Husqvarna anuncia pilotos para o Mundial de MX 2014

Por Mariah Morgado | Foto por Divulgação | 29 de agosto de 2013 - 20:03

Como já havia sido divulgado há alguns meses, a equipe Husqvarna Factory Racing pretende voltar com força total ao cenário do campeonato Mundial de Motocross na temporada 2014, e para isto terá uma equipe completa nas categorias MX1 e MX2.

Os representantes da nova equipe na MX1 serão o sul africano Tyla Rattray e o australiano Todd Waters. E na MX2 quem vestirá as cores da Husqvarna serão o francês Romain Febvre e o russo Alexandr Tonkov.

Rattray, ex-campeão Mundial da MX2 pela equipe KTM Factory Racing, passou as temporadas recentes competindo no AMA Supercross e AMA Motocross nos Estados Unidos e chegou a ficar em segundo lugar no geral da categoria 250 do AMA Motocross em 2011. Agora com 28 anos, primeiramente ele se mudou da África do Sul para a Alemanha em 2000 para competir internacionalmente e se classificou para suas primeiras corridas do GP em 2001 com apenas 15 anos.

Todd Waters se une a Tyla no gate da MX1 pela Husqvarna. Pentacampeão Júnior do campeonato Australiano e vice-campeão australiano da MX1 em 2012, Waters atualmente corre pela equipe Motorex / KTM Racing na Austrália. Ele superou uma lesão na temporada atual para ficar na segunda posição do campeonato Australiano 2013 depois de nove das dez etapas.

A lenda do Motocross finlandês, Antti Pyrhönen, atualmente na Ice One Racing de Kimi Raikkonen, vai gerenciar a equipe Red Bull / Ice One / Husqvarna Factory e traz em sua bagagem uma fortuna de experiência própria no Motocross e associação pessoal com a marca Husqvarna.

“A Ice1Racing está feliz em receber os nossos novos pilotos Tyla Rattray e Todd Waters, ambos de fora do continente europeu, ao Campeonato Mundial. A nova equipe de fábrica Red Bull / Ice One / Husqvarna objetiva o topo. Nós acreditamos que isso pode ser alcançado com nossa dedicação ao esporte e pelo compromisso de nossos pilotos e suas vontades determinadas de vencer,” comentou o dono da equipe, Kimi Räikkönen.

1308291141tyla-rattray

Tyla Rattray

A equipe também aposta em fortes talentos jovens na categoria MX2 ao adquirir os serviços de dois jovens pilotos promissores, Febvre da França e Tonkov da Rússia.

Apesar dos dois pilotos terem perdidos etapas da temporada atual devido a lesões, Febvre e Tonkov foram competidores jovens de destaque em outras etapas e se classificaram bem em várias corridas individuais. Febvre faturou dois pódios nos Grand Prix fora da Europa nessa temporada e Tonkov faturou o terceiro lugar no pódio de Loket.

Os jovens pilotos estarão sob a orientação experiente do ex-campeão Mundial das 500, pela Husqvarna, o belga Jacky Martens, que sera o chefe de equipe da Wilvo Nestaan Husqvarna Factory Racing na MX2. Febvre já é pupilo de Marten nessa temporada 2013 na equipe Wilvo Nestaan JM Racing KTM.

Jacky Martens: “Com Aleksandr Tonkov e Romain Febvre, nós temos dois pilotos talentosos que são capazes de brigar por posições de pódio. Os dois mostraram ótimos resultados nessa temporada, mas devido a suas lesões, perderam muitos pontos. A equipe vai dar uma melhor estrutura para eles para poderem crescer da maneira correta. Nós estamos ansiosos para trabalhar com Aleksandr e Romain no ano que vem e esperamos ver muitas coisas boas com os dois na temporada 2014. Como a equipe de fábrica Husqvarna estou confiante de que marcaremos bons resultados no ano que vem e nos anos que virão.”

Compartilhe este conteúdo

Comentários

é Editor do Mundocross, site que foi lançado por causa de sua paixão por Motocross e Supercross. Em 1990 ele começou a escrever sobre motos no Jornal VS, em São Leopoldo, no RS, numa coluna onde escrevia sobre Trilhas, Enduro e Motocross. Depois também escreveu para o Jornal O Pódium, Revista Moto Action. Nestes 24 anos teve experiências em eventos internacionais, como Mundiais de Motocross, AMA Supercross, AMA Motocross, Motocross das Nações e US Open Supercross.

Desenvolvido por GetFly