Disputa do AMA Motocross 2014 promete ser acirrada na categoria 450

Por Mariah Morgado | Fotos por Simon Cudby | 21 de Maio de 2014 - 0:03

Quando o Campeonato AMA Motocross retornar a Glen Helen no próximo sábado, 24 de Maio, para o Red Bull Glen Helen National, será a primeira vez desde 2009 que o campeonato visitou a pomposa pista em San Bernardino, na Califórnia. Conhecida por seus morros íngremes e saltos espetaculares, Glen Helen será um teste imediato de força e resistência para os participantes estelares da categoria 450. Um resultado forte nos morros de Glen Helen Raceway, localizada no coração da concentração do Motocross, o Sul da Califórnia, será uma ótima maneira de começar o campeonato de 12 etapas do AMA Motocross.

Cada atleta que vai competir nesse dia sabe que em 2014 terá um novo campeão da categoria 450 depois do anúncio recente que o atual campeão, Ryan Villopoto, sofreu uma séria lesão no joelho nas últimas etapas do AMA Supercross e será forçado a tirar folga no verão para passar por uma cirurgia e para reabilitação. É claro, a notícia criou um murmúrio no mundo das corridas de moto já que um grande número dos pilotos de ponta esperam assumir o seu lugar como o campeão da categoria principal do campeonato de motocross mais prestigioso e competitivo do mundo.

Dungey vai tentar o terceiro título da 450 de sua carreira

Na verdade, três ex-campeões da 450 do AMA Motocross vão estar competindo para recuperar o plate #1. Quem lidera o grupo é Ryan Dungey da Red Bull KTM, o vice-campeão do ano passado. Dungey, nativo de Belle Plaine, Minnesota, conquistou os títulos de 2010 e 2012 da categoria e também o título da categoria 250 na temporada de 2009. Ele tem como companheiro de equipe o ex-campeão mundial de MX, Ken Roczen, o veloz importado da Alemanha que terminou em segundo na categoria 250 na temporada passada.

O alemão vai buscar seu primeiro título com uma 450

James Stewart vai para Glen Helen com sua Yoshimura Suzuki. Nativo de Haines City, Flórida, o veterano é considerado um dos pilotos mais inovadores e rápidos na história do esporte. Stewart não vence um título de motocross desde 2008 quando ele fez a temporada perfeita, vencendo todas as 12 etapas e todas as baterias da temporada.

Stewart é um dos principais candidatos ao título da categoria

Outra superestrela que vai tentar voltar ao círculo dos vencedores é Chad Reed da equipe TwoTwo Motorsports/Discount Tire Racing. O australiano conquistou o título da categoria principal em 2009 e desfrutava de um renascimento de carreira no AMA Supercross 2014 antes que um acidente em Fevereiro o tenha deixado com um ombro lesionado. Desde então, ele virou suas atenções para a abertura da temporada do MX, na esperança de continuar de onde parou.

O australiano fará seu retorno após a lesão neste sábado

Espera-se que Eli Tomac, o campeão da categoria 250 do ano passado, faça sua estreia com equipamento de 450cc em algum momento neste verão, mas atualmente está se recuperando de uma clavícula quebrada. O residente de Cortez, no Colorado, vai liderar a equipe GEICO Honda.

Canard pretende melhorar seu resultado (4º lugar) da temporada passada

A equipe Honda Muscle Milk também possui um ex-campeão das 250, o nativo de Shawnee, Oklahoma, Trey Canard. Ele terá a companhia de seu parceiro de equipe, Justin Barcia, nativo de Nova York que mora em Pinetta, na Flórida. Barcia fez uma estreia profissional no último Glen Helen National em 2009, liderando a maior parte da corrida antes de terminar em sexto no geral.

Barcia vai tentar repetir ou melhor seu resultado de 2009

 

Depois de voltar no SX, o veterano faz seu retorno no MX

Outro ex-campeão que espera ficar nesse meio é Ivan Tedesco que foi recrutado pela RCH Racing/ Soaring Eagle Suzuki, que tem como donos Ricky Carmichael e Carey Hart. Tedesco, que venceu o campeonato das 250 em 2005 terá a companhia do popular Weston Peick, o piloto privado favorito de Wildomar, Califórnia, que neste verão está tendo sua primeira oportunidade em uma equipe desse escalão.

Agora com uma equipe de peso, Peick vai tentar melhorar ainda mais seus resultados

Outra cria da Califórnia que devemos ficar de olho é Mike Alessi que basicamente cresceu correndo em Glen Helen. Alessi tem sido um concorrente estável na última década, mas espera-se que ele vá para o norte após a abertura em Glen Helen para disputar o Campeonato Canadense de Motocross neste verão.

A equipe Toyota/ Yamaha/JGRMX vai colocara dois candidatos na categoria 450: o californiano Josh Grant e o nativo de Iowa, Justin Brayton. Os dois pilotos são dois dos competidores mais formidáveis na divisão, Grant é um ex-vencedor que também chama Glen Helen de sua pista natal.

Grant entra na temporada 2014 com sua familiar equipe Toyota/Yamaha/JGRMX

Embora neste verão a Monster Energy Kawasaki não terá Ryan Villopoto, Brett Metcalfe foi convidado a se juntar a Jake Weimer na categoria principal. Metcalfe, o atual campeão canadense da MX1, foi um candidato das cinco primeiras posições nas etapas selecionadas do AMA Motocross que ele participou na temporada passada e é um ex-vencedor no campeonato. Para Weimer, a ausência de Villopoto apresenta a oportunidade perfeita para o veterano assumir como o capitão da equipe.

O capitão veterano

Deixando a dupla da Red Bull KTM de lado por um momento, três outros pilotos KTM tem vitórias do AMA MX em seus currículos: Davi Millsaps, da Rockstar Energy Racing, vai voltar a ação depois de perder a temporada inteira do supercross com uma lesão no joelho e a equipe BTO Sports.com/KTM terá Andrew Short e também Matt Goerke quando ele se recuperar do cotovelo quebrado.

Adicionando mais um enredo a lotada categoria, temos o desenvolvimento profissional de Malcolm Stewart da Troy Lee Designs/MAVTV/Honda, irmão caçula de James Stewart. O irmão caçula da família Stewart tem mostrado uma melhora acentuada desde que se tornou profissional em 2011 e com uma temporada completa de competição na 450 em seu currículo, ele será uma força neste verão.

Esses são apenas alguns dos talentosos atletas que estarão competindo na categoria 450 do AMA Motocross 2014. Fiquem ligados em mais novidades.

Compartilhe este conteúdo

Comentários

Desenvolvido por GetFly