Confira os primeiros campeões do Gaúcho de Velocross

Por André Charão | Fotos por Divulgação | 25 de novembro de 2013 - 8:13

Os motores começaram a ecoar no sábado, 23 de novembro, na pista do Centro de Eventos Lourencinho Crespo, na cidade de São Lourenço do Sul, na região sul do Rio Grande do Sul, no primeiro dia da sétima etapa do campeonato Rinaldi Gaúcho de Velocross 2013.

Mais de cem pilotos participaram dos treinos livres e cronometrados do primeiro dia da programação da etapa neste sábado, além dos treinos, foram realizadas as provas das categorias que não aconteceram na sexta etapa do  campeonato na cidade de Santa Vitória do Palmar.

Entre os destaques do primeiro dia estão os pilotos Fernando Sanches (Santa Maria) que retornou a competição setenta e cinco dias após sofrer um sério acidente em uma etapa do campeonato Zona Sul de Velocross, alizada na mesma pista que aconteceu o Gaúcho neste final de semana.

IMG_9392

Resultados dos treinos cronometrados realizados no sábado

Lucas Basso (Gentil) – VX Pró – 1:01.376
Lucas Basso (Gentil) – VX2 – 1:00.614
Cleomenes Gomes (Camaquã) – VX3 e VX4 Nacional – 1:02.893
Jordan Martini (Santa Maria) – Nacional Força Livre – 1:02.528
Jocemar Magni (Estrela) – VX3 e VX4 Nacional – 1:06.909
Erick Moura Bom Reis (Rio Grande) 50 – 1:00.308
Felippe Müller Menuzzi (Dom Pedrito) – 65 – 1:09.364
Felippe Müller Menuzzi (Dom Pedrito) – 85 – 1:07.975
Roberto Bergmann (Santa Rosa) – Intermediária – 1:00.927
Gustavo Gusberti (Vila Flores) – Intermediária Nacional – 1:05.194
Gustavo de Freitas (Barros Cassal) – Estreantes 230cc – 1:05.681
Jordan Martini (Santa Maria) – 230 Pró – 1:01.880
Gabriel Lopes (Pelotas) – 150 Nacional e C150 – 1:11.897

Confira abaixo o relato de como foram as primeiras disputas do primeiro dia do Gaúcho de Velocross em São Lourenço do Sul

Cézar Silva venceu prova atrasada da VX3 e VX4 Nacional
As primeiras categorias a encarar a pista na prova válida pelas etapas atrasadas do Rinaldi Gaúcho de Velocross foram a VX3 e VX4 Nacional As duas categorias largaram juntas, no entanto classificaram separadas. Na largada Márcio Alarcom (Montenegro) e Elder Pirolli (Tapejara) dividiram a primeira curva em busca da liderança da prova, Elder levou a vantagem e saiu na frente com Alarcon em segundo Luciano de Conto (Passo Fundo) em terceiro, Cézar Silva (Pelotas) em quarto, Nilton Brignol (Pelotas) em quinto e Marcos Farias (Lajeado) na sexta colocação formaram o primeiro pelotão. Cézar Silva apertou o ritmo, fez a volta mais rápida (1:08.899) e partiu para o ataque para assumir a segunda colocação, assim que conseguiu a ultrapassagem partiu para tentar a liderança, o que conseguiu algumas voltas depois. Dono da volta mais rápida nos cronometrados, Jocemar Magni largou muito mal e conseguiu fazer uma excelente prova de recuperação conseguindo chegar em terceiro.

IMG_9478

Categoria VX3 Nacional
1º – Cézar Silva (Pelotas)
2º – Márcio Alarcon (Montenegro)
3º – Jocemar Magni (Estrela)
4º – Elder Pirolli (Tapejara)
5º – Nilton Brignol (Pelotas)

Categoria VX4 Nacional
1º – Cézar Silva (Pelotas)
2º – Elder Pirolli (Tapejara)
3º – Nilton Brignol (Pelotas)
4º – Marco Farias (Lajeado)
5º – Paulo Azevedo (São Lourenço do Sul)

