Série Perspectivas 2013 – Arthur Todeschini

Por Jorge Soares | Fotos por Divulgação | 26 de Março de 2013 - 14:53

Hoje o destaque da série exclusiva ‘Perspectivas 2013′ do site Mundocross é o catarinense Arthur Todeschini. Thui este ano estará pilotando pela Yamaha e em nova categoria. Nesta terça-feira fique com a entrevista do piloto atual campeão Brasileiro de Motocross e Superliga de Motocross na categoria 65, que vai correr pela sua própria equipe com apoio da Geração / Yamaha.

Placa de 5 segundos no ar, largou…

Mundox – Thui, antes de falar de 2013, comente sobre como foi tua temporada em 2012.

Arthur Todeschini – 2012 foi muito bom. Conquistamos o Brasileiro de Motocros e a Superliga de Motocross na categoria 65. Também disputamos o Arenacross e ganhamos duas etapas, mas tive problemas em outras e terminamos em terceiro o campeonato.

Também em 2012 disputei a minha primeira prova internacional na Bulgária em uma pista totalmente diferente do que estou acostumado. Finalizei uma bateria em 16º e outra em 20º. Acho que fiquei bem assustado com a quantidade e a qualidade dos pilotos, do primeiro para o último a diferença não superou 10 segundos, entre 55 inscritos para as classificatórias.

Mundox – Você participou ou está participando de algum campeonato de Verão de Motocross dentro do seu programa de pré-temporada ?

Arthur Todeschini – Não, a temporada de 2012 foi muito intensa e acabou em dezembro, então aproveitamos o verão para merecidas férias.

Mundox – Quais os campeonatos nacionais e estaduais que pretende disputar e em quais as categorias em cada um destes campeonatos ?

Arthur Todeschini – Bom, em 2013 disputaremos o Brasileiro de Motocross e o Arenacross Brasil. Também vamos participar de algumas provas do Catarinense de Motocross e algumas do Gaúcho de Motocross, todos na categoria Júnior. Teria ainda mais um ano na categoria 65, mas devido ao meu tamanho e também por já conquistar os títulos na 65, então decidimos subir. Sei que vai ser um ano de muito aprendizado, mas quero brigar por pódioss nesta temporada.

299697_343929079046877_328348789_n

Arthur ‘Thui’ Todeschini

Mundox – O que você achou da CBM ter criado o campeonato por equipes no Brasileiro de Motocross 2013 ?

Arthur Todeschini – Legal, espero que dê resultados. Quem sabe isso fará as equipes contratarem também pilotos nas categorias de base. Mas existem muitas coisas a serem melhoradas, principalmente a respeito de alguns locais e pistas do campeonato, da organização das provas, e a premiação é muito baixa em todas as categorias.

Mundox – Sobre a sua pré-temporada, o que você já fez e o que ainda pretende fazer para 2013 em relação a preparação física e técnica ?

Arthur Todeschini – Estamos repetindo o mesmo esquema do ano passado, que foi não participar de nenhum campeonato na pré-temporada e sim se dedicar totalmente aos treinamentos. Iniciei os treinamentos no inicio de fevereiro, ainda com a moto antiga, e no final do mês chegaram as minhas novas motos Yamaha 85, e já estou me adaptando com elas e fazendo alguns testes, para o começo do campeonato Brasileiro, sendo que participei das etapas de abertura dos campeonatos Gaúcho e Catariensne de Motocross nestes dois últimos finais de semana.

Estou alternando durante a semana treinamento com a  moto  e academia, onde faço um trabalho especifico com um personal trainer. Estamos terminando nosso Centro de Treinamento, com essas novas pistas acredito que vou evoluir muito neste ano e pretendo estar preparado para o inicio dos campeonatos nacionais.

Mundox – Você vai disputar a temporada 2013 por qual equipe e quais os patrocinadores ?

Arthur Todeschini – Minha equipe vai ser a Expresso Sul Transportes e terei como patrocinadores a Pirelli / Yamaha Grupo Geração / ASW / Cetric / Farover / TBT, e mais alguns que ainda estamos em negociação.

