Gaúcho de MX entra na reta final em Fagundes Varela

Por Divulgação | 12 de novembro de 2013 - 17:30

O campeonato Rinaldi Gaúcho de Motocross 2013 desembarcará no próximo final de semana, dias 16 e 17 de novembro, na cidade serrana de Fagundes Varela. Está será a primeira vez que a cidade receberá uma etapa do melhor campeonato Estadual de Motocross do pais.

Situada na serra gaúcha, distante 190 quilômetros da capital gaúcha, Porto Alegre, a jovem cidade de Fagundes Varela, nome recebido em homenagem ao poeta Luiz Nicolau Fagundes Varela no ano de 1938, foi distrito de Veranópolis, e sua emancipação foi oficializada no dia 8 de dezembro de 1987. A população com cerca de 2.700 habitantes, tem no setor agropecuário, em pequenas propriedades rurais e no promissor setor industrial, a base da economia do município.

A equipe do Moto Clube Fim da Picada, coordenada pelo vice-presidente Eduardo Tressino, vem trabalhando intensamente nos últimos dias para que os pilotos e público tenham todo o suporte para transformar a etapa, que marca o ingresso de Fagundes Varela na rota do Motocross gaúcho, como a melhor etapa da temporada.

Como não poderia ser diferente, a grande atração serão os pilotos, que chegarão à cidade vindos dos quatro costados do Rio Grande do Sul, além de Santa Catarina e do Uruguai.

O feriado da Proclamação da República na sexta-feira, dia 15 de novembro, promete fazer com que a presença de público e pilotos no final de semana em Fagundes Varela supere as expectativas dos organizadores do evento. A FGM acredita que mais de duzentos pilotos estarão presentes na sétima etapa da competição.

1466144_684722571558854_948596293_n

“Teremos uma grande presença de pilotos, temos mais duas etapas pela frente e o campeonato ainda está em aberto, além disso, teremos a presença dos pilotos gaúchos Fabiano dos Santos, Gabriel Andrigo, Cristhian Eckhardt e Enzo Lopes, que conquistaram neste último final de semana em Goiás os títulos de campeões Brasileiro de Motocross. Será uma etapa muito especial, pois estaremos levando o nosso campeonato a mais uma cidade do nosso estado. Tenho certeza que Fagundes Varela chega para ficar no calendário do campeonato”, comentou Paulo Della Flora, presidente da FGM.

1463954_685564671474644_938054909_n

A pista teve uma atenção especial na última semana, trabalhadores e máquinas fizeram os últimos ajustes necessários para que os pilotos possam acelerar e levantar o público em pegas e manobras eletrizantes. Com 1.630 metros e obstáculos muito técnicos a pista promete levar mais emoção as disputas pelos preciosos pontos na penúltima etapa do campeonato.

999131_684727371558374_1517708064_n

O Campeonato
O campeonato chega a Fagundes Varela eletrizante, as quinze categorias em jogo estão com acirradas disputas pela liderança. As duas últimas etapas da competição serão de tirar o fôlego.

Categorias 50
Na categoria 50A, Cristhian Eckhardt (Novo Hamburgo), campeão brasileiro da categoria, ocupa a segunda colocação, Garmichel Giehl (Dois Irmãos) é o líder com quatro pontos à frente, Rafael Becker (Itapiranga/SC) é o terceiro colocado seis pontos atrás do líder, Marlon Lazaretti (Sapiranga) corre por fora na quarta colocação. O Bi-campeão Brasileiro de Motocross Gabriel Andrigo (Marau), é o líder do campeonato na categoria 50cc B, posição que ocupa desde o começo da competição. A vantagem de Gabriel para o segundo colocado, Santiago Leiria (Frederico Westphalem), é de treze pontos, Henrique Henicka (Lajeado) ocupa a terceira colocação e Pablo dos Santos (Panambi) ocupa a quarta colocação.

Categoria 65
Felipe Migliorini (Marau) lidera a categoria 65cc com dezoito pontos de vantagem sobre o segundo colocado Bruno Schimitz (Três Passos), Felippe Menuzzi (Dom Pedrito) na terceira colocação e Gabriel Andrigo (Marau) na quarta colocação correm um pouco mais atrás, porém, com chances reais de conquista do título.