Gabriel Costa venceu a primeira e assumiu a liderança na 65
Uma das categorias mais disputadas da temporada a 65cc alinhou no gate com a mínima diferença de três pontos de vantagem do líder do campeonato, Matheus Basso (Rio Grande) para Gabriel Costa (Dom Pedrito), vice-líder. Na largada Gabriel Costa tratou de acelerar e assumir a liderança da prova, Arthur Barcelos (Capão do Leão), Mickael Teixeira (Capão do Leão), João Pedro Roncato (Nova Prata) e Matheus Hernandes (Rio Grande)  formaram o primeiro pelotão. Com este panorama Gabriel assumia a liderança da categoria e abria vantagem em relação ao agora vice-líder Matheus. Na medida que o tempo passava as alterações aconteciam. Arthur Barcelos apertou o ritmo e colou em Gabriel a vontade foi tanta, que em uma curva acabou ficando de fora após  sofrer uma queda. Matheus aproveitou e foi para cima, em poucas voltas já era o segundo e diminuía espaço para o Gabriel. Assim que recebeu a placa de duas voltas Matheus assumiu a liderança, no meio da volta Gabriel voltou liderança, no entanto, acabou levando o troco. Na última volta Gabriel foi com tudo e, em uma manobra sensacional voltou a liderança. Assim que recebeu a bandeirada viu seu concorrente perder mais duas posições. Agora, Gabriel além de estar na liderança do campeonato, abriu quatro pontos de vantagem em cima de Matheus.

IMG_9108

Erick venceu e aumentou vantagem na liderança da 50
A categoria 50cc foi mais uma que alinhou na tarde de sábado com uma diferença de três pontos entre o líder da categoria, Erick Bom Reis (Rio Grande), e Pablo dos Santos (Panambi), vice-líder. Na largada Pablo assumiu a liderança da prova com Erick em segundo. Rapidamente os dois abriram uma grande vantagem sobre os demais pilotos, Matheus Cunha (Dom Pedrito), Felipe Abreu (Pelotas) e Roberty Godinho (Nova Prata). Pouco mais de três voltas depois, Erick forçou o ritmo e assumiu a liderança, a vitória de Erick só foi ameaçada nas duas últimas voltas quando Pablo encostou novamente, no entanto, Erick conseguiu manter a liderança e venceu mais uma na etapa e abriu vantagem na classificação da categoria.

IMG_8833

Fernando Sanches regressou com vitória ao Gaúcho de Velocross
Com um grande show de pilotagem de Fernando Sanches (Santa Maria), que ainda se recupera de um sério acidente que sofreu em São Lourenço do Sul, as categorias VX3 e VX4 encerraram o primeiro dia de prova da sétima etapa do campeonato. As duas categorias foram válidas pela sexta etapa do campeonato que não foi realizada em Santa Vitória do Palmar. Na largada Lauthério Brauch (São Lourenço do Sul) e Fernando Sanches brigaram nas primeiras curvas pela liderança da prova. Sanches levou vantagem e trouxe com ele Rodrigo Volcan (Pelotas) e Fabiano Ribeiro (Passo Fundo), Lauthério Brauch (São Lourenço do Sul) e Danny de Oliveira (Panambi) completaram o primeiro pelotão da prova. Fernando Sanches e Rodrigo Volcan fizeram uma prova sensacional brigando pela vitória do começo ao fim da prova, nas últimas voltas o tri-campeão Brasileiro de Velocross, Fabiano Ribeiro, encostou nos lideres e colocou mais emoção a disputa. No final vitória e comemoração emocionante de Fernando Sanches.

IMG_9803

Categoria VX3
1º – Fernando Sanches (Santa Maria)
2º – Rodrigo Volcan (Pelotas)
3º – Fabiano Ribeiro (Passo Fundo)
4º – Lauthério Brauch (São Lourenço do Sul)
5º – Danny de Oliveira (Panambi)

Categoria VX4
1º – Fernando Sanches (Santa Maria)
2º – Lauthério Brauch (São Lourenço do Sul)
3º – Danny de Oliveira (Panambi)
4º – Giovane Pick (Vera Cruz)
5º – Antonio Viana (Jaguarão)

O campeonato Gaúcho de Velocross 2013 tem o patrocínio master da Rinaldi, Honda, Total Distribuidora Moto Peças, IMS Racewear, co-patrocínio da SobreRodas e apoio da Vitrine da Moto, Works Suspensões, M3 Racing, Vinhos e Sucos Galiotto, Farover, Kimoto e Artemoto Troféus.

Compartilhe este conteúdo

Comentários

é Editor do Mundocross, site que foi lançado por causa de sua paixão por Motocross e Supercross. Em 1990 ele começou a escrever sobre motos no Jornal VS, em São Leopoldo, no RS, numa coluna onde escrevia sobre Trilhas, Enduro e Motocross. Depois também escreveu para o Jornal O Pódium, Revista Moto Action. Nestes 24 anos teve experiências em eventos internacionais, como Mundiais de Motocross, AMA Supercross, AMA Motocross, Motocross das Nações e US Open Supercross.

Desenvolvido por GetFly