AMA Motocross 2014 – 1a Etapa – Glen Helen

Por Mariah Morgado | Fotos por GuyB | 26 de Maio de 2014 - 0:10

No último sábado, 24 de Maio, mais de 27.000 fãs testemunharam a tarde histórica de corrida na abertura da temporada 2014 do AMA Motocross que acontecem em San Bernardino, na Califórnia, no clássico circuito de Glen Helen que ficou cinco anos fora do calendário do campeonato. Ryan Dungey e Jeremy Martin foram os vencedores consagrados das categorias 450 e 250, respectivamente, fazendo história como os primeiros nativos de Minnesota a faturar dobradinhas na 16ª corrida do Glen Helen National.

holeshot

Categoria 450

Dungey venceu a última etapa que Glen Helen recebeu, em 2009, na categoria 250. Neste mesmo ano, ele venceu o campeonato da 250 e hoje, bicampeão da categoria 450, ele mostrou que está na pista para negócio com seu terceiro e primeiro lugares nas baterias altamente competitivas, que lhe renderam o degrau mais alto do pódio da etapa.

dungey

A concorrência mais acirrada de Dungey veio de seu colega de equipe, Ken Roczen, que terminou sua estreia na categoria 450cc do AMA Motocross, na segunda posição.

Quem começou bem a abertura da temporada foi o californiano, nativo de Riverside, Josh Grant, ao capturar o prêmio de 500 dólares do holeshot e liderar a primeira bateria da largada até a chegada. O novo colega de equipe de Grant, Phil Nicoletti, se uniu a ele na segunda posição da bateria até que Roczen assumiu a posição. Roczen avançou corajosamente sobre Grant e o desafiou pela liderança no final da corrida, na qual ele terminou com menos de um segundo atrás do piloto JGRMX Yamaha seguido de Ryan Dungey, na terceira posição.

roczen

A dupla da Red Bull KTM, Dungey e Roczen, ficaram páreo a páreo na segunda bateria e a corrida ficou ainda mais emocionante quando o gate caiu e a batalha prosseguiu. Roczen fez uma ótima largada, sendo perseguido de perto por Dungey, mas o veterano se aproximou ainda mais no final da corrida. Restando algumas voltas para o final da bateria, Dungey ultrapassou Roczen e assumiu a liderança, vencendo a bateria.

Os terceiro e primeiro lugares de Dungey foram suficientes para lhe garantir sua primeira vitória em Glen Helen na categoria principal e ele vai para segunda etapa no próximo final de semana, liderando o campeonato.

“O tempo todo realmente foi apenas um jogo de gato e rato,” Dungey disse. “Eu senti que a vitória ia chegar logo no começo, mas eu precisava fazer aquela ultrapassagem (sobre Roczen). Foi bom fazer a dobradinha com um colega de equipe e foi um bom dia para a KTM.”

Embora Roczen tenha liderado 15 das 16 voltas na segunda bateria, o ex-campeão mundial terminou em segundo lugar na bateria e no geral da etapa.

“Estou feliz com minha pilotagem de hoje,” disse Roczen. “Eu quero levar uma semana de cada vez e apenas continuar progredindo. Nós vamos para Sacramento 100% focados e apenas correr o melhor que podemos.”

canard

Trey Canard faturou um lugar no pódio na segunda bateria e seu sétimo e terceiro lugares lhe garantiram a terceira posição no geral em Glen Helen.

“Uma coisa é certa sobre esse campeonato, ele é longo,” disse Canard. “A maior coisa que você pode fazer é apenas focar em si mesmo e tentar ir pra pista e vencer a corrida. Meu objetivo é pontuar o máximo a cada semana e onde as cartas cair, elas vão cair.”

O australiano Bret Metcalfe, que está substituindo o campeão 2013 da categoria 450, Ryan Villopoto, nessa temporada, fez sua primeira aparição na equipe Monster Energy Kawasaki no sábado. O atual campeão canadense de motocross provou seu mérito ao conquistar a quarta posição no geral, ficando na frente de Josh Grant que enfrentou problemas na segunda bateria, ficando para trás na 15ª posição da bateria. Esse resultado de Grant somado a sua primeira posição na primeira bateria lhe renderam a quinta posição no geral dentro de casa.

