Carioca de Motocross – 8ª Etapa – Nova Friburgo

Por Mariah Morgado | Fotos por Divulgação | 11 de dezembro de 2013 - 14:57

O último final de semana da cidade serrana do Estado do Rio de Janeiro foi repleto de adrenalina. Nova Friburgo recebeu a oitava etapa do campeonato Carioca de Motocross, a última etapa da temporada 2013, na conceituada pista do Motódromo Swian Zanoni, no distrito de Conquista.

O evento foi organizado pela empresa CabriTeam, sob a supervisão da Federação de Motociclismo do Estado do Rio de Janeiro, e com o apoio da Prefeitura de Nova Friburgo, como uma despedida da pista que deve ser desmontada para receber indústrias e também para mostrar a atual autoridade política que a cidade que foi a casa do saudoso piloto e um dos maiores nomes do motocross nacional, Swian Zanoni, é um polo do esporte e que o local já proporcionou grandes momentos para o município, estimulando também o turismo para a região.

Vale lembrar que o Motódromo Swian Zanoni (nomeada em homenagem ao grande campeão) já recebeu duas etapas do campeonato Brasileiro de Motocross, uma etapa do campeonato Brasileiro Júnior, foi o palco da primeira etapa, a primeira já realizada no país, do campeonato Brasileiro Feminino e já recebeu algumas etapas do campeonato carioca. A pista também era um dos locais favoritos de treino para Swian Zanoni.

07-12-13 (36)

“Será a despedida do Motódromo Swian Zanoni a última em uma pista onde tivemos duas finais do Brasileiro de Motocross, Brasileiro Junior e a primeira vez na história do Feminino de Motocross. Vai ficar na saudade os grandes pegas que tivemos e jamais esqueceremos o que nosso grande ídolo Swian aprontou naquela pista, e eu particularmente, o sorriso e as brincadeiras nos dias de treino durante a semana”, afirmou Eduardo Mastrangelo, organizador do evento, na semana antecedente ao evento. “A pista é referência nacional por seu nível técnico”, completou Cabrita que é veterano no esporte, empresário local, presidente e é chefe da equipe CabriTeam  Stam / MX-Tech, e realiza competições de Motocross desde 1982.

Nos dias 7 e 8 de dezembro, a pista de nível nacional recebeu cerca de 150 pilotos nos boxes, inscritos em oito categorias. No sábado foi o dia de reconhecimento de pista e para os treinos livres. A pista estava ideal, a chuva durante a semana deixou o terreno bem úmido e ideal para os pilotos. Domingo foi o dia da cerimônia de abertura e do evento principal, regidos pelo locutor Wilson Cleber e com a trilha sonora que é tradicional em eventos do esporte. E como sempre o público marcou presença em grande número, cerca de dez mil pessoas compareceram ao evento, lotando as arquibancadas e os arredores, prestigiando mais um evento de sucesso na cidade.

Os destaques do dia foram para a equipe da casa, com Marcelo Aragão que ficou em quarto lugar levando o título da categoria MX3 para a equipe Stam / MX Tech / Cabriteam, e Hugo Erthal que retornou as pistas pela primeira vez desde sua lesão no ombro e ficou em segundo na categoria Pró. Destaque também para André Pimentel que venceu a MX3, Philipe de Pinho que foi consagrado o campeão das categorias Intermediária e Pró e Peterson Filho na 65.

07-12-13 (88)-2

Depois do evento, o prefeito da cidade, Rogério Cabral, que prestigiou os dois dias do evento no camarote,  disse que gostou muito da estrutura que foi montada e a participação do público e que pretende fazer a etapa do carioca de motocross mais cedo em 2014 e “quem sabe trazer uma etapa do Brasileiro” para a cidade. Será que o evento mudou a ideia do prefeito em relação a pista ???

Foto223

Compartilhe este conteúdo

Comentários

é Editor do Mundocross, site que foi lançado por causa de sua paixão por Motocross e Supercross. Em 1990 ele começou a escrever sobre motos no Jornal VS, em São Leopoldo, no RS, numa coluna onde escrevia sobre Trilhas, Enduro e Motocross. Depois também escreveu para o Jornal O Pódium, Revista Moto Action. Nestes 24 anos teve experiências em eventos internacionais, como Mundiais de Motocross, AMA Supercross, AMA Motocross, Motocross das Nações e US Open Supercross.

Desenvolvido por GetFly