Prévia do Mundial de Motocross em Portugal

Por Mariah Morgado | Fotos por Divulgação | 03 de Maio de 2013 - 18:55

O campeonato Mundial de Motocross vai realizar neste fim de semana, 4 e 5 de maio, o sexto GP da temporada, e o evento será no solo caracteristicamente vermelho de Agueda, no norte de Portugal. Os pilotos do Mundial de Motocross MX1 / MX2 tiveram quase duas semanas para se recuperarem do Grand Prix da Bulgária, e Antonio Cairolli e Jeffrey Herlings contunuam sendo os favoritos para subir mais uma vez no topo do pódio em Portugal e continuarem liderando confortavelmente a classificação da MX1 e da MX2.

Será um fim de semana movimentado. Os pilotos da MX1 e MX2 vão dividir o local com os jovens talentos do Motocross que fazem parte do campeonato Europeu. Além do Mundial de Motocross MX1 e MX2, a pista portuguesa também sediará a segunda etapa do campeonato Europeu de Motocross 125 2T e a primeira etapa do campeonato Europeu de Motocross 250 2T.

Devido ao número magnificamente elevado de inscrições nos dois campeonatos (69 nas 125 e 94 nas 250), neste fim de semana haverão mudanças no formato da corrida para permitir que todos os pilotos corram.

Categoria MX1

Antonio Cairoli, equipe oficial da Red Bull / KTM Racing viajou para Portugal com o objetivo principal de vencer a etapa portuguesa e aumentar sua pontuação no ranking da MX1. O italiano perdeu duas vitórias gerais na Bulgária, há duas semanas atrás, e ele também perdeu a vitória em Agueda no ano passado, terminando em terceiro atrás de Clement Desalle e Gautir Paulin. A última vez que Cairoli venceu em Agueda foi em 2009 com uma dobradinha, então o italiano está determinado a vencer o Grand Prix português nesse fim de semana.

Gautir Paulin da Kawasaki Racing Team chega em Agueda cheio de confiança depois de vencer o GP da Bulgária, batendo pilotos como Cairoli e subindo para a segunda posição na pontuação do ranking da MX1. O piloto francês venceu a segunda bateria do Grand Prix português no ano passado, mas um problema mecânico na primeira bateria impediu-o de subir no top do pódio e ele terminou em segundo no geral. Paulin conhece muito bem a pista portuguesa e mencionou na Bulgária que está preparado para segurar Cairoli e diminuir a distância com o italiano na briga pelo título.

O terceiro colocado no campeonato MX1, com seis pontos atrás de Paulin, é Clement Desalle que voltou a subir no pódio da Bulgária depois de ficar em terceiro no geral. O piloto da Rockstar Energy Suzuki World sabe que vencer em Portugal neste fim de semana seria um ponto importante para ele se quiser continuar brigando pelo título. Na verdade, Desalle conquistou o pódio no GP de Portugal durante os três últimos anos, o que lhe dá uma motivação especial para enfrentar a sexta etapa da temporada.

1305031723desalle 2013

Clement Desalle

Ken De Dycker, companheiro de equipe de Cairoli na Red Bull / KTM Racing, caiu para a quarta posição na classificação da MX1 depois de ficar em sétimo na Bulgária. O piloto belga está ansioso para correr no fim de semana para poder deixar sua performance ruim do último GP para trás e tentar subir novamente no ranking. De Dycker foi o quinto no ano passado em Agueda, então ele tem muitas chances de subir no pódio neste fim de semana.

Kevin Strijbos da Rockstar Energy Suzuki World teve uma de suas melhores performances da temporada na Bulgária, há duas semanas atrás, e na verdade ele perdeu o pódio, empatando com 40 pontos com seu companheiro de equipe, Desakke. O belga é o quinto no ranking no momento, mas ele está com 23 pontos atrás de seu compatriot, De Dycker. Então seu objetivo no fim de semana é correr como fez em Sevlievo e tentar obter seu primeiro pódio da temporada.

Tommy Searle que é o atual sexto colocado no campeonato, mostrou um grande avanço nos dois útlimos GPs da temporada, principalmente em suas largadas. Searle agora anda junto dos pilotos de ponta no início de cada bacteria, mas ele vai perdendo o ritmo até o final da bateria, perdendo a briga pelo pódio. Ano passado ele foi o segundo na categoria MX2, então Agueda é uma pista que se adequa ao piloto inglês.