Mundox – Você pretende disputar alguma corrida ou campeonato no exterior este ano ?

Arthur Todeschini – Neste ano eu pretendo disputar o Mundial Júnior novamente e o Mini’os nos Estados Unidos, e quem sabe mais alguma coisa se os calendários permitirem.

625511_426819874060050_752407878_n

Thui está pilotando uma Yamaha na temporada 2013

Mundox – Já faz algumas temporadas que não se tem campeonato Brasileiro de Supercross. O que você acha sobre isto ? Gostaria que tivesse um Brasileiro de Supercross ? Se sim, relate aqui sua opinião sobre qual formato de competição, de pistas e quantas etapas deve ter este campeonato ?

Arthur Todeschini – Eu nunca disputei o Supercross, somente o Arenacross que hoje é a referência nesta modalidade no Brasil. É muito bom você andar com as arquibancadas cheias junto da pista. Meu pai disputou algumas etapas do Skol Supercross em meados de 98 e 99. Eu nem era nascido e ele disse que o evento era um verdadeiro show.

Os organizadores precisam se entender ou os patrocinadores pressionar para que um campeonato seja  no primeiro semestre e o outro no segundo, pois são modalidades diferentes, que requerem treinos e acertos das motos bem diferentes. Mas com certeza adoraria andar num Brasileiro de Supercross.

Mundox – Agora a palavra e o espaço são todos seus.

Arthur Todeschini – Quero agradecer a minha família, meus pais Aço e Nani, minha irmã Isa, meus tios, dindos e avôs, meu mecânico Prika, meu personal Riell, e também a todos meus patrocinadores que estão mais uma vez acreditando no meu trabalho, que são a Pirelli, ASW, Geração Yamaha, Cetric, TBT Suspensões e Farover.

E a todos que torcem por mim. E a você Jorge, pelo espaço. E  espero em 2013 corresponder as expectativas e fazer um bom trabalho.

Perfil do piloto Arthur Todeschini
Nome completo : Arthur Piva Todeschini
Data de nascimento : 23 de novembro de 2000
Cidade onde nasceu : Chapecó – SC.
Cidade onde mora : Chapecó – SC.
Apelido : Thui
Moto atual : Yamaha YZ 85
Número que usará no number plate em 2013 : 3
Principal título na carreira : Bi-campeão Brasileiro de Motocross / Bi- campeão do Arenacross / Campeão da Superliga Brasil de Motocross categoria 65
Ídolo no Motocross Nacional : Milton ‘Chumbinho’ Becker e meu pai Ademir Todeschini
Ídolo no Motocross Internacional : Ryan Dungey
Quem é para você uma lenda do Motocross Brasileiro : Milton ‘Chumbinho’ Becker
Pista de Motocross favorita em Santa Catarina : Canelinha e a minha nova pista  no CT
Pista de Motocross favorita no Brasil : Canelinha – SC.
Comida favorita : Panqueca e churrasco
Bebida favorita : Suco de morango
Comida nos dias de corridas : Macarrão
Bebida nas corridas : Água e sucos
Tipo de filme preferido : Ação
Lazer preferido : Jogar PlayStation e computador
Esporte preferido fora o Motocross : Basquete
Twitter : @thuitodeschini
Facebook : Thui Todeschini

Compartilhe este conteúdo

Comentários

é Editor do Mundocross, site que foi lançado por causa de sua paixão por Motocross e Supercross. Em 1990 ele começou a escrever sobre motos no Jornal VS, em São Leopoldo, no RS, numa coluna onde escrevia sobre Trilhas, Enduro e Motocross. Depois também escreveu para o Jornal O Pódium, Revista Moto Action. Nestes 24 anos teve experiências em eventos internacionais, como Mundiais de Motocross, AMA Supercross, AMA Motocross, Motocross das Nações e US Open Supercross.

Desenvolvido por GetFly