Antes cedo, do que tarde !!! Parte 2

Por Jorge Soares | 25 de julho de 2013 - 19:23

Tem um ditado que diz, antes tarde, do que nunca !! E infelizmente isso se incorporou a cultura nacional, pois nos faz deixar para amanhã, o que poderíamos ter feito ontem. E por que não começarmos a cultivar um outro ditado: Antes cedo, do que tarde !! Felizmente em alguns casos este pensamento já está sendo alterado, e normalmente isto acontece em empresas e entidades com filosofia profissional.

Este texto já foi publicado aqui no site Mundocross no ano de 2011, mas como ele se mantém atual, resolvi reeditar ele, com alguns pontos a mais, relativos ao esporte de duas rodas que tanto amamos. Um destes motivos que me levaram a reeditar este texto é sobre a Seleção Brasileira para o Motocross das Nações 2013. Até agora não se sabe oficialmente se o Brasil terá um time com os melhores na atualidade. Estamos entrando no mês de agosto e logo setembro estará aí, mês em que será disputado o Motocross das Nações na Alemanha.

Um outro ponto é sobre o planejamento do campeonato Brasileiro de Motocross 2014. Os próximos dois a três meses são momentos cruciais para que sejam apresentados projetos e fechados pré-contratos com patrocinadores, e para isto, no mínimo um pré-calendário deve estar pronto.

E falando em calendário, concordo que o Brasileiro de Motocross deva ter etapas em várias regiões do país, pois o nome já diz tudo, campeonato Brasileiro !!! Mas o que deve mudar é que as etapas nas regiões centro-oeste e nordeste, devem ser disputadas em dois finais de semanas seguidos em cada região, para com isto o custo de logística das equipes diminua.

Por que deixar para última hora para fazer estas tarefas importantes ? Por que deixar para divulgar os calendários dos campeonatos Estaduais e Nacionais de Motocross e Supercross, se um dia voltará a ter no Brasil, somente em março, quase começando a temporada ?

Já sei, ok !! Falta tempo, falta estabilidade política, falta estabilidade econômica, falta estrutura, falta patrocínio, falta isto, falta aquilo !! Desculpas é que não faltam. Pelo que vejo, falta estratégia para conquistar patrocínios, falta planejamento para executar os projetos e em alguns casos, falta boa vontade e profissionalismo para fazer acontecer.

Sempre existe desculpa para não ter feito algo dentro do prazo previamente combinado e quase sempre a culpa é colocada em outra pessoa e não em quem era responsável por fazer as coisas acontecerem, e em algumas vezes, nós mesmos !! Tem um ditado que diz assim: Quem quer fazer, acha um jeito. Quem não quer, acha uma desculpa !!

O principal motivo de existência dos Motoclubes, das Federações e da Confederação de Motociclismo é buscar formas de concretizar os anseios dos esportistas e fãs desta categoria. Não podemos ser como o marreco, que não sabe caminhar bem, não sabe nadar bem e não sabe voar bem. Por isto as Federações e a CBM devem se ater aquilo que sabem fazer bem, que é dirigir provas e deixar a parte de marketing para empresas especializadas, a exemplo da AMA, que tem a Feld Motor Sports, como a empresa responsável pela venda dos patrocínios e organização das corridas de Supercross.

Antes da Feld Motor Sports, o AMA Supercross tinha a Live Nation na organização dos eventos, empresa esta que faz os maiores shows no mundo, como da Madonna, por exemplo, e isto a credenciava a promover e organizar o AMA SX, o maior campeonato de Supercross do mundo, e no final todos ganham com isto, os pilotos, público, patrocinadores, AMA e os organizadores.

Já a Feld Motor Sports é uma empresa dedicada a promoção de esportes a motor. A Feld organiza, além do AMA Supercross, o Monster Jam, Arenacross, Thunder Jam e provas de Freestyle Motocross, lhes dando com isto uma grande experiência, o que garante que os eventos organizados por eles sejam de alto nível.

Um bom exemplo de organização é que poucas semanas depois de encerrar a temporada de Supercross, que é disputada no primeiro semestre, a AMA já divulga o calendário próxima temporada, acontecendo o mesmo no Motocross, que é disputada no fim do primeiro semestre e início do segundo.

Pois praticamente tudo que é feito no AMA Supercross, é feito pensando nos fãs, pilotos, equipes e patrocinadores desta categoria, que está entre as mais incríveis e emocionantes categorias de esportes a motor do Mundo. Já aqui no Brasil infelizmente não se sabe claramente pensando em quem são feitas as coisas !!!

Que os bons exemplos da ótima organização do Cross americano sejam usados aqui no Brasil, pois não se pode ter vergonha de copiar o que é sucesso. Continuo torcendo para que estas mudanças venham acontecer, e que sejam… mais cedo, do que tarde !!

LogoMundocross

 

Compartilhe este conteúdo

Comentários

é Editor do Mundocross, site que foi lançado por causa de sua paixão por Motocross e Supercross. Em 1990 ele começou a escrever sobre motos no Jornal VS, em São Leopoldo, no RS, numa coluna onde escrevia sobre Trilhas, Enduro e Motocross. Depois também escreveu para o Jornal O Pódium, Revista Moto Action. Nestes 24 anos teve experiências em eventos internacionais, como Mundiais de Motocross, AMA Supercross, AMA Motocross, Motocross das Nações e US Open Supercross.

Desenvolvido por GetFly