AMA Motocross 2014 – 2a Etapa – Hangtown

Por Mariah Morgado | Fotos por GuyB | 01 de junho de 2014 - 17:43

A segunda etapa do AMA Motocross 2014 fez sua última visita da temporada ao estado da Califórnia, no último sábado, 31 de Maio, para comemorar o 46º GoPro Hangtown Motocross Classic. A categoria 450 teve um novo vencedor com o novato Ken Roczen conquistando sua primeira vitória da carreira na categoria principal enquanto o jovem de Minnesota, Jeremy Martin, venceu mais duas baterias consecutivas e ampliou sua pontuação na liderança do campeonato.

Categoria 450cc

Depois da abertura na semana passada na pista de Glen Helen, no sul da Califórnia, Ryan Dungey liderava a pontuação da categoria 450, mas seu colega de equipe Ken Roczen estava bem próximo com um par de segundos lugares em sua estreia na categoria principal. Os dois ensaiaram uma batalha em Hangtown, mas Roczen acelerou o ritmo para um nível que o veterano Dungey não conseguiu alcançar.

roczen

Tudo começou nas sessões dos treinos cronometrados quando Roczen marcou a volta mais rápida e teve o luxo da escolha do gate na primeira bateria. Aproveitando o momento, Roczen criou confiança, mas primeiro foi o bicampeão da categoria 450, Dungey, que faturou o prêmio do holeshot antes de Roczen assumir a liderança ainda na volta de abertura.

Na primeira bateria Roczen abriu uma vantagem sobre Dungey que não podia ser alcançada e obteve a primeira vitória de bateria de sua carreira na categoria. Atrás de Dungey vinha Trey Canard que assegurou a terceira posição logo no começo da corrida e atrás dele vinha seu colega de equipe, Justin Barcia, enquanto James Stewart trazia a retaguarda dos cinco primeiros colocados da bateria.

largada

Na segunda bateria, o prêmio do holeshot ficou com Jake Weimer que passou pela primeira curva seguido pelo colega de equipe, Brett Metcalfe, que não perdeu tempo ao assumir a liderança, sendo perseguido por Justin Barcia, Ken Roczen e Ryan Dungey.  Metcalfe e Barcia revezaram na liderança algumas vezes, mas o alemão logo atacou e assumiu a posição para não olhar mais para trás.

Dungey aproveitou o embalo e logo assegurou a segunda posição atrás do colega de equipe. Apesar de um ataque valente, o vencedor da primeira etapa terminou na segunda posição, perdendo sua liderança na pontuação do campeonato depois de duas etapas.

“Hoje foi muito bom, eu tive boas largadas, o que ajudou. As duas baterias aconteceram basicamente do mesmo jeito, fiquei em segundo e Kenny estava andando muito bem hoje. Eu sei que posso melhorar em alguns pequenos detalhes, mas no geral não foi tão ruim. Será um longo ano.”

Foi um grande dia para Roczen e a KTM. O ex-campeão mundial de Motocross da Alemanha conquistou sua primeira vitória no geral da categoria 450, dando a KTM a vitória da marca na categoria 450 em Hangtown pela primeira vez em 46 anos de história. E também como o vencedor da categoria 250 em 2013, Ken Roczen adicionou seu nome na lista seleta de piloto que venceram nas duas categorias em Hangtown. Ele chega a terceira etapa, no próximo sábado, em Thunder Valley com o plate vermelho e com a liderança da pontuação do campeonato.

“Eu realmente me diverti na pista,” Roczen disse. “Foi uma boa corrida, eu não acho que tenho algo para reclamar. Eu sempre me sai bem Hangtown e tenho boas lembranças aqui. Eu estava confortável na moto nesse final de semana e quando você tem aquele pouco que precisa, tudo fica bem.”

bubba

Conforme a segunda bateria ia desenrolando, a ação da corrida se tornou mais intensa quando o ex-campeão da categoria, James Stewart, começou a avançar pelo pelotão para eventualmente ultrapassar Metcalfe e Barcia para ocupar a terceira posição. Canard foi o próximo, avançando nove posições para roubar a quarta posição de Barcia no final da bateria. Canard se aproximou de Stewart na última volta e embora ele não tenha conseguido ultrapassa-lo, o Shawnee (nativo de Oklahoma) conseguiu assegurar a terceira posição no geral com suas terceira e quarta posições com uma recuperação impressionante na segunda bateria.

“Eu estava tentando fazer o melhor que eu pude e eu fiquei cada vez mais confortável conforme a corrida acontecia,” disse Canard. “É uma boa sensação pilotar uma moto que você se sente confortável e se divertir. Cada ponto ganho será contado em Agosto, então eu vou fazer o melhor de cada momento quando estiver na pista.”

canard

Stewart terminou o dia com um quinto e terceiro lugares, ficando em quarto no geral da etapa, seguido por Barcia em sexto com seu quarto e quinto lugares. O californiano, Weston Peick teve seu melhor resultado até agora na temporada, ficando em sexto lugar.

