus’ na quarta colocação da prova.

Alex Santos levou o título da Nacional Força Livre
Thiago Cardeal deu na veia e largou na frente da categoria Nacional Força Livre. Alex Santos saiu em segundo, e pressionava nas volta inicial com Alexandre Otto, o ‘Cascata’ largando em terceiro. Thiago Cardeal errou no começo da prova e abandonou a disputa. Caminho livre para a vitória de Alex Santos, o ‘Rapadura’ e com isso conquistar o título. Cascata perdeu o foco e algumas posições. José Ribeiro chegou em segundo com Jaison Menegas em terceiro, ele que foi vice–campeão da categoria. No pódio ainda tivemos Pedro Koening e Tiago Moraes.

Nacional Máster também foi vencida por Alex Santos
Na Nacional Máster, Alex dos Santos confirmou a boa fase, venceu também nessa categoria. Na corrida foi seguido de José Pires, Abimael Silveira, Evandro Lima e Jean Magnus. Alex levou seu segundo troféu de campeão para Santo Antônio. Ele que venceu as 4 etapas da copa verão.  José Pires ficou com o vice-campeonato.

Nacional Promocional: Foi a vez de Menegas levar o título
Nessa categoria, dois pilotos com mais chances de título, Gean Simon e Ramon Correa, que pertenciam ao estado vizinho, não compareceram. Melhor para Jaison Menegas que ocupava o 3º lugar no começo da etapa. Jason largou na frente, para vencer de ponta a ponta sem deixar dúvidas. Vanderlei Quadros chegou em 2º, ele que largou no 1º pelotão e se manteve bem durante toda prova. Gerson Koening ficou em 3º. Maxwell Godoi e Jean Magnus completaram o pódio. O título ficou com Menegas e Gean Simon foi o vice.

DSC09567

Jaison Menegas

Na categoria MX2 Cássio Anacleto levou o título
Nessa categoria Cássio Anacleto e Willian Saccon disputavam o título junto com Marcelo Minho . Cássio e Saccon não compareceram. Marcelo Minho aproveitou a oportunidade para vencer com estilo a etapa final seguido de Fernando Tomasetto. Com o resultado, Minho ficou com o vice-campeonato, já Cássio sagrou-se campeão antecipado.

IMG_1834

Cássio Anacleto

Na 230 o terceiro título de Alex Rapadura
As categorias 230cc e MX1, não foram disputadas na 3ª etapa em Torres. Portanto, em Osório, foram disputadas em duas baterias.

DSC00988

Alex dos Santos

Categoria 230
Válida pela terceira etapa (transferida de Torres devido à chuva) Thiago Cardeal superou seu conterrâneo Alex dos Santos. Junto com os dois aparecem José Pires, Pedro Koening e Jaison Menegas ocuparam o pódio.

Já pela quarta etapa, que definiria o grande campeão, Thiago foi novamente implacável e venceu a etapa. Já Alex dos Santos administrou um 4º lugar que o levaria a mais um título na temporada 2013 da copa verão de Motocross. Jaison Menegas subiu no pódio em 2º, Pedro Koening em 3º seguido de Alex e José Pires o 5º.  Menegas com isso ficou com o vice – campeonato da categoria.

Duda Parise levou o título da MX1
Com a presença de Douglas ‘Duda’ Parise nas quatro etapas, o piloto já campeão gaúcho e consagrado nacionalmente, não deixou por menos. Venceu de ponta a ponta as duas provas da MX1 e com 4 vitórias na competição levou o título de 2013 da Copa Verão. Na primeira bateria, teve o piloto Eduardo Timm Bergamm chegando em 2º seguido de Paulo Silveira, Ângelo Mattos e Adecir de Lima. Já na 2ª prova, Paulo Silveira foi 2º colocado que lhe deu o vice – campeonato da MX1. Timm e Ângelo subiram no pódio da 4ª etapa em 3º e 4º lugares consecutivamente.

DSC01093

Douglas Parise

A Copa Verão SobreRodas de Motocross é patrocinada por Total Distribuidora de Moto Peças, Farover Todeschini , SobreRodas e Grupo Pinho / Yamaha e Chevrolet.

Compartilhe este conteúdo

Comentários

é Editor do Mundocross, site que foi lançado por causa de sua paixão por Motocross e Supercross. Em 1990 ele começou a escrever sobre motos no Jornal VS, em São Leopoldo, no RS, numa coluna onde escrevia sobre Trilhas, Enduro e Motocross. Depois também escreveu para o Jornal O Pódium, Revista Moto Action. Nestes 24 anos teve experiências em eventos internacionais, como Mundiais de Motocross, AMA Supercross, AMA Motocross, Motocross das Nações e US Open Supercross.

Desenvolvido por GetFly