Resultados de sábado do Gaúcho de MX em Venâncio

Por Jorge Soares | Fotos por André Charão | 31 de agosto de 2013 - 23:19

As primeiras emoções da quinta etapa do campeonato Rinaldi Gaúcho de Motocross 2013 começaram a agitar a cidade de Venâncio Aires neste sábado, 31 de agosto, quando os pilotos encararam o dia para acelerar na pista montada no Parque do Chimarrão da cidade localizada nos Vales do Taquari e Rio Pardo, no Rio Grande do Sul.

Dentro da pista os pilotos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Uruguai trataram de matar as saudades do campeonato, e os tempos foram sendo pulverizados a cada volta. O destaque dos treinos cronometrados foi Marçal Müller, da cidade de Nova Hartz, piloto da equipe Yamaha / Geração, que fez a volta mais rápida dos treinos cronometrados, cravando 1:20.898 na tomada de tempos da categoria MX Pró.

Marcal

Marçal Müller

O público acompanhou os treinos de perto. Para amanhã a expectativa é de que o entorno da pista do Moto Clube Venâncio Aires – MOCVA, estará lotado. A previsão do tempo marca para o domingo uma instabilidade para a região, com possibilidade de pancadas isoladas de chuva no final do período, nada que possa atrapalhar as disputas nas doze categorias que estarão alinhando no gate à partir das 10:20 horas.

Foram realizados os treinos livres, treinos cronometrados, e também a disputa de três categorias valendo pontos. Seguem abaixo as listas das categorias com a ordem dos pilotos que conquistaram os melhores tempos nos treinos cronometrados, treinos estes que definiram a ordem de entrada na pista na tarde deste sábado, e para as baterias deste domingo, dia 1º de setembro.

Obs. Os tempos dos treinos cronometrados das categorias Feminina A, Feminina B e Júnior não foram disponibilizados pela Federação Gaúcha de Motociclismo – FGM.

Confira abaixo os resultados dos treinos cronometrados

Categoria Estreante

Categoria 230

Categoria Intermediária MX1

Categoria MX2 Júnior

Categorias 50A / 50B

Categoria Intermediária MX2

Categoria 65

Categoria MX3

Categoria MX2

Categoria MX4

Categoria MX Pró

Maurício Maritan. Roberto Bergmann e Gabriel Della Flora foram os primeiros vencedores em Venâncio Aires. Os pegas começaram a rolar neste sábado na pista o Moto Clube Venâncio Aires localizada dentro o Parque Municipal do Chimarão, após o término dos treinos cronometrados, três categorias abriram as disputas válidas pela quinta etapa do Rinaldi Gaúcho de Motocross.

Maurício Maritan emplaca mais uma vitória na Estreantes
Assim que o gate caiu para a disputa da categoria Estreantes Importadas, o passo-fundense Maurício Maritan (Terra Motos/Artcross/Secos e Molhados/Supermercado Nenê) enrolou o cabo para assumir a ponta na primeira curva, o piloto da casa, Lucas Konzem-Venâncio Aires veio colado na segunda colocação seguido por Sérgio Marques Moraes-Sta. Cruz do Sul (Works Suspensões/Zanela Eventos), Maycon Godinho-Nova Prata (
DS Racing/Trevo Sul Auto Center/CHT Logistica/Tornearia Poletto/Postos Sander/Tebaldi Graficos), completando a “zona  de pódio” o líder do campeonato, Willian Saccon-Balneário Arroio do Silva (Motomania) teve a companhia de Luiz Felipe Motolo-Caxias do Sul (MotoStyle/Martini Racing/Rasa Motos/Gráfica Novo Tempo) brigando pela quarta colocação. Na segunda volta Sérgio Moraes contou com a sorte para assumir a segunda colocação após a queda de Lucas, Sacon aproveitou para assumir a terceira colocação e ir em busca do segundo colocado, Maritan seguiu firme e forte na liderança abrindo vantagem a cada volta. Assim que a vantagem do segundo colocado foi para o espaço, Sérgio Moraes e Willian Saccon, que cravou a volta mais rápida da prova (1:27.610), fizeram duas voltas de tirar o fôlego, numa disputa de curva os dois se enroscaram, caíram e levantaram lado a lado, depois de muito pressionar (acabou assumindo o segundo lugar. No final vitória com folga para Maurício Maritan, a segunda consecutiva, Saccon em segundo, Sérgio Moraes em terceiro, Luiz Motolo em quarto e João Gabriel da Veiga-Indaial/SC (MCR Racing/Biogás/Tholokko/Zequina Racing) na quinta colocação.

