Rinaldi completa 44 anos como referência de mercado

Por Mundo Press Assessoria | Fotos por Divulgação | 28 de agosto de 2013 - 22:16

A Rinaldi completa 44 anos de inovação e qualidade nesta quarta-feira, dia 28 de agosto. Sediada em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, a fábrica de pneus e câmaras de ar tem muito o que comemorar na data. Em mais de quatro décadas de história, somou inúmeras conquistas e hoje é reconhecida como referência de mercado em um segmento repleto de marcas multinacionais.

Da abertura da fábrica em 1969, com área de 15 mil m2 e 60 colaboradores, até a atual liderança no atendimento do mercado de reposição, com 28% de participação segundo a ANIP (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos), muitos fatos ocorreram. Hoje a Rinaldi possui área de 35 mil m2 e 700 empregos diretos, crescendo de acordo com a demanda do mercado, números que a credenciam como uma das empresas mais sólidas do segmento para motocicletas off-road e on-road, motonetas, ciclomotores, tratores agrícolas (linha leve), charretes e industrial (não motorizada).

Como trunfo de sua evolução, a Rinaldi traz a união e a força de seus colaboradores. Muitos deles presenciaram grande parte desta história, como o gerente comercial Sérgio De Paris, o mais antigo da fábrica: são quase 41 anos de serviços e parceria, os quais trazem orgulho a ambas as partes. “A empresa evoluiu desde o princípio, pois acompanhou as novas demandas. Tivemos situações de dificuldades, a ponto de quase encerrarmos as atividades, mas a união da equipe e a participação da gestão atual possibilitaram superar os períodos mais críticos. Crescemos como empresa e marca, conquistando uma posição respeitável no segmento”, explicou.

SONY DSC

Sérgio De Paris

A seriedade em suas atividades refletiu em fortes relações comerciais, dentro e fora do país. “A Rinaldi foi a primeira marca de pneus que comercializamos, há 21 anos, e desde então as duas empresas têm caminhado juntas”, comentou Geraldo Dias, proprietário da Veipeças, do Mato Grosso do Sul. Alcides Ferreira, diretor proprietário da Joya Motors, do Paraguai, reforçou a importância da fábrica gaúcha. “Nossos clientes consideram os produtos excelentes, o que facilita muito a comercialização, e a fábrica acompanha de perto todas as necessidades do mercado. Nossa parceria sempre foi muito harmoniosa”, explicou.

Das pistas para o consumidor

Nos últimos anos, a Rinaldi investiu fortemente nos esportes sobre duas rodas, patrocinando eventos como o Rally dos Sertões, o Bananalama (maior encontro de trilheiros de mundo) e o Campeonato Brasileiro de Motocross. A empresa montou estrutura de ponta para atender os atletas do Team Rinaldi, desenvolvendo os seus produtos nos campos de testes mais duros do país. “A Rinaldi é um exemplo de fábrica nacional, pois se tornou referência no mercado e investe de todas as formas no desenvolvimento de seus produtos. Eu tenho orgulho em contribuir de alguma forma para este processo”, comentou Felipe Zanol, multicampeão das motocicletas e hoje consultor técnico da marca.

Moara Sacilotti, piloto de rally do Team Rinaldi, também acompanha o crescimento da empresa. “Cada vez mais, a Rinaldi conquista credibilidade e investe não apenas em sua linha de produtos, mas na qualidade dos itens. A empresa é 100% brasileira e eu me sinto muito satisfeita em fazer parte desta equipe. Espero que a fábrica cresça ainda mais, pois está no caminho certo”, concluiu.

Para isso, a Rinaldi está sempre atenta às diretrizes do mercado, pronta a criar tendências. “Com o crescimento da demanda interna, não só em motocicletas, mas também no setor automotivo, a Rinaldi irá trabalhar para ampliar a sua atuação no segmento de duas rodas e introduzir novos produtos no mercado de pneumáticos”, antecipou Sérgio De Paris.

História de sucesso

A Rinaldi é referência de mercado na fabricação de pneus e câmaras de ar para motocicletas off-road e on-road, motonetas, ciclomotores, tratores agrícolas (linha leve), charretes e industrial (não motorizada). Com uma área industrial de 35 mil m2, a fábrica conta com 700 colaboradores no processo, utilizando 800 toneladas de matéria prima ao mês.

Desta forma, a Rinaldi caminha a passos largos para atingir a produção mensal de 220 mil câmaras e 250 mil pneus. A companhia vem crescendo conforme a demanda de mercado, sendo líder no atendimento do segmento de reposição, com 28% de participação segundo a ANIP.

A fábrica gaúcha abriu as suas portas em 1969 com foco em material de recauchutagem, contando com área de 15 mil m2, 60 colaboradores e capacidade de produção de 100 toneladas por mês. As câmaras de ar para as linhas automotiva, transporte e industrial foram inseridas em 1974. Seis anos depois, a Rinaldi iniciou a fabricação de pneus e câmaras de ar para as linhas de motocicleta, agrícola, industrial (não motorizada) e charretes.

O investimento na qualificação de colaboradores e dos processos produtivos continuou em crescimento. Em 1999, a fábrica assegurou o selo de qualidade concedido pelo INMETRO, abrindo os caminhos para conquistar a certificação da ISO 9001.

xfabrica_rinaldi

Compartilhe este conteúdo

Comentários

é Editor do Mundocross, site que foi lançado por causa de sua paixão por Motocross e Supercross. Em 1990 ele começou a escrever sobre motos no Jornal VS, em São Leopoldo, no RS, numa coluna onde escrevia sobre Trilhas, Enduro e Motocross. Depois também escreveu para o Jornal O Pódium, Revista Moto Action. Nestes 24 anos teve experiências em eventos internacionais, como Mundiais de Motocross, AMA Supercross, AMA Motocross, Motocross das Nações e US Open Supercross.

Desenvolvido por GetFly