Série Perspectivas 2013 – Jean Ramos
Por Jorge Soares | Fotos por Divulgação | 18 de março de 2013 - 8:12Hoje o destaque da série exclusiva ‘Perspectivas 2013′ do site Mundocross é o paranaense Jean Ramos, que fez parte de sua pré-temporada competindo no AMA Supercross 250 Oeste. Nesta segunda-feira fique com a entrevista do piloto ex-campeão Latino Americano de Motocross MX2, Brasileiro de Supercross e Brasileiro de Motocross, que vai correr novamente pela equipe X-Motos no Brasileiro de Motocross, que iniciará no dia 14 de abril.
Placa de 5 segundos no ar, largou…
Mundox – Jean, antes de falar de 2013, comente sobre como foi tua temporada em 2012.
Jean Ramos – 2012 foi de altos e baixos. Demorei a me adaptar ao novo equipamento, e isso me custou muito. Mas foi um ano de aprendizado e no final acabei obtendo bons resultados.
Mundox – Depois de participar das seis primeiras etapas do AMA Supercross 250 Oeste como pré-temporada, o que você está fazendo dentro do teu programa de pré-temporada ?
Jean Ramos –Minha pré-temporada foi o Ama Supercross, e agora tenho focado somente em treinar e estar pronto para a abertura do Brasileiro de Motocross no dia 14 de abril.
Mundox – Quais os campeonatos nacionais e estaduais que pretende disputar e em quais as categorias em cada um destes campeonatos ?
Jean Ramos – Pretendo disputar o Brasileiro de Motocross na categoria MX1 e o Arenacross na categoria Pró.
Mundox – O que você achou da CBM ter criado o campeonato por equipes no Brasileiro de Motocross 2013 ?
Jean Ramos – Eu ainda não olhei a fundo isso, mas acho que isso não funciona no Motocross, pois não temos grande número de equipes e número corretos de piloto para cada equipe. No meu ver um campeonato por Federações, envolvendo algumas categorias seria muito mais interessante. Isso obrigaria as Federações a terem bons campeonatos e incentivarem seus principais pilotos a competir o seu campeonato.
Mundox – Sobre a sua pré-temporada, o que você já fez e o que ainda pretende fazer para 2013 em relação a preparação física e técnica ?
Jean Ramos – Muita coisa eu já trabalhei nos Estados Unidos. No momento estou tentando lapidar algumas coisas e acertar um bom equipamento para a temporada.
Mundox – Você vai disputar a temporada 2013 por qual equipe e quais os patrocinadores ? E quem será seu mecânico e o seu chefe de equipe ?
Jean Ramos – Irei disputar pela X-motos do Brasil, e os meus patrocinadores são : X-Motos do Brasil, JMR Escola de Motocross e Pirelli. Meu mecânico será meu irmão Juliano Marcelo Ramos, e o Chefe de Equipe o Cale Neto.
Mundox – Você tem planos para participar de uma das etapas do Mundial de Motocross aqui no Brasil, ou da MX1 / MX2 em maio no Beto Carrero World, ou da categoria MX3 em agosto em Macaé, no Rio de Janeiro ?
Jean Ramos – Com certeza estar em contato com pilotos de fora me ajuda a evoluir. Vou tentar participar de todas as etapas possíveis e mais algumas do AMA Motocross.
Mundox – Já faz algumas temporadas que não se tem campeonato Brasileiro de Supercross. O que você acha sobre isto ? Gostaria que tivesse um Brasileiro de Supercross ? Se sim, relate aqui sua opinião sobre qual formato de competição, de pistas e quantas etapas deve ter este campeonato ?
Jean Ramos – Acho que o Supercross agita mais o mercado e revela mais talentos. Fora que o calendário no Brasil fica sempre cheio,não como agora, com cinco meses sem corridas Nacionais. Acho que estamos perdendo muito sem o Supercross. Sobre o formato, porque não copiar o AMA Supercross ou até mesmo o Australiano de Supercross, que vem ganhando tanta mídia internacional e parece ser um campeonato muito competitivo.
Mundox – Agora a palavra e o espaço são todos seus.
Jean Ramos – Quero agradecer a todo pessoal que vem me incentivando e acompanhando minha carreira, e também agradecer a minha família, patrocinadores : X-Motos do Brasil, Pirelli, JMR Escola de Motocross que vem acreditando no meu trabalho.
Perfil do piloto Jean Ramos
Nome completo : Jean Carlo Ramos
Data de nascimento : 28 de fevereiro de 1989
Cidade onde nasceu : Curitiba – PR.
Cidade onde mora : Curitiba – PR.
Moto atual : X-Motos
Número que usará no number plate em 2013 : 992
Principal título na carreira : Campeão Latino Americano de Motocross MX2
Ídolo no Motocross Nacional : Eduardo Saçaki
Ídolo no Motocross Internacional : Chad Reed
Quem é para você uma lenda do Motocross Brasileiro : Eduardo Saçaki
Pista de Motocross favorita no Paraná : JMR
Pista de Motocross favorita no Brasil : Cianorte – PR
Comida favorita : Strognoff
Bebida favorita : Sucos
Comida nos dias de corridas : Massas
Bebida nas corridas : Gatorade
Tipo de filme preferido : Ação e comédia
Lazer preferido : Relaxar
Esporte preferido fora o Motocross : Snowboard
Facebook : Jean Ramos
Comentários
Jorge Soares é Editor do Mundocross, site que foi lançado por causa de sua paixão por Motocross e Supercross. Em 1990 ele começou a escrever sobre motos no Jornal VS, em São Leopoldo, no RS, numa coluna onde escrevia sobre Trilhas, Enduro e Motocross. Depois também escreveu para o Jornal O Pódium, Revista Moto Action. Nestes 24 anos teve experiências em eventos internacionais, como Mundiais de Motocross, AMA Supercross, AMA Motocross, Motocross das Nações e US Open Supercross.