O piloto da casa,Rui Gonçalves, está ansioso para correr mais uma vez em sua terra natal neste fim de semana e enfrenta o Grand Prix português, sendo o sétimo no campeonato.

1305021027rui goncalves 2013

Rui Gonçalves

Max Nagl é o oitavo e Xavier Boog, que vai ficar de for a nos dois próximos Grand Prix devia a sua lesão do pé direito, é o nono. Evgeny Bobryshev é o atual décimo colocado no ranking de pontos e ele vai tentar correr neste fim de semana depois de ter ficado de for a nos dois últimos GP devido a uma fratura no tornozelo.

Pódio da categoria MX1 no GP de Portugal 2012
1. Clement Desalle
2. Gautier Paulin
3.
Antonio Cairoli

Piloto que fez a volta mais rápida nos treinos cronometrados : Antonio Cairoli

Categoria MX2

Jeffrey Herlings, piloto da equipe oficial Red Bull / KTM Racing continua invicto e ele entrará na etapa portuguesa nesse fim de semana liderando a categoria MX2 com 65 pontos de vantagem sobre o segundo classificado, Jordi Tixier. Seu objetivo principal é continuar vencendo todas as baterias da temporada, mas agora ele também está prestando atenção nos tempos de volta dos pilotos da MX1 para continuar aprimorando sua velocidade.

1304301034Herlings tixier podium 2013

Jeffrey Herlings

Seu companheiro de equipe, Jordi Tixier, teve uma melhora incrível desde o Grand Prix da Holanda. Desde então o piloto da Red Bull KTM Factory Racing tem corrido com os pilotos de ponta e liderou várias voltas nos três últimos GPs. Tixier está ciente da superioridade de seu colega de equipe, mas ele continuará lutando para vencer corridas e porque não vencer seu principal Grand Prix.

Glenn Coldenhoff da Standing Construct KTM continua em terceiro no ranking de pontuação da MX2, mas ele não tem corrido com os pilotos de ponta no último Grand Prix. O piloto holandês começou a temporada brigando pelas posições do top 3 e ele esteve muito próximo de subir no pódio, então ele só precisa acreditar em si mesmo e obter seu tão esperado pódio.

Um piloto que vem ganhando consistência a cada corrida é Jose Butrón da Silver Action KTM, que agora é o quarto no ranking. O piloto espanhol já subiu duas vezes no pódio, na Tailândia e em Arco di Trento, e na Bulgária estava correndo novamente entre as posições do top 5. Neste fim de semana, Butrón vai contar com muitos apoiadores espanhóis que vão dirigir até Agueda para apoiá-lo e talvez vê-lo no pódio mais uma vez.

Christophe Charlier da Monster Energy Yamaha completa o top 5 da classificação da MX2 e está com apenas seis pontos atrás de Butrón. O piloto francês provou ter velocidade e talent para brigar pelo top 3, mas ainda lhe falta um pouco de confiança para brigar pelas posições do top desde o início da corrida até a bandeira quadriculada. Neste fim de semana ele tem outra oportunidade de mostrar seu potencial, subir no pódio e se aproximar do top 3 do ranking da MX2.

O piloto britânico Max Anstie também mostrou grande velocidade e um excelente ritmo na Bulgária e nesse ano ele já ficou em terceiro em duas corridas, uma na Tailândia e a outran a Holanda. Anstie atualmente ocupa a sexta colocação no ranking, seguido de Dean Ferris e Alessandro Lupino que obterve seu pódio de debutante de Grand Prix na Bulgária, há duas semanas. Jake Nicholls está na nona posição e Romain Febvre, que ainda se recupera de sua fratura na fibula, complete o top 10.

Pódio da categoria MX2 no GP de Portugal 2012
1. Jeffrey Herlings
2. Tommy Searle
3. Jeremy Van Horebeek

Piloto que fez a volta mais rápida nos treinos cronometrados : Jeffrey Herlings

Compartilhe este conteúdo

Comentários

é Editor do Mundocross, site que foi lançado por causa de sua paixão por Motocross e Supercross. Em 1990 ele começou a escrever sobre motos no Jornal VS, em São Leopoldo, no RS, numa coluna onde escrevia sobre Trilhas, Enduro e Motocross. Depois também escreveu para o Jornal O Pódium, Revista Moto Action. Nestes 24 anos teve experiências em eventos internacionais, como Mundiais de Motocross, AMA Supercross, AMA Motocross, Motocross das Nações e US Open Supercross.

Desenvolvido por GetFly