AMA Motocross 2014 – 3a Etapa – Thunder Valley

Por Mariah Morgado | Fotos por GuyB | 09 de junho de 2014 - 1:37

A terceira etapa do Campeonato AMA Motocross 2014 aconteceu no último sábado, 07 de Junho, no circuito de Thunder Valley, em Lakewood, no estado do Colorado. Pela segunda corrida consecutiva, Ken Roczen venceu no geral da categoria 450 graças a uma vitória na segunda bateria da tarde. Na categoria 250, Blake Baggett conquistou sua primeira vitória da temporada e quebrou a sessão de vitórias da Yamaha, se tornando o segundo vencedor da categoria nessa temporada.

s780_GUYB9863

Categoria 450cc

Na abertura da categoria 450, Josh Grant faturou o prêmio do holeshot, mas sua liderança foi encurtada quando James Stewart assumiu a posição uma volta depois. Stewart ditou um ritmo acelerado nas primeiras voltas para abrir uma pequena vantagem enquanto Ryan Dungey fazia seu trabalho na segunda posição, buscando alcançar o veterano a sua frente. Atrás deles, Trey Canard e Ken Roczen ultrapassaram Josh Grant, assumindo a terceira e quarta posições, respectivamente.

s780_GUYB7839

Pouco tempo depois, começou uma batalha entre o quarteto pela vitória da bateria. Dungey pressionou Stewart pela primeira parte da bateria, até mesmo fazendo uma breve ultrapassagem pela liderança, mas não conseguiu manter a posição. Enquanto a briga continuava na frente, Roczen passou Canard e logo começou a pressionar a dupla na liderança. Enquanto Dungey procurava por uma passagem para ultrapassar Stewart, Roczen o ultrapassou na 13ª volta. Na volta seguinte. Dungey caiu tentando alcançar Stewart e Roczen, perdendo a posição para Canard, caindo para quarto. