Pista de Maggiora pronta para o GP da Itália de MX

Por Mariah Morgado | Fotos por Divulgação | 14 de junho de 2013 - 21:42

Desde o anúncio do retorno da pista clássica de Maggiora para o campeonato Mundial de Motocross, surgiram muitas expectativas ao redor do Grand Prix italiano. Finalmente o dia chegou, e durante este fim de semana, 16 de junho, quatro categorias (MX1, MX2, MX3 e WMX) irão correr na pista renovada de Maggiora, localizada a alguns quilômetros de Milão, no norte da Itália.

Durante o Grand Prix da Itália, o presidente da Youthstream, Sr Giuseppe Luongo, vai comemorar seu 30º aniversário como promotor e ele não podia ter escolhido um lugar melhor do que Maggiora para comemorar. O lugar onde ele organizou o memorável Motocross das Nações de 1986.

MX1
Este final de semana será muito especial para Antonio Cairoli, da equipe Red Bull KTM Factory Racing, que estará correndo em casa em busca de sua 60ª vitória de Grand Prix e se aproximar do sétimo título mundial. Depois do último final de semana, no Grand Prix da França, o italiano tem estado muito ocupado com compromissos com a imprensa e ele agora está visando correr na pista espetacular de Maggiora, diante de sua torcida conterrânea.

1306132132Cairoli4

Antonio Cairoli

Gautier Paulin, da equipe Kawasaki Racing, perdeu a vitória no overall no fim de semana passado no GP dentro de casa, mas o segundo lugar assegurou sua atual segunda posição na classificação do campeonato. O piloto francês já admitiu diversas vezes que ele adora correr na Itália. Na verdade, Paulin venceu o Grand Prix italiano em 2011, em Fermo, em sua estréia na categoria MX1. Então está garantida uma boa corrida para o fim de semana.

No momento, o piloto da Rockstar Energy Suzuki World, Clement Desalle, continua na terceira posição na classificação da MX1 e depois de seu terceiro lugar no overall na França, está com doze pontos atrás de Paulin. O piloto belga teve algumas dificuldades durante a corrida classificatória no Sábado, em Ernée, mas no domingo tudo estava de volta ao normal, então ele está preparado para subir no pódio mais uma vez ou até mesmo uma vitória no overall.

Ken De Dycker, da equipe Red Bull KTM Factory, terminou em sexto no overall da França e mesmo que ele ainda seja o quarto colocado na classificação, o belga está a 32 pontos atrás de seu compatriota, Desalle. De Dycker admitiu na semana passada que tem sentido dores nas costas e ele não pôde treinar com sua KTM como gostaria, mas agora que sua rotina de treinamentos está voltando ao normal, ele espera brigar pelo pódio no próximo GP.

A quinta posição da classificação da MX1 é de Kevin Strijbos, piloto da Rockstar Energy Suzuki World, que vai viajar para Maggiora determinado a correr por outro pódio e se aproximar do compatriota De Dycker na classificação do campeonato. Para Strijbos, e também para a maioria dos pilotos da MX1, será a primeira vez que irá correr em Maggiora, então se pode esperar qualquer coisa do fim de semana.

Tommy Searle, que está apenas a quarto pontos atrás de Strijbos, começa a segunda metade de sua temporada novata na categoria MX1 e o GP em Ernée provou que ele está progredindo bem na adaptação de sua Kawasaki 450cc. Max Nagl é o sétimo colocado no campeonato e vai fazer o seu melhor no fim de semana para conseguir largadas boas e correr em busca das três primeiras posições.

Jeremy Van Horebeek teve um de seus melhores finais de semana da temporada em Ernée com o resultado de quinto lugar no overall, então neste final de semana ele vai partir com tudo para ficar entre as cinco primeiras posições ou até mesmo as três primeiras. O belga é o oitavo colocado na classificação da MX1. Completando o top 5 temos Rui Gonçalves e David Philippaerts, que estará correndo em casa no fim de semana e fará seu melhor para ficar entre os cinco primeiros. Evgeny Bobryshev está na 11ª posição e mesmo que esteja lutando com sua lesão na perna, ele vai dar o melhor de si para andar entre os melhores pilotos da MX1 neste final de semana.

Para Davide Guarneri, que é o atual 14º no campeonato, também será um fim de semana muito especial. Ele também está correndo em casa e terá muitos fãs apoiando-o em Maggiora.

Steven Frossard ainda não está pronto para correr neste fim de semana e a Monster Energy Yamaha decidiu dar uma oportunidade a Billy Mackenzie, a de correr o Grand Prix da Itália, já que o australiano se destacou no campeonato australiano de motocross.

O americano Jeff Alessi, irmão de Mike Alessi, vai participar do nono Grand Prix do Campeonato Mundial de Motocross neste fim de semana a convite da JK SKS Gebben Racing, e ele está determinado a fazer o seu melhor, mesmo que não esteja em sua melhor forma.

