Mudanças de regras no Mundial de Motocross

Por Mariah Morgado | 24 de junho de 2013 - 9:06

A Comissão do Grand Prix de Motocross / SuperMoto, formada por Giuseppe Luongo, presidente da Youthstream, Messrs Wolfgang Srb, Diretor do CMS / FIM e Takanao Tsubouchi, secretário-geral da Associação de Fabricantes de Motos (Motorcycle Manufacturers Association Sports – MSMA) se reuniu durante a semana que passou na sede da FIM, em Mies, para determinarem os rumos do Campeonato Mundial de Motocross para o próximo ano. O diretor executivo de esportes da Federação Internacional, o Sr Ignacio Verneda, também compareceu à reunião.

A Comissão adotou unanimemente as seguintes mudanças para o Regulamento de 2014:

1 – Campeonatos Mundiais de Motocross

a. FIM MXGP World Championship (o antigo FIM MX1 Motocross World Championship) – O título “MX1” será alterado para “MXGP”. O nome “MXGP” é para ser usado exclusivamente para o Campeonato Mundial FIM. A utilização desse nome nos níveis Continental ou Nacional não é permitida.

– Categoria: MXGP (antiga MX1)
– Protótipos (motos acima de 175cc até 250cc para 2 tempos e acima de 290cc até 450cc para 4 tempos)
– Formato de corrida para todos os eventos: 2 x 30 minutes + 2 voltas
– Limite máximo de 30 pilotos

b. Campeonato Mundial FIM de Motocross (MX2 Motocross World Championship)

– Categoria: MX2
– Protótipos (motos acima de100cc até 125cc para 2 tempos e acima de 175cc até  250cc para 4 tempos)
– Formato de corrida para todos os eventos: 2 x 30 minutes + 2 voltas
– Limite máximo de 40 pilotos
– Limite máximo de idade: 23 anos
– O Campeão Mundial MX2 pode defender seu título por quantas vezes quiser, mas o limite máximo de idade vai sempre se aplicar.

c. O Campeonato Mundial de Motocross MX3 está abolido.

 

2 – A regra da classificação108% está abolida, mas a direção de Prova da FIM tem a autoridade de impedir um piloto de largar ou ordenar sua retirada do evento se ele não se desempenhar a nível de Campeonato Mundial de Motocross FIM.

– A Super Final está abolida.
– Cada corrida vai premiar os pontos do Campeonato Mundial de acordo com o sistema atual: 25, 22, 20, 18, 16, 15, 14, 13, 12, 11, 10, 9, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2, 1
– O Campeonato Mundial Feminino de Motocross (FIM Women’s Motocross World Championship) vai acontecer junto com as categorias MXGP e MX2 em eventos selecionados.  

3 – A Federação Internacional de Motocross vai discutir o futuro das motos 2 tempos e a paridade entre as motos 2 tempos e 4 tempos com os fabricantes japoneses e europeus.

63570_170479

Compartilhe este conteúdo

Comentários

é Editor do Mundocross, site que foi lançado por causa de sua paixão por Motocross e Supercross. Em 1990 ele começou a escrever sobre motos no Jornal VS, em São Leopoldo, no RS, numa coluna onde escrevia sobre Trilhas, Enduro e Motocross. Depois também escreveu para o Jornal O Pódium, Revista Moto Action. Nestes 24 anos teve experiências em eventos internacionais, como Mundiais de Motocross, AMA Supercross, AMA Motocross, Motocross das Nações e US Open Supercross.

Desenvolvido por GetFly