Série Perspectivas 2014 – Ramon Sacilotti

Por Jorge Soares | Fotos por Divulgação | 14 de fevereiro de 2014 - 15:19

Placa de 5 segundos no ar, largou…

Mundocross – Antes de falar de 2014, faça aí uma avaliação da tua temporada em 2013. 

Ramon Sacilotti – 2013 foi um ano excelente pra mim !! Fiz ótimas provas nos campeonatos de Rally e conquistei meu quinto título nacional na modalidade. Além disso, participei da Copa EFX de Enduro FIM pela primeira vez e gostei muito. Estava na disputa pela liderança da E1 até a última etapa, mas não puder ir porque tive Rally no mesmo dia.

Conseguimos um acerto excepcional na motocicleta, aprimoramos muito as suspensões e a dirigibilidade da moto, e conseguimos mais resistência sem perder performance. Tenho muito à agradecer ao Maurinho e Carlão pelos dias gastos na pista acertando a suspensão, e ao Duda pelas infinitas horas gastas montando e desmontando minhas motos.

Mundocross – Você está participando, ou vai participar de algum campeonato ou prova extra como parte de sua pré-temporada ? 

Ramon Sacilotti – Acabei de participar do Mundial de Super Enduro em Belo Horizonte e fiz o curso com David Knight nos dias seguintes para aprimorar minhas técnicas de Enduro. Não puder ir para os Estados Unidos como fiz nos últimos três anos para fazer pré-temporada, e estou tentando compensar com muito treino físico e técnico por aqui. Não sei se irei participar de mais alguma prova antes de começar os campeonatos, tenho pouco tempo pra me preparar e bastante trabalho pela frente.

Mundocross – Quais os campeonatos Estaduais, Nacionais e Internacional que pretende disputar em 2014, e em quais as categorias ? 

Ramon Sacilotti – Vou disputar os Brasileiros de Rally Baja e Rally Cross-Country na categoria Super-Production, a Copa EFX de Enduro FIM na E1 e a Copa São Paulo de Motocross na MX1 e MX3. Pretendo ainda fazer umas etapas do Cross-Country organizado pela Adrenatrilha, o CACC, mas não dá para me comprometer com mais um campeonato !! (risos) E claro, o Rally dos Sertões.

img67466-1374755276-v580x435

Ramon Sacilotti

Mundocross – Sobre a sua pré-temporada, o que já está fazendo e o que ainda pretende fazer para 2014 ?

Ramon Sacilotti – Foquei meu começo de ano nos treinos aeróbicos, e na moto só treinos técnicos, passando mil vezes em cada seção, em cada tipo de obstáculo e focando muito no posicionamento de corpo. A partir da próxima semana volto a fazer baterias mais longas na pista de motocross, e muito alongamento e treinos de equilíbrio na academia. 

Mundocross – Você tem o sonho de um dia participar do Rally Dakar ?

Ramon Sacilotti – Mais ou menos. Claro que como todo rallyzeiro, o sonho de correr e completar o Dakar existe, muito mais pelo desafio do que pela competição, por isso eu gostaria de correr um dia sem nenhuma pressão por resultados, porque se tiver que acelerar, eu prefiro não ir. Mas não tenho aquela coisa de ‘não posso deixar de fazer isso’, se um dia tiver a oportunidade, vou com certeza !! Se a oportunidade não surgir, tudo bem.

Mundocross – Como você considera que foi sua participação na etapa brasileira do Mundial de Super Enduro no Mineirinho ?

Ramon Sacilotti – Frustrante !! (risos) Sofri muito, briguei demais com a moto e não consegui me soltar na pista. Foi muito difícil para todos os brasileiros, pois não temos nada parecido por aqui. Mas foi uma experiência muito bacana.

No dia seguinte tive a oportunidade de andar de novo na pista durante o curso de pilotagem, e com tempo, a instrução correta e sem pressão, pude zerar a pista toda e consegui me divertir bastante !! Estou ansioso para mexer na minha pista e deixa-la mais próxima dos padrões internacionais. 

Mundocross – Fora do meio do Rally, qual é a sua atividade profissional ?

Ramon Sacilotti – Trabalho na área financeira da empresa de segurança patrimonial da minha família. Muita gente acha que vivo só de moto, mas na verdade trabalho de segunda a sexta das 8:00 às 18:00 horas como a maioria das pessoas.

ramon sacilotti

Ramon Sacilotti

Mundocross – Quais os patrocínios e apoios que você já tem fechado para a temporada 2014 ?

Ramon Sacilotti – Ja temos fechado para 2014 com a Kawasaki, Rinaldi, Alpinestars, Stocovitch Designs, FAS Graficos e Prefeitura de São José dos Campos. E estamos conversando com os demais patrocinadores para renovarmos.

Procuro não mudar muito os patrocínios, a grande maioria já me apoia há muitos anos, o que facilita muito o relacionamento. Já é meu terceiro ano com a Kawasaki, sétimo ano com a Rinaldi e 17º ano de Alpinestars, que me apoia desde sua fundação no Brasil em 1998 !!! 

Mundocross – Quem será seu mecânico e o seu preparador em 2014 ?

Ramon Sacilotti – Meu mecânico e preparador continuará sendo o Duda Preparações de Socorro, São Paulo, e o preparador de suspensão será o Maurinho da oficina Carlão Racing, aqui de São José dos Campos.

Mundocross – Agora a palavra e o espaço são todos seus.

Ramon Sacilotti – Primeiramente gostaria de agradecer o espaço aqui no site para divulgar meu trabalho como piloto e meus patrocinadores. Quero agradecer a minha família por sempre estar ao meu lado em todos os momentos e em todas as competições, me incentivando e ajudando no que for preciso. A toda equipe Kawasaki / Rinaldi que faz de tudo para que eu possa ter o melhor desempenho possível nas pistas e a todos os patrocinadores. Sem vocês nada disso seria possível. Obrigado !!! 

Perfil do piloto Ramon Sacilotti :

Nome completo : Ramon Oliveira Sacilotti
Data de nascimento : 5 de outubro de 1983
Cidade onde nasceu : São José dos Campos – SP.
Cidade onde mora : São José dos Campos – SP.
Moto atual : KX450F e KLX 450

Principal título : Pentacampeão Brasileiro de Rally
Ídolo no Rally Nacional : Zé Hélio
Ídolo no Rally Internacional : Marc Coma
Prova favorita em São Paulo : Rally Cuesta (Botucatu)
Prova favorita no Brasil : Rally RN 1500
Comida favorita : Macarronada
Bebida favorita : Água de coco
Comida nos dias de corridas : Suplementos dos mais variados e o que tiver de comida
Bebida nas corridas : Água, água de coco e isotônico

Tipo de filme favorito : Comédia

Programa de TV favorito : Two and a Half Man
Lazer preferido : Surfe
Esporte preferido fora o Rally : Surfe
E-mail : [email protected]

Twitter : @RamonSacilotti
Face : Ramon Sacilotti
Instagram : @Ramon512

Compartilhe este conteúdo

Comentários

é Editor do Mundocross, site que foi lançado por causa de sua paixão por Motocross e Supercross. Em 1990 ele começou a escrever sobre motos no Jornal VS, em São Leopoldo, no RS, numa coluna onde escrevia sobre Trilhas, Enduro e Motocross. Depois também escreveu para o Jornal O Pódium, Revista Moto Action. Nestes 24 anos teve experiências em eventos internacionais, como Mundiais de Motocross, AMA Supercross, AMA Motocross, Motocross das Nações e US Open Supercross.

Desenvolvido por GetFly