Roberto Bergmann vence a Intermediária MX1
Depois de ficar na segunda colocação nas quatro etapas do campeonato, enfim Roberto Bergmann-
Santa Rosa (Santa Rosa Caminhões/Cia da Moto/Mecânica Diesel Panambi/Banda Criado Mudo) enfim faturou a sua primeira vitória no campeonato. Assim que o gate caiu Bergmann assumiu a ponta da prova, logo atrás, colado na segunda colocação o líder do campeonato Douglas Finato-Marau (Finato Logística/Portolub Lubrificantes Shell/Mercado Lazarotto), André Calegari-Tapejara (5AM Racing/IMS/ProRace Suspensões/Cattapan Cereais/G2/Multilaser/KM Motos/Jornal O Informativo Regional/MotoStyle) colou nos líderes na terceira colocação, Davi Becker-Venâncio Aires (Pablo Racing/MOCVA-Moto Clube Venâncio Aires) completou o primeiro pelotão, logo atrás, Leandro Schwindt-Novo Hamburgo (Cargovale Transportes), João Pedro Viecelli-Canoas (Transpelúcia/Viecelli Racing/Over 2/MotoStyle/Don Eliseu Sucos e Geleias), Gustavo Visoto-Carazinho (Visoto Equipamentos/Mitsubishi Mídia Veículos) e Jonatas Migliorini-Marau (Migliorini Auto Peças) formaram o não menos disputado segundo pelotão. Os dois líderes fizeram o público levantar nas três primeiras voltas, a disputa foi palmo a palmo, na quarta volta Finato forçou num salto e acabou saindo fora da recepção, a batida foi muito forte, isso fez com que o piloto abandonasse a prova. Com uma boa vantagem na frente Roberto Bergmann, que marcou a volta mais rápida da prova (1:25.252), tratou de manter o ritmo para vencer com folga a prova, a briga pelas outras quatro posições no pódio só terminou na bandeirada, Jnats Migliorini forçou o ritmo e superou Davi Becker, João Pedro aproveitou e pegou carona assumindo a terceira colocação, André Calegari teve muito trabalho para defender a quinta colocação dos ataques de Gustavo Visoto. No final, Bergmann em primeiro, Jonatas em segundo, João Pedro “Buba” em terceiro, Davi Becker em quarto e Calegari na quinta colocação.

Gabriel Carbonera estréia nova categoria com vitória
O campeonato Rinaldi Gaúcho de Motocross conta, à partir da etapa de Venâncio Aires, com uma nova categoria, a MX2 Júnior, a nova categoria poderá ser disputadas por pilotos com motos de 250cc e que tenham até 17 anos. A primeira disputa da categoria aconteceu na tarde deste sábado, assim que caiu o gate Gabriel CarboneraSananduva (5AM Racing/IMS/ProRace Suspensões/Cattapan Cereais/G2/Multilaser/KM Motos/Jornal O Informativo Regional/MotoStyle) assumiu a liderança da prova deixando a briga pelos outros lugares no pódio entre Henrique Araújo-Passo Fundo (Artcross/Vulcão Moto Peças/Edu Estofados), Maiara Basso-Mato Castelhano (Rinaldi/IMS/Aduvos Coxilha/TBT/Artcross/Cereias Basso),  João Vitor da Veiga-Indaial/SC (MCR Racing/Biogás/Tholokko/Zequina Racing) e Nicolas de Oliveira-Portão (Oficina Binho/CR Motos/André Motos) e João Gabriel da Veiga-Indaial/SC (MCR Racing/Biogás/Tholokko/Zequina Racing), nas primeiras voltas Carbonera forçou o ritmo e fez a volta mais rápida da prova (1:24.530), no entanto, teve que ser mais cauteloso quando perdeu o freio traseiro na terceira volta, Henrique Araújo manteve com tranqüilidade a segunda colocação, a briga ficou para os três lugares restantes do pódio. Nicolas e João Vitor apertaram o ritmo e assumiram a terceira e quarta colocação, respectivamente, deixando Maiara com a quinta colocação, as cinco primeiras colocaçãos não se alteraram até o final da prova. Com a vitória, Gabriel Carbonera além de liderara a Intermediária MX2, é o líder na MX2 Júnior.

 

Confira abaixo os resultados das corridas disputadas neste sábado

Categoria Estreante Importada

Categoria Intermediária MX1

Categoria MX2 Júnior

 

Clique Aqui e confira a programação de horários deste domingo

Antoniazzi

Éder Antoniazzi

Agostini

Marcelo Agostini

Enzo

Enzo Lopes

Fabiano

Fabiano dos Santos

Felipe_Migliorini

Felipe Migliorini

Gabriel_Andrigo

Gabriel Andrigo

Maiara

Maiara Basso

Rafael_Becker

Rafael Becker

Roberto_Bergmann

Roberto Bergmann

O campeonato Gaúcho de Motocross 2013 tem o patrocínio master da Rinaldi, Honda, Total Distribuidora Moto Peças Ltda., IMS Racewear, co-patrocínio da SobreRodas e apoio da Vitrine da Moto, M3 Racing, Vinhos e Sucos Galiotto, Farover, Kimoto e Artemoto.

1176202_549115118487875_327941602_n

Compartilhe este conteúdo

Comentários

é Editor do Mundocross, site que foi lançado por causa de sua paixão por Motocross e Supercross. Em 1990 ele começou a escrever sobre motos no Jornal VS, em São Leopoldo, no RS, numa coluna onde escrevia sobre Trilhas, Enduro e Motocross. Depois também escreveu para o Jornal O Pódium, Revista Moto Action. Nestes 24 anos teve experiências em eventos internacionais, como Mundiais de Motocross, AMA Supercross, AMA Motocross, Motocross das Nações e US Open Supercross.

Desenvolvido por GetFly