10 motivos para ficar ligado no AMA Motocross amanhã

Por Mariah Morgado | Fotos por Divulgação | 21 de junho de 2013 - 16:22

Atrasado
O mundo do Motocross tem esperado a um longo tempo pela estreia profissional de Adam Cianciarulo, e depois de adiar sua primeira aparição como profissional por quatro etapas devido a uma infecção alimentar, o garoto sensação amador finalmente vai chegar no nível profissional neste sábado em Budds Creek. Como ele vai se sair ? Se Cooper Webb, que disputava acirradamente com Cianciarulo no nível amador, puder ser usado como ferramenta de avaliação, AC pode se sair muito bem. Webb ficou em quinto na primeira bateria em Hangtown e até mesmo liderou um pouco a primeira bateria em Muddy Creek, seguindo para High Point onde ele ficou em 6º e 11º, levando a 8ª posição no overall. Será que Cianciarulo vai fazer igual, pior ou melhor do que o desempenho de seu oponente das categorias de base em Budds Creek ?

Bubba está de volta ?
Com Ryan Villopoto, Ryan Dungey, Justin Barcia e outros mais, todos na categoria 450 nessa temporada, não pode se esperar que James Stewart imponha a mesma tocada dominante que teve em 2008 quando ele foi literalmente perfeito durante todo o campeonato. Entretanto, ninguém esperava também que ele ficaria entre os dez primeiros como aconteceu na primeira bateria em High Point !!! Nós vimos no que (nós sabemos) James é capaz de fazer quando ele assumiu a liderança e segurou a posição por cinco voltas na segunda bateria em High Point antes de Villopoto o alcançar, e depois Stewart saiu da corrida devido a problemas mecânicos. Cinco meras voltas de glória não são nada comparadas aos padrões do antigo Stewart. Mas Stewart disse em entrevista depois daquela corrida que ‘Bubba está voltando em Budds Creek. Estou providenciando isso.’ Pelo o que parece, ele está pronto para sair da maré de azar neste final de semana em Budds Creek. Será ?

s780_060113450_podium

Justin Barcia, Ryan Dungey e Ryan Villopoto

O benfeitor
Falando de pilotos em dificuldades, o campeão 2009 da categoria 450, Chad Reed, com certeza está nessa lista. Enquanto ele admite que alguns problemas de saúde fora da ação estejam o atrasando, ele escolheu não compartilhar todos os detalhes com a mídia. O que ele disse foi que ele acredita que a semana de folga vai provar ser muito boa e que ele estará muito melhor em Budds Creek. Será que sua previsão vai se realizar neste fim de semana ?

O raio
O piloto da KTM, Marvin Musquin se tornou o primeiro piloto da categoria 250 a ter duas vitórias consecutivas no AMA Motocross 2013, quando ele venceu no overall pela segunda vez consecutiva na temporada, duas semanas atrás em High Point. Aquela vitória que foi especialmente impressionante, não veio devido ao azar de nenhum de seus concorrentes. Musquin conquistou a vitória com dificuldade, e fazendo uma segunda bateria impecável mesmo tendo seu colega de equipe, Ken Roczen, grudado na sua roda traseira durante a maioria da corrida. Depois daquele desempenho, é seguro afirmar que Musquin está andando melhor do que já foi visto antes nos Estados Unidos. Será que ele vencerá pela terceira vez em Budds Creek ?

s780_060313muddypitbits033

Marvin Musquin

Atingindo as expectativas
Vamos concordar. Tyla Rattray está muito, muito melhor no Motocross do que ele é no Supercross. Seu currículo de Supercross é quase em branco, enquanto sua lista de conquistas no Motocross incluiu um campeonato Mundial MX2 e múltiplas vitórias na categoria 250 do AMA Motocross. Tendo isso em mente, é seguro afirmar que seu valor vem dos resultados no AMA Motocross. O problema é que ele não estava correndo em um nível que ele era capaz durante as três primeiras etapas. Em Hangtown foi a dobradinha na 9ª colocação das baterias e 9º no overall, em Thunder Valley foram as 7ª e 10ª colocações nas baterias e 8º no overall e em Muddy Creek foram as 11ª e 38ª colocações nas baterias e 17º no overall. Os resultados não foram marcantes, mas depois de algumas mudanças na suspensão e no motor (Rattray sentia que sua PC KX450F tinha força demais), Rattray desempenhou muito bem em High Point, fazendo uma dobradinha na 4ª colocação nas baterias e ficou em 3º no overall. Rattray vai usar os novos acertos para continuar subindo no pódio amanhã ?