Categoria Júnior
Gabriel Della Flora (Santa Rosa) é o líder do campeonato, a vantagem sobre o segundo colocado é de vinte e cinco pontos sobre Leonardo Limberger (Santa Cruz do Sul), Felipe Chagas Moraes (Marau) é o terceiro colocado e Thiago Brenner (Balneário Camboriú) o quarto colocado.

Categoria Estreantes Importadas
Com cinquenta pontos a serem disputados, a briga na categoria Estreantes Importadas fica apenas entre dois pilotos, Willian Saccon (Balneário Arroio do Silva/SC), líder da categoria e Sérgio Marques Moraes (Santa Cruz do Sul) vice-líder. Os dois vêm protagonizando belas disputas, o que deve acontecer nas próximas duas etapas, Saccon lidera com 42 pontos de vantagem.

Categoria Nacional 230 4 Tempos
A cidade de Venâncio Aires está dominando a disputa da categoria 230cc, isso porque, dos quatro pilotos que estão na briga pelo campeonato, três são de Venâncio Aires. Ismael da Cruz, o líder leva vantagem de dezoito pontos sobre o ‘estranho no ninho’, Vanderlei da Silva (Três Passos), segundo colocado, Ezequiel da Silva é o terceiro colocado e Fabiano dos Santos, que não participou de duas etapas e tem quatro vitórias em quatro etapas que disputou, corre por fora na quarta colocação.

Categoria MX Feminina
Com aproveitamento de 100% no campeonato, Maiara Basso (Mato Castelhano) lidera a categoria MXF A, Janaina Todeschini (Chapecó/SC) em segundo e Mayrêe Ribeiro (São Jerônimo) na terceira colocação estão na briga a espera de qualquer descuido da líder do campeonato. Na MXF B, Joelma Peruchi (Maracajá/SC) entra na etapa com o título de campeã assegurado.

Categoria Intermediária MX2
Em uma sensacional temporada Gabriel Carbonera (Sananduva) e Marcelo Galiotto (Flores da Cunha) vem protagonizando ótimos pegas no campeonato, Carbonera lidera a categoria com quatorze pintos de vantagem sobre Galiotto, vice-líder. A etapa de Fagundes Varela tem tudo para ser decisiva para ambos os pilotos.

Categoria Intermediária MX1
A categoria Intermediária MX1 chega a Fagundes Varela com um novo líder, Roberto Calliari Bergmann (Santa Rosa), que assumiu a ponta da tabela com seis pontos de vantagem para Douglas Finatto (Marau), vice-líder, João Pedro Viecelli (Canoas) e Jonatas Migliorini (Marau) praticamente colados na tabela vê um pouco mais atrás também com chances no campeonato.

Categoria MX4
A categoria MX4 também chega para a disputa da sétima etapa com novo líder, Carlos Kettermann (Montenegro), que assumiu a liderança com quatro pontos de vantagem Marcelo Agostini (Garibaldi), segundo colocado. Agostini sofreu uma queda na etapa de Panambi e acabou não pontuando na etapa. O novo panorama deixou as disputas das duas próximas etapas ainda mais eletrizantes. Eduardo Timm Bergmann (São Lourenço do Sul) e Walter Tardim (Nova Fribrugo/RJ) na terceira e quarta colocação respectivamente, também estão na briga.

Categoria MX3
A briga também é quente na disputa da MX3, Eder Antoniazzi (Flores da Cunha) lidera a categoria com a boa vantagem de vinte e três pontos para o vice-líder Marcelo Agostini (Garibaldi), Leandro Schwindt (Novo Hamburgo) terceiro colocado e Walter Tardim (Nova Friburgo/RJ) quarto colocado, mantém as chances na competição.

Categoria MX2 Júnior
Com duas vitórias em duas etapas disputadas, Gabriel Carbonera (Sananduva) lidera a categoria que  foi implantada na metade do campeonato. Henrique Araújo (Passo Fundo) é o segundo colocado, João Vitor Veigas Indaial em terceiro e Nicolas de Oliveira (Portão) na quarta colocação e Matheus Scheith (Horizontina) na quinta colocação, mantém as chances no campeonato.