MX2
Jeffrey Herlings, da Red Bull KTM Factory Racing, somou sua 24a vitória de GP em Ernée na semana passada e ele está apenas a três vitórias do melhor de todos, o piloto holandês Dave Strijbos. Herlings está ansioso para correr em Maggiora neste fim de semana e também escrever seu nome na história dessa pista mítica.

O piloto da Red Bull KTM Factory Racing, Jordi Tixier, perdeu o pódio do Grand Prix dentro de casa na semana passada, mas continua sendo o vice do campeonato da MX2 com 40 pontos confortáveis na frente de José Butrón, que é o terceiro colocado. O piloto francês está determinado a voltar a subir no pódio na Itália, começando com uma boa corrida classificatória no sábado.

José Butrón, da KTM Silver Action, teve muitos problemas em Ernée, mas ele conseguiu se manter na terceira posição na classificação. O piloto espanhol está ansioso em correr em Maggiora já que ele é muito bom em terreno duro e novamente vai dar tudo de si para conseguir outro pódio. Depois do Grand Prix francês, Butrón viajou para a Itália e foi direto ao centro de comando de sua equipe para se preparar para o evento.

Glenn Coldenhoff, da Standing Construct KTM, mais uma vez não teve tanta sorte na França e ele agora está com 10 pontos atrás de Butrón. O piloto holandês está se esforçando ao máximo para tentar obter os resultados consistentes que tem perdido, então pode ser em Maggiora que veremos Coldenhoff brigando por um lugar no pódio do modo como ele fazia no início da temporada.

Completando os cinco primeiros colocados na pontuação do campeonato da MX2 temos Christophe Charlier, da Monster Energy Yamaha, que teve seu primeiro pódio da temporada no último fim de semana em Ernée. Esse resultado foi muito positivo para o piloto francês e agora ele deve ter recuperado sua confiança para brigas por um resultado no top 3 em cada um dos próximos eventos.

Dean Ferris obteve sua primeira pole da temporada em Ernée, mas ele ficou de for a do top 3 no domingo. O australiano é o sexto na classificação do campeonato e vai se esforçar ao máximo para subir no pódio do Grand Prix da Itália. Max Anstie teve dificuldades em encontrar o melhor ajuste para ele ficar entre os 10 melhores no ultimo Grand Prix. O piloto inglês é o sétimo no campeonato, com quarto pontos atrás de Ferris e ele pretende obter um bom resultado neste fim de semana.

Jake Nicholls fez uma corrida incrível em Ernée e conseguiu liderar a segunda corrida por uns momentos, então ele tentará fazer duas boas largadas em Maggiora para andar com o grupo da frente e tentar conseguir outro pódio.

Alessandro Lupino estará correndo em casa no fim de semana e seu sonho é subir no pódio de novo diante dos fãs italianos, como fez Dylan Ferrandis na França. Lupino e Ferrandis são os nono e décimo colocados, respectivamente, na pontuação da categoria MX2.

1306111558Ferrandis

Dylan Ferrandis

Michael Leib volta a correr no Campeonato Mundial MX2 neste fim de semana, com a estrutura da Honda Gariboldi. O piloto americano obteve sua estréia no pódio da MX2 em Fermo, no ano passado, então voltar ao mundial na Itália é muito especial para ele.

MX3
Maggiora vai sediar também a quinta etapa do Campeonato Mundial MX3 que está mais emocionante do que nunca. Quatro pilotos são candidatos à vitória no overall. Klemen Gercar vai correr na etapa italiana com o plate vermelho em sua moto Honda, mas Matthias Walkner e Gert Krestinov, segundo e terceiro colocados na classificação do campeonato, não facilitarão as coisas para o esloveno. O quarto colocado com apenas dois pontos atrás desses três, Martin Michek, é outro candidato disputando a vitória no overall neste fim de semana.

WMX
O Campeonato Mundial Feminino de Motocross vai celebrar a terceira etapa neste final de semana em Maggiora, onde a atual dona do plate vermelho Chiara Fontanesi terá mais apoiadores do que nunca. Megan Rutledge e Natalie Kane estão em segunda e terceira colocadas na classificação do campeonato e Stephanie Laier, que está em quarta, vai dar o seu melhor no final de semana para subir no pódio mais uma vez e entrar no top 3.

Compartilhe este conteúdo

Comentários

é Editor do Mundocross, site que foi lançado por causa de sua paixão por Motocross e Supercross. Em 1990 ele começou a escrever sobre motos no Jornal VS, em São Leopoldo, no RS, numa coluna onde escrevia sobre Trilhas, Enduro e Motocross. Depois também escreveu para o Jornal O Pódium, Revista Moto Action. Nestes 24 anos teve experiências em eventos internacionais, como Mundiais de Motocross, AMA Supercross, AMA Motocross, Motocross das Nações e US Open Supercross.

Desenvolvido por GetFly