Prévia do GP da Itália do Mundial de Motocross

Por Mariah Morgado | Fotos por Divulgação | 13 de abril de 2013 - 11:32

Depois do grand Prix da Holanda, que aconteceu em Valkenswaard na segunda-feira, após a Páscoa, o campeonato Mundial de Motocross MX1 / MX2 viaja para Arco di Trento, no norte da Itália para a disputa do quarto MXGP da temporada, neste fim de semana, dias 13 e 14 de abril.

A pista chamada Ciclamino tem uma tradição longa no Mundial de MX, vencendo o premio de melhor organizador da MX3 em 2012, mas nesse final de semana será a primeira vez que sediará as categorias MX1 e MX2. Durante o MXGP de Trentino também acontecerá a primeira etapa do EMX125 European Championship.

A pista de Ciclamino foi totalmente renovada a seu melhor para sediar o quarto GP da temporada 2013, oferecendo os melhores serviços as equipes e pilotos que participam do campeonato, e também para ter certeza que os fãs que viajarem para Arco di Trento tenham a melhor e mais espetacular vista da arquibancada. Além do mais, todos que viajarem para a pista italiana de Ciclamino, terão a possibilidade de desfrutar as lindas paisagens da região de trentino.

Categoria MX1

Antonio Cairolli, da equipe Red Bull / KTM Racing, correrá em casa neste final de semana sendo o atual líder da categoria MX1 com 26 pontos de vantagem sobre Clement Desalle que está em segundo. O italiano está ansioso para correr neste final de semana diante de seus fãs, já que eles sempre o apoiaram muito e a última vez que viram Cairolli correndo no Grand Prix em sua terra natal foi em Faenza, no ano passado. Até o momento nesta tempora, Cairolli venceu dois de três GPs e ele está a apenas uma vitória de GP atrás da lenda do Motocross Joel Smets que está atrás de Stefan Everts entre os vencedores absolutos do GP com 57 vitórias.

cairoli color 2103

Antonio Cairoli

Em segundo no ranking da MX1 está Clement Desalle, que não teve um final de semana muito bom em Valkenswaard há duas semanas atrás. O piloto da equipe Rockstar Energy / Suzuki World começou a temporada com a placa vermelha em sua moto, mas ele não poderia segurá-la depois do MXGP da Tailândia, mesmo se ele corresse muito bem. Em Valkenswaard ele não estava confortável em cima da moto, mas no ultimo final de semana ele participou do Campeonato Francês (French National Championship_ e ele recuperou a confiança e ele está determinado a brigar pela vitória no overall neste final de semana em Arco di Trento.

desalle qatar 2013

Clement Desalle

O piloto da Red Bull / KTM Racing, Ken De Dycker, subiu para a terceira posição na classificação da MX1 depois de sua performance excelente no MXGP da Holanda. O piloto belga está se sentindo melhor que nunca com sua KTM e dominou a segunda bacteria do GP e só perdeu a vitória no overall por apenas dois pontos. De Dycker está completamente motivado a vencer um Grand Prix esse ano, mas sabe que sera muito difícil de derrotar Cairoli na Itália.

A quarta posição na categoria MX1 é atualmente ocupada pelo piloto da Kawasaki Racing, Gautier Paulin, que subiu no pódio nos dois primeiros Grand Prix desta temporada, mas ele só terminou em sexton em Valkenswaard. O piloto francês sempre obteve ótimos resultados na Itália, vencendo sua estréia na MX1 do Grand Prix em Fermo em 2011, então ele com certeza sera um piloto a se observer nesse final de semana.

Paulin face 2013 pre

Gautier Paulin

Kevin Strijbos da Rockstar Energy Suzuki World teve um início de temporada consistente e sua Terceira posição na segunda corrida do GP Holandês provou que ele pode ser um piloto brigando pelas primeiras posições. No momento, o belga é o quinto no ranking de pontuação, mas Evgeny Bobryshec da Honda World Motocross está apenas dois pontos atrás dele e o russo está completamente motivado neste final de semana depois de subir no pódio em Valkenswaard.

Tommy Searle é o sétimo empatado na pontuação com o russo e Rui Gonçalves é o oitavo, enquanto Tanel Leok e Joel Roelants completam o top 10.