Categoria MX2
Mesmo ficando de fora de uma etapa por conta de lesão, Douglas Parise (Fagundes Varela) e Leonardo Lizott (Sertão) mantiveram as duas primeiras colocação no campeonato, no entanto, a vantagem para os demais concorrentes ao título diminuiu bastante. Gabriel Carbonera, depois de uma grande vitória na etapa de Panambi, avançou para a terceira colocação com 13 pontos atrás do líder, Lucas e Mateus Basso (Gentil) na quarta e quinta colocação, juntamente com Leonardo Dambrós (Gentil) em sexto, mantém as chances no campeonato.

Categoria MXPró
Com novo líder, Mateus Basso (Gentil), a MXPró tem em disputa cem pontos em duas etapas, com isso, tudo pode acontecer, no entanto, a briga está mais acirrada entre o líder Mateus, que tem a pequena vantagem de oito pontos para o vice-líder , Douglas Parise (Fagundes Varela), Lucas Basso (Gentil), terceiro colocado, Leonardo Dambrós (Gentil), quarto colocado e Leonardo Sebben (Caxias do Sul). Douglas Parise leva a vantagem de correr em casa  e uma grande oportunidade de recuperar a liderança do campeonato. 

Rifa em Benefício Para Mariana Koenig
Estará sendo vendida na secretaria de prova uma rifa no valor de R$10,00 em benefício da piloto Mariana Koenig, que sofreu um acidente na etapa do Gaúcho de Motocross na cidade de Segredo. Todo o valor arrecadado será utilizado para ajudar nos custos do tratamento de recuperação de Mariana. A rifa também estará sendo comercializada na loja móvel da SobreRodas Racing.

fagundes varela

Serviços da sétima etapa do Rinaldi Gaúcho de Motocross 2013
Cidade : Fagundes Varela
Estado : Rio Grande do Sul
Região : Serrana
Treinos : Sábado – 16 de novembro
Corridas : Domingo – 17 de novembro
Local : Pista do Moto Clube Fim da Picada
Valor do Ingresso: R$10,00 (à venda no sábado na entrada do parque)
Pronto Atendimento Médico : Hospital de Fagundes Varela – (54) 3445-1156
Bebidas : Proibido acesso com bebidas
Promoção : Moto Clube Fim da Picada
Apoio: Prefeitura e Câmara de Vereadores de Fagundes Varela – Fundergs
Realização : Federação Gaúcha de Motociclismo – FGM
Supervisão : Federação Gaúcha de Motociclismo – FGM
Cenografia : FGM
Narração : Márcio Frozza

Rede Hoteleira
Vila Flores – distante 21Km
Pousada dos Capuchinhos (54) 3447-1185
Pousada Pratos e Espetos (54) 3447-1579

Veranópolis – distante 19Km
Hotel Princesa dos Vales (54) 3441-1499
Verona Parque Hotel (54) 3441-1566

Nova Prata – distante 22Km
Hotel Coroados (54) 3242 – 1492
Hotel Villaggio (54) 3242-2088
Hotel Condall (54) 3242-1637

O campeonato Gaúcho de Motocross 2013 tem o patrocínio master da Rinaldi, Honda, Total Distribuidora Moto Peças, IMS Racewear, co-patrocínio da Loja SobreRodas e apoio da Vitrine da Moto, M3 Racing, Vinhos e Sucos Galiotto, Farover, Kimoto e Artemoto.

Compartilhe este conteúdo

Comentários

é Editor do Mundocross, site que foi lançado por causa de sua paixão por Motocross e Supercross. Em 1990 ele começou a escrever sobre motos no Jornal VS, em São Leopoldo, no RS, numa coluna onde escrevia sobre Trilhas, Enduro e Motocross. Depois também escreveu para o Jornal O Pódium, Revista Moto Action. Nestes 24 anos teve experiências em eventos internacionais, como Mundiais de Motocross, AMA Supercross, AMA Motocross, Motocross das Nações e US Open Supercross.

Desenvolvido por GetFly