Série Perspectivas 2014 – Maiara Basso

Por Jorge Soares | Fotos por Divulgação | 22 de janeiro de 2014 - 13:01

Hoje, temos aqui no site Mundocross, a segunda entrevista da ‘Serie Perspectivas 2014’. E a entrevistada é a piloto Maiara Basso, campeã Brasileira de Motocross Feminino 2012 e atual campeã Gaúcha de Motocross Feminino. Neste ano além de correr no Brasileiro de Motocross, Brasileiro de Velocross, ela vai encarar uma nova categoria. Leia a entrevista da ‘Gringa’ e saiba de seus planos para 2014.

Placa de 5 segundos no ar, largou…

Mundocross – Maiara, antes de falar de 2014, faça aí uma avaliação da tua temporada em 2013.

Maiara Basso – Olá amigos !!!! Meu ano não foi dos melhores, fiz uma pré temporada muito boa e estava conseguindo me adaptar bem com a moto, até que sofri uma lesão na terceira etapa do Gaúcho de Motocross na mão, e fiquei alguns dias sem treinar, quando estava conseguindo voltar novamente no ritmo de antes, então rompi o ligamento cruzado anterior do joelho direito. Comecei a fazer muita fisioterapia e fortalecimento na academia, para poder terminar os campeonatos em 2013. Me ajudou muito, mas várias vezes chegava nas corridas, batia o pé no chão, e aí o medo me atrapalhou muito. Não foi um ano dos melhores, mas consegui o titulo de Campeã Gaúcha de Motocross na MXF (Feminina) e consegui obter muita experiência em vários fatores. Espero que 2014 seja bem melhor, hehehehe !!

Mundocross – Você está participando, ou vai participar de algum campeonato de Verão de Motocross ou Velocross como parte de sua pré-temporada ?

Maiara Basso – Pretendo andar alguma etapa para entrar no ritmo, mas nada certo, pois irei viajar e terei pouco tempo de participar em corridas, já que o Arenacross começará logo, no dia 22 de fevereiro, então temos pouco tempo.

Mundocross – Quais os campeonatos Estaduais e Nacionais que pretende disputar em 2014, e em quais as categorias ?

Maiara Basso – Irei participar do Brasileiro de Motocross na MXF e MX3, Arenacross na MXF, Brasileiro de Velocross na VX3 e Gaúcho de Motocross na MXF, MX3 e Júnior.

1004728_427352567372272_1197323657_n

Mundocross – Sobre a sua pré-temporada, o que já está fazendo e o que ainda pretende fazer para 2014 ?

Maiara Basso – Muito treino com a moto, bike, academia e corrida a pé… Pretendia ir aos Estados Unidos fazer uma boa pré temporada, mas as corridas irão começar em fevereiro, então vou apenas ficar uns dias lá conhecer e ver um pouco do Motocross e Supercross que é muito forte e valorizado.

Mundocross – O que você achou do formato do calendário que a CBM criou para o campeonato de 2014, com etapas tendo algumas categorias e outras etapas tendo outras categorias em disputa ?

Maiara Basso – Olha, para algumas categorias terá bem menos custo, como a MX3 que marca apenas 3 etapas, fica melhor para quem não tem um bom patrocínio, porém, no caso da MXF, apenas uma etapa é pouco, teria que ser umas 3 pelos menos. 

Mundocross – O que você achou da criação da categoria Feminina no Arenacross 2014 ?

Maiara Basso – Muito show !!! Simplesmente isso… Sempre tive muita vontade de correr o Arena, é um grande campeonato que valoriza os pilotos e é muito bem divulgado na mídia, agradeço ao Carlinhos Romagnolli por ter proporcionado essa categoria a nós, ao Wilson Yasuda que também incentivou bastante a categoria, essa é mais uma forma de fazermos nosso campeonato crescer.

Mundocross – Já faz algumas temporadas que não se tem campeonato Brasileiro de Supercross. O que você acha sobre isto ? Gostaria que tivesse um Brasileiro de Supercross ? Se sim, relate aqui sua opinião sobre qual formato de competição, de pistas e quantas etapas deve ter este campeonato ?

Maiara Basso – Com certeza seria muito legal. O Supercross é um show a parte, é bonito de assistir, além de exigir muita técnica, preparo físico e velocidade ao mesmo tempo. Mas temos pouco incentivo do governo do nosso país, então acredito que fica difícil de ter mais um grande campeonato, principalmente pra nós pilotos. Se tivesse, teríamos que ter uma boa ajuda de custo (em todas categorias) e umas 5 etapas estaria bom, procurar fazer mais no centro do país, que não ficaria de muito custo para os pilotos do Sul e Nordeste se locomoverem. 

988240_469020699872125_1897667389_n

Mundocross – Quais os patrocínios e apoios que você já tem fechado para a temporada 2014 ?

Maiara Basso – Estou em fase de negociações com algumas equipes, tenho fechado certo com a Rinaldi e com a IMS Racewear. Quem quiser me apoiar é só entrar em contato. 

Mundocross – Quem será seu mecânico e o seu preparador em 2014 ?

Maiara Basso – Não tenho e nem terei mecânico particular. E meus preparadores, físico, mentalmente e na moto serão meus irmãos os quais confio muito.

Mundocross – Agora a palavra e o espaço são todo seus.

Maiara Basso – Obrigado Jorge pelo espaço mais uma vez aqui no Mundocross, e por estar sempre se dedicando junto com nós ao nosso esporte. Obrigado a vocês que torcem e me incentivam na minha vida, que é o Motocross. Tenho que agradecer a Deus por todas as oportunidades que coloca em minha vida, minha família que me incentiva demais e esta sempre junto comigo. Também meus patrocinadores de 2013, a Jana da Rinaldi, Wellington da IMS Racewear, TBT Suspensões, o Felipe da Artcross Motographics, Adubos Coxilha e Cereais Basso. Obrigado !!!

Perfil da piloto Maiara Basso :

Nome completo : Maiara Basso
Data de nascimento : 11 de maio de 1996
Cidade onde nasceu : Marau – RS.
Cidade onde mora : Gentil – RS.
Apelido : Gringa
Moto atual : KXF 250

Número que vai usar na moto em 2014 : # 8
Principal título : Campeã Brasileira de Motocross Feminino 2012
Ídolo no Motocross Nacional : Milton ‘Chumbinho’ Becker
Ídolo no Motocross Internacional : Ryan Villopoto
Pista favorita de Motocross no Rio Grande do Sul : Da minha casa
Pista favorita de Motocross no Brasil : Carlos Barbosa – RS.
Comida favorita : Lasanha e camarão frito
Bebida favorita : Água
Comida nos dias de corridas : Lasanha e strognoff de frango
Bebida nas corridas : Água

Tipo de filme favorito : Aventura

Programa de TV favorito : Jornal Nacional
Lazer preferido : Ficar junto da minha família, amigos e viajar
Esporte preferido fora o Motocross : Corrida a pé
E-mail : [email protected]

Face : Maiara Basso

Compartilhe este conteúdo

Comentários

é Editor do Mundocross, site que foi lançado por causa de sua paixão por Motocross e Supercross. Em 1990 ele começou a escrever sobre motos no Jornal VS, em São Leopoldo, no RS, numa coluna onde escrevia sobre Trilhas, Enduro e Motocross. Depois também escreveu para o Jornal O Pódium, Revista Moto Action. Nestes 24 anos teve experiências em eventos internacionais, como Mundiais de Motocross, AMA Supercross, AMA Motocross, Motocross das Nações e US Open Supercross.

Desenvolvido por GetFly