Para David Philippaerts e Davide Guarneri o Grand Prix de Trentino será especial, eles estarão correndo em casa e contaram com todo o apoio de seus fãs para terminar entre os top 10 na categoria MX1 e melhorar suas posições no ranking.

Steven Frossard da Monster Energy Yamaha ainda é uma incognita para o final de semana. O piloto francês operou o dedo do pé há duas semanas, então ele ainda não tem certeza se poderá correr neste final de semana em Arco di Trento.

Categoria MX2

Jeffrey Herlings da Red Bull KTM continua sendo o piloto a ser batido na categoria MX2, ele venceu todas as corridas até agora com grande autoridade. No final de semana passado ele teve um desafio difícil largando por for a do gate, mas mesmo largando da última posição, o holandês conseguiu vencer as duas baterias. O MXGP de Trentino sera o quarto GP da temporada e Herlings já está liderando o ranking com 49 pontos na frente do Segundo classificado Jordi Tixier.

Herlings waves 2013 valk

Jeffrey Herlings

O MXGP da Holanda foi muito importante para o piloto Jordi   Tixier que voltou ao pódio depois de não ter tido um bom começo de temporada no Qatar e na Tailândia. O piloto francês recuperou a confiança com sua KTM e ele largou na frente nas duas baterias em Valkenswaard e ele até liderou a corrida por várias voltas. Este final de semana Tixier está determinando a repetir o feito e brigar por seu principal objetivo deste ano que é vencer um Grand Prix.

O piloto da equipe Wilvo Nestaan JM Racing KTM, Romain, Febvre, que é o atual terceiro colocado no ranking da MX2, não participará do Grand Prix de Trentino neste final de semana porque ele fraturou a fibula (osso da perna) treinando na Bélgica na última semana. Consequentemente, Glenn Coldenhoff da Standing Constructu KTM subirá pelo menos uma posição no ranking se ele for bem no final de semana, já que ele é o único com um ponto atrás de Febvre na classicação da MX2. O piloto holandês venceu a corrida classificatória da MX2 em Valkenswaard, mas ele perdeu o pódio, então sua meta no final de semana é ser consistente e terminar no pódio na Itália.
José Butrón piloto da Silver Action KTM é o quinto no ranking da MX2, com 23 pontos atrás de Coldenhoff. Em Valkenswaard, o piloto espanhol sofreu um grande acidente na segunda corrida que o impediu de completar a bateria. Butrón não sofreu lesões sérias com o acidente, mas não marcou pontos e por isso que a diferença de pontos é tão grande entre o quarto e o quinto colocados.

Max Anstie, que terminou em terceiro na primeira corrida do MXGP da Holanda, é o atual sexto colocado no ranking e pretende ter um final de semana consistente para subir no pódio e subir na classificação. Christophe Charlier está atras de Anstie por um ponto, na sétima colocacação, e Dean Ferris, que ainda se recupera de algumas lesões que sofreu dias antes do Grand Prix holandês, está com apenas três pontos atrás do piloto inglês.

Jake Nicholls, que obteve seu pódio de estréia no MXGP em Valkenswaard, é o atual nono colocado na classificação da MX2 e Julien Lieber fecha o top 10. Alessandro Lupino, que é o 12º atrás de Pocock, está ansioso para correr neste final de semana diante a multidão de conterrâneos e tentar terminar entre os cinco primeiros pilotos da categoria MX2. O italiano terá o Americano Jimmy Decotis como companheiro de equipe no restante da temporada, já que Arnaud Tonus ainda não se recuperou de sua lesão na perna.

decotis 2013 sand

Jimmy Decottis

Valentin Teillet, que perdeu o MXGP holandês devido a um acidente que sofreu em Romagné antes do Grand Prix, voltará as pistas neste final de semana em Arco di Trento e ele espera terminar entre os top 10.

Compartilhe este conteúdo

Comentários

é Editor do Mundocross, site que foi lançado por causa de sua paixão por Motocross e Supercross. Em 1990 ele começou a escrever sobre motos no Jornal VS, em São Leopoldo, no RS, numa coluna onde escrevia sobre Trilhas, Enduro e Motocross. Depois também escreveu para o Jornal O Pódium, Revista Moto Action. Nestes 24 anos teve experiências em eventos internacionais, como Mundiais de Motocross, AMA Supercross, AMA Motocross, Motocross das Nações e US Open Supercross.

Desenvolvido por GetFly