metcalfe

Resultado da primeira bateria da 450cc em Glen Helen

1. Josh Grant

2. Ken Roczen

3. Ryan Dungey

4. Brett Metcalfe

5. Weston Peick

6. James Stewart

7. Trey Canard

8. Malcom Stewart

9. Chad Reed

10. Jake Weimer

Resultado da segunda bateria da 450cc em Glen Helen

1. Ryan Dungey

2. Ken Roczen

3. Trey Canard

4. Justin Barcia

5. Bret Metcalfe

6. James Stewart

7. Jake Weimer

8. Malcom Stewart

9. Ivan Tedesco

10. Chad Reed

Classificação do campeonato da categoria 450cc após uma etapa

1. Ryan Dungey – 45 pontos

2. Ken Roczen – 44

3. Trey Canard – 34

4. Brett Metcalfe – 34

5. Josh Grant – 31

6. Andrew Short – 30

7. James Stewart – 26

8. Malcom Stewart – 25

9. Jake Weimer – 24

10. Chad Reed – 23

Categoria 250

Foi um grande dia para a equipe Yamalube/Star Racing/ Yamaha, que viu dois de seus pilotos no pódio da etapa. Em seu segundo ano no AMA Motocross, Jeremy Martin, conquistou a primeira vitória de sua carreira vencendo as duas etapas do dia. Martin teve um dia excepcional desde a largada, faturando o prêmio de 500 dólares do holeshot nas duas baterias. A partir dai, o nativo de 21 anos de Millville, Minnesota, realizou um feito impressionante enquanto abriu vantagem e liderou todas as voltas da categoria 250 nas duas baterias da etapa de abertura.

martin

webb

Martin teve a companhia do colega de equipe, Cooper Webb, no pódio. O piloto da Carolina do Norte também teve um sábado consistente, ficando na segunda posição nas duas baterias o que lhe rendeu o segundo degrau do pódio do dia.

Embora Cole Seely não tenha tido a melhor das largadas, o californiano sulista rapidamente se colocou entre os cinco primeiros nas duas baterias. Seely brigou com Webb na primeira bateria, na qual a dupla se revezou na segunda posição por algumas vezes. Jason Anderson interrompeu o duelo e ficou em terceiro na primeira bateria. Após fazer uma dobradinha na quarta posição, Seely terminou o dia na terceira posição no geral.

seely

Pela primeira vez em sua carreira profissional, Jeremy Martin vai para a segunda etapa como o líder do campeonato.

A segunda etapa do AMA Motocross 2014 acontece na capital da Califórnia, Sacramento, no próximo sábado, 31 de Maio.

Resultado da primeira bateria da 250cc em Glen Helen

1. Jeremy Martin

2. Cooper Webb

3. Jason Anderson

4. Cole Seely

5. Justin Bogle

6. Dean Wilson

7. Christophe Pourcel

8. Blake Baggett

9. Zach Osborne

10. Marvin Musquin

Resultado da segunda bateria da 250cc em Glen Helen

1. Jeremy Martin

2. Cooper Webb

3. Blake Baggett

4. Cole Seely

5. Christophe Pourcel

6. Jessy Nelson

7. Matt Bisceglia

8. Marvin Musquin

9. Justin Bogle

10. Alex Martin

Classificação do campeonato da categoria 250cc após uma etapa

1. Jeremy Martin – 50 pontos

2. Cooper Webb – 44

3. Cole Seely – 36

4. Blake Baggett – 33

5. Christophe Pourcel – 30

6. Justin Bogle – 28

7. Matt Bisceglia – 24

8. Marvin Musquin – 24

9. Jessy Nelson – 21

10. Jason Anderson – 20 pontos

Calendário do AMA Motocross 2014

Segunda Etapa – 31 de maio – Hangtown Motocross Classic / Sacramento – Califórnia
Terceira Etapa – 7 de junho – Thunder Valley / Lakewood / Colorado
Quarta Etapa – 14 de Junho – High Point National / Mt. Morris – Pensilvânia
Quinta Etapa – 28 de junho – Tennessee National / Blountville – Tennessee
Sexta Etapa – 5 de julho – RedBud National / Buchanan – Michigan
Sétima Etapa – 12 de julho – Budds Creek / Mechanicsville – Maryland
Oitava Etapa – 19 de julho – Spring Creek / Millville – Minnesota
Nona Etapa – 26 de julho – Washougal National / Washougal – Washington
Décima Etapa – 9 de agosto – Unadilla National / New Berlin – New York
Décima Primeira Etapa – 16 de agosto – Indiana National / Crawfordsville / Indiana
Décima Segunda Etapa – 23 de agosto – Utah National / Tooele – Utah

Compartilhe este conteúdo

Comentários

Desenvolvido por GetFly