Brasileiro de Velocross 2013 – 2ª Etapa – Dom Pedrito

Por André Charão | Fotos por Divulgação | 02 de julho de 2013 - 23:29

Em um domingo de muito sol, mais de quatro mil pessoas acompanharam um verdadeiro show proporcionado por cerca de 200 pilotos de várias partes do Brasil e também do Uruguai durante a disputa da segunda etapa do campeonato Brasileiro de Velocross, realizada na cidade de Dom Pedrito. A prova também foi válida pela quarta etapa do Gaúcho da modalidade, disputadas no último domingo, 30 de junho.

Na sexta-feira os pilotos que chegaram ao Motódromo Chico Giacomini foram recepcionados com a chuva, que complicou o acesso dos pilotos aos boxes. No entanto o trabalho do Moto Clube de Dom Pedrito foi fundamental para que todos os visitantes permanecessem bem instalados nos boxes.

Nas primeiras horas da manhã de sábado o famoso ‘vento minuano’ (que vem do sul) deu as boas vindas aos pilotos que não paravam de chegar ao motódromo. O sol começou a mostrar a cara timidamente deixando a temperatura agradável.

A pista sofreu muito com a chuva e precisou ser cortada, passando de 1.350 metros para 1.050 metros. Além disso, a direção de prova decidiu cancelar a sessão de treinos livres marcados para a manhã do sábado, passando para a parte da tarde, com isso, os treinos cronometrados foram cancelados. Nos treinos livres, a pista que apresentava em algumas partes o terreno muito encharcado começou a melhorar. Muitos pilotos que optaram em não participar dos treinos mudaram de opinião e também entraram na pista.

Com as vitórias nas categorias Nacional 230 e Nacional Força Livre  o catarinense Jacson Keil, foi o grande vencedor da segunda etapa do Brasileiro.

Marcelo Maziero (1)

Na luta pelo campeonato na categoria VX2 o também catarinense Marcelo Maziero fez uma prova espetacular liderando a prova de ponta a ponta. Com o resultado Maziero assumiu a primeira colocação na classificação geral.

O atual campeão da categoria VX1, o gaúcho Lucas Basso, venceu a categoria com uma ótima largada em que assumiu a ponta e não largou até levar a bandeirada da vitória. Lucas teve ao seu lado no pódio, o irmão Mateus, segundo colocado, fazendo assim a dobradinha gaúcha na etapa.

lucasvx1

Lucas , Mateus e Maziero foram os mais rápidos na pista de Dom Pedrito. Os três levaram o público ao delírio na disputa das categorias VX2 e VX1.

O presidente da Federação Gaúcha de Motociclismo, Paulo Della Flora, agradeceu muito a calorosa recepção que os pilotos tiveram por parte do Moto Clube e também por parte do público que compareceu em grande número e não arredou o pé da beira da pista nem mesmo com a baixa temperatura vibrando até a última bandeirada. “Foi uma etapa sensacional, o Moto Clube de Dom Pedrito e a prefeitura Municipal estão de parabéns pelo que fizeram”, comentou.

pódio Vx1

Resultados da segunda etapa do Brasileiro de Velocross

Categoria 230
1º – Jacson Keil – São Bento do Sul/SC
2º – Leandro Lemos – Lages/SC
3º – Jordan Martini – Santa Maria
4º – Vinícius Nalin – Pinhalzinho/SC
5º – Gustavo Gusberti – Vila Flores

Categoria Nacional Força Livre
1º – Jacson Keil – São Bento do Sul/SC
2º – Jordan Martini – Santa Maria
3º – Felipe Deloss – Lajeado
4º – Vinício Pilz – Venâncio Aires
5º – Joel da Costa – Ciriaco

Categoria VX3 Nacional
1º – Luciano de Conto – Passo Fundo
2º – Elder Pirolli “Nety” – Tapejara
3º – Amir de Paula – São Bento do Sul
4º – Cézar Silva – Pelotas
5º – Jocemar Magni – Estrela

Categoria VX4 Nacional
1º – Márcio Dal Sólio – Passo Fundo
2º – Elder Pirolli “Nety” – Tapejara
3º – Cézar Silva – Pelotas
4º – Nilton Brignol – Pelotas
5º – Marco Aurélio Farias – Lajeado

Categoria VX4
1º – Giovane Pick – Vera Cruz
2º – Fernando Sanches – Santa Maria
3º – Lauthério Brauch – S. Lourenço do Sul
4º – Elder Pirolli “Nety” – Tapejara
5º – Jack Pitaluga – Santo Ângelo

Categoria VX3
1º – Fernando Sanches – Santa Maria
2º – Fabiano Ribeiro – Passo Fundo
3º – Giovane Pick – Vera Cruz
4º – Rodrigo Volcan – Pelotas
5º – Cleomenes Gomes – Camaquã

Categoria VX2
1º – Marcelo Maziero – Pinhalzinho/SC
2º – Mateus Basso – Gentil
3º – Lucas Basso – Gentil
4º – Jacson Keil – São Bento do Sul
5º – Leandro Lemos – Lages/SC

Categoria VX1
1º – Lucas Basso – Gentil
2º – Mateus Basso – Gentil
3º – Marcelo Maziero – Pinhalzinho/SC
4º – Luis Henrique Zottis – Passo Fundo
5º – Leandro Lemos – Lages/SC

Compartilhe este conteúdo

Comentários

é Editor do Mundocross, site que foi lançado por causa de sua paixão por Motocross e Supercross. Em 1990 ele começou a escrever sobre motos no Jornal VS, em São Leopoldo, no RS, numa coluna onde escrevia sobre Trilhas, Enduro e Motocross. Depois também escreveu para o Jornal O Pódium, Revista Moto Action. Nestes 24 anos teve experiências em eventos internacionais, como Mundiais de Motocross, AMA Supercross, AMA Motocross, Motocross das Nações e US Open Supercross.

Desenvolvido por GetFly