Série Perspectivas 2013 – Moara Sacilotti

Por Mariah Morgado | Fotos por Rodolfo Bazetto | 29 de Março de 2013 - 22:54

Dando seguimento a ‘Série Perspectivas 2013′, a primeira entrevista com um piloto de Rally neste ano aqui no site Mundocross. E na real é uma piloto, a paulista Moara Sacilotti, que em 2012 foi campeã Brasileira de Rally Baja. Saiba agora os planos de Moara para a temporada 2013 no Rally e no Enduro FIM. Com vocês, Moara Sacilotti. Boa leitura !!!

Placa de 5 segundos no ar, largou…

Mundox – Antes de falar de 2013, comente sobre como foi tua temporada em 2012.

Moara Sacilotti – 2012 foi um ano muito bom para mim. Fui Campeã Brasileira de Rally na categoria Over 45, venci o RN1500, o Rally da Amazônia, o Rally das Serras e fiquei em segundo lugar no Rally do Velho Chico. Evoluí bastante durante a temporada, mesmo com as vitórias, foi um ano de muito aprendizado. Aliás, quanto mais experiente fico, mais percebo que tenho muito o que aprender !!

Mundox – Você participou ou está participando de algum campeonato de Verão ou alguma competição extra dentro do seu programa de pré-temporada ?

Moara Sacilotti – Nos Rallys não temos nenhuma etapa ‘extra oficial’.

Mundox – Quais os campeonatos nacionais e estaduais que pretende disputar e em quais as categorias em cada um destes campeonatos ?

Moara Sacilotti – Esse ano vou correr o Brasileiro de Rally Cross Country, que inclui o Rally dos Sertões. Corri o Rally de Barretos, que é válido pelo Brasileiro de Rally Baja, e talvez eu corra outras etapas deste campeonato, mas ainda não sei quais. E pretendo correr algumas provas de Enduro FIM.

465070_430505366975565_194658257_o

Moara Sacilotti

Mundox – Sobre a sua pré-temporada, o que você já fez e o que ainda pretende fazer para 2013 em relação a preparação física e técnica ?

Moara Sacilotti – Comecei um treino novo com a personal treiner Vanessa da Matta, diferente de tudo que eu já havia feito. A cada dia o treino muda, faço muito exercício funcional, aeróbio e alongamentos, além de musculação. Em poucas semanas consegui uma evolução muito grande no meu preparo físico. Ela conhece muito bem meu esporte e isso é fundamental para o sucesso do treino.

Quanto aos treinos técnicos, tenho andado um pouco mais em pistas de Motocross e menos Trilhas, já que não existem ‘pistas” de Rally’. Toda essa mudança está sendo super positiva e pude perceber em Barretos, onde não fiquei nem um pouco cansada e andei bem mais rápido que ano passado.

Mundox – Você vai disputar a temporada 2013 por qual equipe e quais os patrocinadores ?

Moara Sacilotti – Corro pela Kawasaki e Rinaldi, e tenho o patrocínio da Prefeitura de São José dos Campos e apoios da Red Dragon, Alpinestars, FAS Gráficos, Stoccovich e BRC.

Mundox – Você pretende disputar alguma etapa do Mundial de Rally  em 2013 ?

Moara Sacilotti – Sim, vou disputar uma etapa do Mundial de Rally, que é o Rally dos Sertões e terá peso 2 no Mundial. O fato de ter esse peso 2, é muito importante para o Sertões e o Brasil, já que todos os pilotos estrangeiros estarão presentes e é uma excelente oportunidade de aprendermos com eles pilotagem e preparação para as motos. Se não me engano, será a única etapa do Mundial com peso 2. Para mim o Sertões é o melhor Rally do mundo, em estrutura, logística, segurança e qualidade das planilhas.

_Dia02_Sertoes2012_RodolfoBazetto-0613

Moara em ação no Rally dos Sertões 2012

Mundox – Sabemos que não é a sua praia, mas gostaríamos de saber a sua opinião sobre o assunto. Já faz algumas temporadas que não se tem campeonato Brasileiro de Supercross. O que você acha sobre isto ? Gostaria que tivesse um Brasileiro de Supercross ? Se sim, relate aqui sua opinião sobre qual formato de competição, de pistas e quantas etapas deve ter este campeonato ?

Moara Sacilotti – Sim, o Supercross é muito importante para divulgarmos o motociclismo competitivo de uma forma geral, já que é possível montar pistas em locais relativamente pequenos e é um show para o público, além de ser fácil de se transmitir Ao Vivo pela televisão.

Mundox – Agora a palavra e o espaço são todos seus.

Moara Sacilotti – Como faço todos os anos, gostaria de convidar as outras mulheres que andam de motos Off-Road, a competirem nos rallys comigo. Desde que comecei, sou a única mulher a disputar o Brasileiro de Rally e embora seja a atual Campeã Brasileira correndo com os homens, seria muito interessante se tivéssemos uma categoria feminina.

Claro que o Rally é mais difícil e perigoso que outras modalidades, mas tudo depende da sua mão direita !! E quero agradecer meus patrocinadores por mais essa temporada juntos, minha família que é minha equipe e o preparador da minha moto, Duda Preparações.

Perfil da piloto Moara Sacilotti
Nome completo : Moara Sacilotti
Data de nascimento : 8 de setembro de 1979
Cidade onde nasceu : São José dos Campos – SP.
Cidade onde mora : São José dos Campos – SP.
Moto atual : Kawasaki KLX 450
Número que usará na temporada 2013 : Varia em cada etapa
Principal título na carreira : Atual Campeã Brasileira de Rally
Ídolo no Rally Nacional : Ramon Sacilotti
Ídolo no Rally Internacional : Laia Sainz
Quem é para você uma lenda do Rally Brasileiro : José ‘Zé Hélio’ que ganhou do francês duas vezes
Pista de favorita no seu Estado : Caipira Guararema e Nino Jarinu
Pista de favorita no Brasil: As mesmas
Comida favorita : Quando eu chego das especiais morrendo de fome qualquer comida se torna a minha favorita
Bebida favorita : Água
Comida nos dias de corridas : Tudo menos gorduras
Bebida nas corridas : Água, isotônicos e suplementos
Tipo de filme preferido : Depende do momento
Lazer preferido : Outros esportes de aventura e joalheria
Esporte preferido fora o rally : Mountain Bike
E-mail : [email protected]
Facebook: http://www.facebook.com/moara.sacilotti

Compartilhe este conteúdo

Comentários

é Editor do Mundocross, site que foi lançado por causa de sua paixão por Motocross e Supercross. Em 1990 ele começou a escrever sobre motos no Jornal VS, em São Leopoldo, no RS, numa coluna onde escrevia sobre Trilhas, Enduro e Motocross. Depois também escreveu para o Jornal O Pódium, Revista Moto Action. Nestes 24 anos teve experiências em eventos internacionais, como Mundiais de Motocross, AMA Supercross, AMA Motocross, Motocross das Nações e US Open Supercross.

Desenvolvido por GetFly