Gaúcho de Motocross começa com chuva e pista pesada

Por André Charão | Fotos por Divulgação | 17 de março de 2013 - 7:15

O campeonato Gaúcho de Motocross começou a temporada 2013 com muita emoção e adrenalina na pista do Parque de Oktoberfest em Maratá, na região Metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. As chuvas que começaram na quarta-feira, não esfriaram os ânimos dos pilotos que compareceram em massa para participar da etapa, lotando todas as dependências do parque.

Com a alteração na programação para a temporada, as categorias 230, Estreante Importada e Intermediária MX1  foram as únicas que entraram na pista para realizar os treinos cronometrados.

Com a chuva e a pista pesada, os tempos foram muito altos, porém, com um grande número de motos participando dos treinos cronometrados, aos poucos  os tempos foram sendo melhorados. Na disputa das três categorias deste sábado, 16 de março, o que não faltou foi disposição e coragem dos pilotos para encarar os 1.150 metros de pista embarrada. Confira os primeiros vencedores da etapa de abertura do Gaúcho de Motocross 2013:

Na 230 vitória de Fabiano dos Santos
A briga na largada da categoria foi entre dois pilotos da cidade de Venacio Aires, Ismael da Cruz (Multcross/Ferreira Veículos/Pablo Racing) e Fabiano dos Santos (Honda/LC Racing/Gigi Preparações/Sol Piscinas/Móveis Gottems) entraram lado a lado na primeira curva, no entanto foi Ismael passou na frente na primeira mesa, seguido de perto por Fabiano, Claudio Tedy/S. Sebastião do Caí (Pizzaria Picapau), Cristian Lottermmann/Montenegro (CJW Motos/Unifrutas/Santa Clara) e Ricardo de Oliveira/Venâncio Aires (Moranguinho Racing/Super Ponto Econômico/Terraplanagem JR/Vieira Veículos) e Ezequiel da Silva (Franquias Forever Living) e Vanderlei da Silva/Três Passos (Autosul Centro de Reparos Rápidos Novo Hamburgo) vieram logo atrás lutando para entrar nas posições que garantiriam um lugar ao pódio, Fabiano precisou de mais duas curvas para assumir a liderança da prova, o ritmo do líder, mesmo com a pista pesada foi intenso, cravando a volta mais rápida da prova (1:41.888) garantiu a vitória praticamente de ponta a ponta, Ismael administrou a segunda colocação, Vanderlei Silva apertou o ritmo e alcançou a segunda colocação. No final vitória de Fabiano com Ismael em segundo, Vanderlei em terceiro, Cristian foi o quarto colocado e Ezequiel da Silva completou o pódio na quinta colocação.

IMG_2560

Willian Sacon venceu a Estreante Importada de ponta a ponta
Barro para todo o lado na largada da categoria Estreante Importadas, o gate lotado deixou o comelo de prova ainda mais emocionante. Willian Sacon/Arroio do Silva-SC assimiu a ponta assim na primeira curva seguido de Sérgio Marques Moraes/Sta. Cruz do Sul (Works Suspenções/BTech Racing/Zanela Eventos), Mariovaldo Martini/Flores da Cunha (Martini Racing/ Morangos Gallioto/CTG2 MX Park/Casa Bela Construtora), Maurício Mauritam/Passo Fundo (Terra Motos/Passo Fundo/ArtCross/Seco&Molhados)  entraram praticamente lado a lado na primeira curva, Sacon levo vantagem e na primera mesa assumiu a liderança da prova, Sérgio Moraes ficou em segundo, nas duas primeira voltas as colocações sofreram várias alterações, as quedas e saídas de pista foram constantes, Sacon dominou a prova  cravando o melhor tempo (1:32.646) e só foi ameaçado por ele mesmo quando na metade da prova diminuiu o ritmo, a disputa da categoria foi marcada por um “festival” de bandeiras amarelas que chegou a ser acenada em mais de cinco pontos da pista simultaneamente. No final vitória de Sacon com Diego  Collet/Casca (Moinhos Casquense/Moto&Cia/M3/Anker/Tebaldi Gráfica) foi o segundo colocado, Sérgio Moraes o terceiro colocado, Mariovaldo Martini ficou na quarta colocação e Thiago Schwarz/Campo Bom (Wemotos Racing) completou o pódio na quinta colocação.

IMG_2684

Finatto encerrou o sábado com vitória na Intermediária MX1
A categoria encarregada de fechar o primeiro dia de competições da etapa de abertura do campeonato foi a Intermediária MX1. Na largada Jonatas Migliorini/Marau (Migliorini Auto Peças e Acessórios para Caminhões) e Gustavo Visoto/Carazinho (Visoto Equipamentos Pro) dividiram a primeira curva, logo atrás Douglas Finatto/Marau (Finatto Logística) e Roberto Bergamann/Santa Rosa (Santa Rosa Caminhões/Cia da Moto Racing/Mecânica Diesel Panambi/Banda Criado Mudo) e João Pedro Viecelli/Canoas (Viecelli Racing/Moto Style/Over2/Red Dragon/Dom Eliseu Sucos/TBS Plásticos/Zatt Engenharia/Pro Race KTM/Kdoze/Transpelúcia Racing) enrolaram o cabo do acelerador e embolaram o pelotão da ponta. Com um ritmo muito forte Finatto assumiu a liderança, cravando o melhor tempo da prova (1:37.149), nem parecia que a pista estava muito embarrada, Visoto perdeu terreno saindo da zona do pódio, quem também disse adeus a prova foi Migliorini que depois de seis voltas abandonou, Beto Bergmann assumiu a segunda colocação e não largou mais, a disputa pela terceira colocação ficou acirrada entre João Pedro e Alex Cavalca/Pinheiro Preto/SC, Ademir Todeschini/Chapecó-SC (Expresso Sul Transportes)entrou na zona de pódio diminuído a diferença para o quarto colocado.  No final vitória de Finatto, Bergmann foi o segundo , Alex Cavalca o terceiro, João Pedro o quarto colocado e  Ademir completou o pódio na quinta colocação.

Finatto comemorou muito o fato de começar o campeonato com vitória. “É sempre bom começar ganhando, a gente sempre entra na pista para ganhar, mas confesso que fiquei surpreso, pois peguei a moto nesta semana e não tinha andado com ela ainda, estreiar a moto com a pista pesada confesso que não deixa a gente criar grandes expectativas. Graças a Deus tudo deu certo e comecei com o pé direito.” – comentou o piloto.

IMG_2781

A etapa tem sequência neste domingo à partir das 8:40 horas quando as motos entram na pista para a realização dos treinos. A direção de prova fará uma vistoria na pista nas primeiras horas da manhã para a definição da programação do domingo.

O campeonato Gaúcho de Motocross 2013 tem o patrocínio master da Rinaldi, Total Distribuidora de Moto Peças, IMS e Honda, com co-patrocínio da SobreRodas e apoio da M3Parts/Revenda Kawasaki, Vitrine da Moto, Farover, SSul e Artemoto.

Compartilhe este conteúdo

Comentários

é Editor do Mundocross, site que foi lançado por causa de sua paixão por Motocross e Supercross. Em 1990 ele começou a escrever sobre motos no Jornal VS, em São Leopoldo, no RS, numa coluna onde escrevia sobre Trilhas, Enduro e Motocross. Depois também escreveu para o Jornal O Pódium, Revista Moto Action. Nestes 24 anos teve experiências em eventos internacionais, como Mundiais de Motocross, AMA Supercross, AMA Motocross, Motocross das Nações e US Open Supercross.

Desenvolvido por GetFly