Repetição de desempenhos ?
Os atuais campeões do AMA Motocross, Ryan Dungey, da KTM, e Blake Baggett, da Pro Circuit / Kawasaki, com certeza estão se mostrando melhores do que os campeões 2011 na temporada passada. Os donos dos plates #1, Ryan Villopoto e Dean Wilson, nem completaram uma única bateria no ano passado !!! Mesmo assim, os campeões precisam de pontos neste fim de semana. Dungey já venceu duas vezes em Budds Creek (2010 e 2012) e gostaria de se tornar o primeiro vencedor consecutivo em Budds Creek na categoria 450 desde as oito vitórias consecutivas de Ricky Carmichael de 2000 a 2007. Baggett foi o campeão da categoria 250 do ano passado em Budds, com sua diferença de pontos crescendo para o fim de semana. Será que os dois avançarão ?

s780_060313muddypitbits006

Blake Baggett

A cidade de Tickle
No ano passado, Broc Tickle teve uma temporada medíocre na categoria 450 com um pódio em Budds Creek, o primeiro pódio de overall em um AMA Motocross em sua carreira. A partir daí, ele teve um bom campeonato. Broc também subiu no pódio em uma bateria das 250 em Budds em 2011. O nativo da Carolina do Norte disse que ele passou muito tempo correndo em Budds Creek enquanto crescia e seus resultados mostram seu conhecimento. Será que ele pode subir no pódio de novo nessa pista este ano ?

Sipes surpreendente
Ryan Sipes, da equipe semi-oficial Suzuki, está quase no topo da lista de todo mundo das surpresas das 450 por quatro etapas. Sipes está acostumado com as 450. Terminou a categoria em 2010 em oitavo colocado, e sendo um dos rapazes mais altos no circuito é provavelmente mais adequado para as motos grandes. Embora ele tem estado no limiar dos cinco primeiros por toda a temporada, incluindo o desempenho na sexta posição nas duas baterias em High Point, Sipes ainda precisa avançar. Será que Budds Creek vai prover a plataforma para o piloto do Kentucky ?

O outro novato
O produto da Millsaps Training Facility (MTF – Centro de Treinamento do Millsaps) Joey Savatgy tem sido bem prudente durante sua campanha novata, algo que mesmo as honras do Novato do Ano do AMA Supercross 2013 não mudou. Finalmente Savatgy quebrou as barreiras dos debates sobre Webb, Martin e Cianciarulo com seu quinto lugar na segunda bateria em High Point. Será que o piloto FMF / Orange Brigade / KTM poderá continuar colocando seu nome nos debates sobre o Novato do Ano do MX em Budds Creek ?

Protagonista adicionado
Novos protagonistas é algo que a categoria 250 não necessita. Mas com o retorno de Wil Hahn, da Geico / Honda, de uma lesão no punho, é exatamente isso que a categoria vai receber. O campeão 2013 da 250 Supercross Região Leste vai estrear no AMA Motocross 2013 em Budds Creek amanhã. Hanh será um novo elemento, mas onde que ele se encaixa dentro da categoria ainda está aberto a debates.

Compartilhe este conteúdo

Comentários

é Editor do Mundocross, site que foi lançado por causa de sua paixão por Motocross e Supercross. Em 1990 ele começou a escrever sobre motos no Jornal VS, em São Leopoldo, no RS, numa coluna onde escrevia sobre Trilhas, Enduro e Motocross. Depois também escreveu para o Jornal O Pódium, Revista Moto Action. Nestes 24 anos teve experiências em eventos internacionais, como Mundiais de Motocross, AMA Supercross, AMA Motocross, Motocross das Nações e US Open Supercross.

Desenvolvido por GetFly