Série Perspectivas 2014 – Moara Sacilotti

Por Jorge Soares | Fotos por Divulgação | 06 de fevereiro de 2014 - 22:57

Placa de 5 segundos no ar, largou…

Mundocross – Antes de falar de 2014, faça aí uma avaliação da tua temporada em 2013.

Moara Sacilotti – A temporada 2013 foi muito boa para mim. Fui vice-campeã Brasileira de Rally, e é claro que eu preferia ter vencido, mas aprendi muito e também abri a mente para novas possibilidades. O Sertões foi uma etapa do Mundial de Rally. Venci na categoria Feminina e durante alguns meses fui líder do Mundial! Trabalhei arduamente para poder participar da final no Marrocos, mas não foi possível e acabei como vice-campeã Mundial de Rally – um resultado inédito em qualquer categoria no motociclismo brasileiro. Isso é motivo de muita alegria e orgulho para mim e minha equipe.

Mundocross – Você está participando, ou vai participar de algum campeonato extra como parte de sua pré-temporada?

Moara Sacilotti – Estou aproveitando o período entre temporadas para descansar, cuidar das minhas lesões nos punhos e me organizar melhor para a temporada 2014. Sem corridas por enquanto.

Mundocross – Quais os campeonatos Estaduais e Nacionais que pretende disputar em 2014, e em quais as categorias ?

Moara Sacilotti – A temporada 2014 está muito extensa, serão 14 etapas com datas próximas e distâncias longas entre as cidades sede. Por esse motivo resolvi que vou correr apenas o Brasileiro de Baja, além do RN 1500 e o Rally dos Sertões. Ainda não sei se vou continuar na Over 45 ou se correrei na Production Aberta, estou analisando. Correndo menos provas no Brasil, aumentam minhas chances de participar de uma ou mais etapas do Mundial, a que mais quero ir é o Pharaons Rally, em maio no Egito. E também os Bajas em Portugal (que já corri 3 vezes), Espanha e Marrocos. São possibilidades. Estou trabalhando para isso, mas não posso garantir que eu vá. Espero que sim !!!

2013729448333_016_rs13_ricardoleizer_010736_alta_II

Moara Sacilotti

Mundocross – Sobre a sua pré-temporada, o que já está fazendo e o que ainda pretende fazer para 2014 ?

Moara Sacilotti – Por enquanto estou pegando leve nos treinos físicos, muito mountainbike, algumas corridas a pé. Sem forçar porque em fevereiro, quando eu começar a treinar forte, vai ser muito forte! E todo atleta precisa de um tempo de desaceleração, pois o corpo é incapaz de ficar no seu rendimento máximo durante muitos meses. Tenho que estar no meu melhor para o Sertões que é no final de agosto, então se forçar agora pode ser que até lá acabe tendo overtrainning. E como falei, estou cuidando das minhas lesões nos punhos, que parecem infinitas.

Mundocross – Você tem o sonho de um dia participar do Rally Dakar ?

Moara Sacilotti – Sem dúvida que o Dakar é um grande sonho !! Mas é um sonho que eu vou deixar lá na prateleira dos sonhos por enquanto. Se houver uma proposta correrei e vai ser sensacional !! Hoje quero trabalhar para correr o Mundial de Rally, que também é muito difícil e em lugares incríveis !!

Mundocross – O que você achou da criação da categoria Feminina no Arenacross 2014 ?

Moara SacilottiAcho que a categoria Feminina é muito importante em qualquer modalidade esportiva, pois é a única maneira real de termos mais mulheres nessas modalidades. Uma menina que nunca correu de MotoCross dificilmente vai ter coragem de entrar num gate ao lado de 40 homens, as condições físicas são muito diferentes, é biológico (claro que existem exceções) e é até perigoso. Se uma menina que gosta do esporte, acompanha corridas, e vê que existe uma categoria adequada para ela, é claro que ela vai querer competir e assim teremos cada vez mais mulheres no motociclismo. Isso já existiu nos tempos do Hollywood Motocross (mas eu não lembro muito bem porque eu era criancinha !!), e acho excelente que esteja voltando agora.