Resultado da primeira bateria da 450cc em Hangtown

1. Ken Roczen

2. Ryan Dungey

3. Trey Canard

4. Justin Barcia

5. James Stewart

6. Brett Metcalfe

7. Jake Weimer

8. Weston Peick

9. Josh Grant

10. Malcolm Stewart

Resultado da segunda bateria da 450cc em Hangtown

1. Ken Roczen

2. Ryan Dungey

3. James Stewart

4. Trey Canard

5. Justin Barcia

6. Weston Peick

7. Malcolm Stewart

8. Jake Weimer

9. Brett Metcalfe

10. Andrew Short

Resultado geral da categoria 450cc em Hangtown

1. Ken Roczen

2. Ryan Dungey

3. Trey Canard

4. James Stewart

5. Justin Barcia

6. Weston Peick

7. Jake Weimer

8. Brett Metcalfe

9. Malcolm Stewart

10. Chad Reed

Classificação do campeonato da categoria 450cc após duas etapas

1. Ken Roczen – 94 pontos

2. Ryan Dungey – 89

3. Trey Canard – 72

4. James Stewart – 66

5. Brett Metcalfe – 61

6. Justin Barcia – 52

7. Weston Peick – 52

8. Jake Weimer – 52

9. Malcolm Stewart – 51

10. Josh Grant – 43

Categoria 250cc

O pódio foi todo azul na categoria 250 em Hangtown. Mais uma vez foi um dia de diversão para a Yamaha Factory na categoria, a marca faturou todas as três posições no pódio geral. Saindo da primeira vitória da marca na categoria 250, em uma década exatamente, na etapa de abertura, Jeremy Martin mais uma vez liderou o caminho com sua segunda vitória consecutiva e segunda dobradinha de 2014 na primeira posição.

martin

“Isso é o que tenho me focado,” disse Martin. “Ótimas baterias hoje, meu colega de equipe e eu fizemos 1-2 e as Yamahas foram fortes. Foi muito legal para a Yamaha nós levarmos o pódio todo. Eu não acho que isso é feito faz um longo tempo.”

No pódio Martin teve mais uma vez a companhia no pódio de seu colega de equipe, Cooper Webb, que parecia continuar de onde parou na segunda posição na etapa de abertura.

Na primeira bateria, Webb disputou a segunda posição com Justin Bogle, uma batalha que deixou o piloto da Carolina do Norte no chão uma vez. Webb se recuperou e passou Bogle para capturar a segunda posição da primeira bateria. Mas, não havia como alcançar Martin que já havia aberto uma vantagem de quase 20 segundos sobre os outros.

webb

Zach Bell faturou o prêmio do holeshot na primeira bateria, na qual ele se assegurou entre os cinco primeiros, ficando atrás de Justin Hill, que ficou em quarto na primeira bateria.

bell

Embora ele tenha ficado bem próximo nas três primeiras corridas, Martin faturou seu primeiro prêmio do holeshot da temporada na segunda bateria que ele liderou cada volta, desde a largada até a chegada. As duas primeiras posições ficaram do mesmo jeito que na primeira bateria, mas a mudança de eventos veio na terceira posição com Christophe Pourcel.

Pourcel, que não corre uma temporada completa do AMA Motocross na categoria 450 desde 2011, conquistou seu melhor resultado até agora na temporada, terminando a segunda bateria na terceira posição, o que foi bom o suficiente para render a terceira posição no geral da etapa para o francês.

pourcel

Justin Hill teve um desempenho consistente, se esforçando para conquistar a quarta posição no geral, com suas quarta e sexta posições nas baterias, enquanto o californiano Jessy Nelson completou os cinco primeiros, ficando em sétimo e quinto colocado em cada bateria.

O AMA Motocross 2014 deixa o estado da Califórnia e segue para a região central dos Estados Unidos, para a terceira etapa da temporada que acontece no próximo sábado, 07 de Junho, em Lakewood, no estado do Colorado.

Resultado da primeira bateria da 250cc em Hangtown

1. Jeremy Martin

2. Cooper Webb

3. Justin Bogle

4. Justin Hill

5. Zach Bell

6. Blake Baggett

7. Jessy Nelson

8. Christophe Pourcel

9. Marvin Musquin

10. Jason Anderson

Resultado da segunda bateria da 250cc em Hangtown

1. Jeremy Martin

2. Cooper Webb

3. Christophe Pourcel

4. Jason Anderson

5. Jessy Nelson

6. Justin Hill

7. Marvin Musquin

8. Matt Bisceglia

9. Jackson Richardson

10. Dillan Epstein

Resultado geral da categoria 250cc em Hangtown

1. Jeremy Martin

2. Cooper Webb

3. Christophe Pourcel

4. Justin Hill

5. Jessy Nelson

6. Jason Anderson

7. Marvin Musquin

8. Zach Bell

9. Matt Bisceglia

10. Justin Bogle

Classificação do campeonato da categoria 250cc após duas etapas

1. Jeremy Martin – 100 pontos

2. Cooper Webb – 88

3. Christophe Pourcel – 63

4. Jessy Nelson – 51

5. Marvin Musquin – 50

6. Jason Anderson – 49

7. Justin Bogle – 48

8. Blake Baggett – 48

9. Matt Bisceglia – 45

10. Justin Hill – 43 pontos

Calendário do AMA Motocross 2014

Terceira Etapa – 7 de junho – Thunder Valley / Lakewood / Colorado
Quarta Etapa – 14 de Junho – High Point National / Mt. Morris – Pensilvânia
Quinta Etapa – 28 de junho – Tennessee National / Blountville – Tennessee
Sexta Etapa – 5 de julho – RedBud National / Buchanan – Michigan
Sétima Etapa – 12 de julho – Budds Creek / Mechanicsville – Maryland
Oitava Etapa – 19 de julho – Spring Creek / Millville – Minnesota
Nona Etapa – 26 de julho – Washougal National / Washougal – Washington
Décima Etapa – 9 de agosto – Unadilla National / New Berlin – New York
Décima Primeira Etapa – 16 de agosto – Indiana National / Crawfordsville / Indiana
Décima Segunda Etapa – 23 de agosto – Utah National / Tooele – Utah

Compartilhe este conteúdo

Comentários

Desenvolvido por GetFly