Prévia do AMA Motocross em Budds Creek

Por Mariah Morgado | Fotos por Divulgação | 20 de junho de 2013 - 9:57

Neste sábado, a pista de Budds Creek, localizada no sul de Maryland, receberá os melhores pilotos do mundo para a quinta etapa do AMA Motocross 2013. A 23ª edição do AMA MX em Budds Creek, circuito que está localizado na cidade de Mechanisville, fica a apenas uma hora da capital norte-americana, e será o palco de mais uma incrível etapa da história do AMA Motocross. 

O atual líder da pontuação e campeão de 2011, Ryan Villopoto, vai ficar lado a lado do atual campeão, Ryan Dungey, na categoria 450, enquanto Ken Roczen e Eli Tomac irão ambos tentar ser o segundo o vencedor consecutivo na categoria 250 e Marvin Musquin vai tentar assegurar sua terceira vitória consecutiva em Budds Creek.

Roczen-2013-mx-color

O piloto da Monster / Kawasaki, Ryan Villopoto, capturou sua terceira vitória de overall da temporada em High Point, quando venceu as duas baterias, somando até agora sete vitórias de bateria.  A temporada bem sucedida de Villopoto lhe rendeu uma vantagem considerável pra a quinta etapa neste sábado e ele pretende ampliar sua pontuação e liderança em Budds Creek.

O único piloto que pode derrotar Villopoto nessa temporada é Ryan Dungey, da equipe KTM, que está na segunda colocação do campeonato. Dungey assegurou a vitória no overall no Tennessee quando venceu a segunda bateria. Essa, somada ao terceiro lugar na primeira bateria, permitiu que Dungey superasse os resultados de Villopoto (1º e 4º lugares) do dia. Vencer em Budds Creek não é novidade para o nativo de Minnesota, ele venceu na mesma pista em 2010 e 2012.

698

Adicionalmente, Dungey é o único piloto a subir no pódio em todas as oito baterias até o momento e vai tentar sua segunda vitória de 2013 em Budds Creek.

Em sua primeira temporada complete na categoria 450, Justin Barcia da equipe Honda Muscle Milk, está se virando sozinho entre os pilotos mais condecorados do esporte. O destaque de Barcia nesta temporada foi na 3ª etapa quando ele disputou com Villopoto e Dungey nas duas baterias, terminando a etapa na segunda posição do overall. Atualmente, Barcia é o terceiro no campeonato com sua sequência de finalizações entre o top 5. Ele é seguido por seu colega de equipe, Trey Canard, na pontuação e Mike Alessi, da Smartop/MotoConcepts Racing, ocupa a quarta colocação.

Na última etapa, o piloto Monster / Pro Circuit / Kawasaki, Tyla Rattray, subiu pela primeira vez em sua carreira no pódio da categoria 450, depois de ficar em quarto colocado nas duas baterias. Rattray, que já venceu em Budds Creek na categoria 250, está ansioso para disputar por outro pódio na categoria 450 neste final de semana.

Rattray-rd-2-2013-mx

Ao longo das quarto primeiras etapas da competição da categoria 250, três pilotos diferentes subiram no degrau mais alto do pódio. Na última etapa, na Pensilvânia, Marvin Musquin se tornou o primeiro vencedor repetido na categoria 250, superando o colega de equipe, Ken Roczen, e ficando com a vitória do overall. Entretanto, foi só na segunda bateria em High Point que Musquin assegurou sua primeira vitória de bateria da carreira nos Estados Unidos.

Roczen tem sido o piloto mais dominante na categoria 250 nesta temporada, vencendo cinco das oito baterias até agora e também chegando na 5ª etapa como o líder na pontuação. Mas somados ao seu colega de equipe, Musquin, Roczen tem diversos pilotos em sua cola na busca pelo campeonato. O piloto da Geico / Honda, Eli Tomac, é o segundo colocado do campeonato, com apenas cinco pontos atrás de Roczen e sete pontos na frente de Musquin. Tomac capturou a vitória no overall em casa, no Colorado, e assegurou sua segunda vitória de bateria na semana seguinte no Tennessee, provando que ele será um concorrente ao lado da dupla da equipe oficial KTM para esta temporada.

Marvin-Musquin-cropped-2013-mx

Atualmente no meio de sua terceira década no calendário do AMA Motocross, Budds Creek é uma das pistas mais famosas do calendário do campeonato. Localizada próxima da capital norte-americana, é uma parada popular tanto para pilotos, quanto para fãs, graças a suas linhas de visão emocionantes, e mudanças de altitude num terreno desafiador. A instalação já produziu alguns dos momentos mais memoráveis do Motocross Americano desde que sediou sua primeira corrida do Nacional de Motocross americano em 1989.

699

O AMA Motocross em Budds Creek vai começar no sábado, 22 de junho, em Mechanicsville, Maryland, a partir das 14:00 horas, horário de Brasília. Assistam ao vivo aqui pelo site Mundocross.  A segunda bateria da categoria 450 começa as 16:00 horas e a segunda bateria da 250 será as 17:00 horas.

Compartilhe este conteúdo

Comentários

é Editor do Mundocross, site que foi lançado por causa de sua paixão por Motocross e Supercross. Em 1990 ele começou a escrever sobre motos no Jornal VS, em São Leopoldo, no RS, numa coluna onde escrevia sobre Trilhas, Enduro e Motocross. Depois também escreveu para o Jornal O Pódium, Revista Moto Action. Nestes 24 anos teve experiências em eventos internacionais, como Mundiais de Motocross, AMA Supercross, AMA Motocross, Motocross das Nações e US Open Supercross.

Desenvolvido por GetFly