Ainda tem o fato de que o Arenacross é um campeonato muito bonito para o público e a mídia, o que pode facilitar para essas meninas conseguirem patrocinadores. As pistas são difíceis, mas como falei, elas vão correr de igual para igual. É uma belíssima iniciativa do Arenacross. Por outro lado, considero muito importante a participação mesmo esporádica, das mulheres em categorias “masculinas”, pois é a melhor maneira de evoluir a pilotagem. É o que acontece comigo e com as outras meninas que competem hoje em dia.

Mundocross – Fora do meio do Rally, qual é a sua atividade profissional ?

Moara Sacilotti – Trabalho na empresa da minha família, na área de segurança patrimonial. E por isso só consigo treinar com a moto nos finais de semana. Embora seja piloto profissional, não vivo do esporte. Alguns podem me achar louca, mas eu acho isso ótimo !!

DIVUL, SERTOES

Moara Sacilotti

Mundocross – Quais os patrocínios e apoios que você já tem fechado para a temporada 2014 ?

Moara Sacilotti – Continuo com os mesmos patrocinadores, o que é um privilégio e claro, fruto de um trabalho muito longo e sério. São eles: Kawasaki, Rinaldi, Prefeitura de São José dos Campos, Virage Mitsubishi, Alpinestars, Red Dragon, FAS, Stocovich, BRC.

Mundocross – Quem será seu mecânico e o seu preparador em 2014 ?

Moara Sacilotti – Duda Preparações (José Eduardo Carradori), corremos juntos desde 2007. Ele e seu filho Otávio deixam nossas motos sempre 100%. E o Tavinho que é excelente piloto, ainda testa quando não consigo ir até a oficina deles.

Mundocross – Agora a palavra e o espaço são todos seus.

Resposta – Quero agradecer meus patrocinadores por mais uma temporada juntos, na qual garanto que farei o meu melhor. A minha família sempre unida, meu irmão Ramon grande campeão que me inspira muito, meus pais Gilberto e Regina que apoiam, dirigem, trocam mousse se for preciso, e meu esposo Rodolfo carinhoso e compreensivo. E quero agradecer muito a todas as pessoas que torcem por mim, as que eu conheço e as que eu não conheço pessoalmente, mas que de alguma forma me dão forças através de pensamentos positivos!

Perfil da piloto Moara Sacilotti :

Nome completo : Moara Sacilotti
Data de nascimento : 8 de setembro de 1979
Cidade onde nasceu : São José dos Campos – SP.
Cidade onde mora : São José dos Campos – SP.
Moto atual : Kawasaki KLX 450.

Número que vai usar na moto em 2014 : Cada etapa tem um numero de acordo com o ranking.
Principal título : Duas vezes campeã Brasileira e atual vice-campeã Mundial de Rally
Ídolo no Rally Nacional : Meu irmãozinho Ramon Sacilotti. Zé Hélio, o único que ganhou do francês.
Ídolo no Rally Internacional : atualmente Marc Coma (imbatível), Laia Sanz (que ganha dos homens) e “Mr. Dakar” Peterhansel.
Prova favorita em São Paulo : Rally de Barretos
Prova favorita no Brasil : RN 1500
Comida favorita : Batatas (de todo jeito, menos fritas)
Bebida favorita: Água
Comida nos dias de corridas : O que tiver !!!
Bebida nas corridas : Água, maltodextrina, isotônicos

Tipo de filme favorito : Ação

Programa de TV favorito : Vários dos canais de assinatura
Lazer preferido : Pedalar e patinar
Esporte preferido fora o Rally : Mountain Bike
Face : https://www.facebook.com/moara.sacilotti

Compartilhe este conteúdo

Comentários

é Editor do Mundocross, site que foi lançado por causa de sua paixão por Motocross e Supercross. Em 1990 ele começou a escrever sobre motos no Jornal VS, em São Leopoldo, no RS, numa coluna onde escrevia sobre Trilhas, Enduro e Motocross. Depois também escreveu para o Jornal O Pódium, Revista Moto Action. Nestes 24 anos teve experiências em eventos internacionais, como Mundiais de Motocross, AMA Supercross, AMA Motocross, Motocross das Nações e US Open Supercross.

Desenvolvido por GetFly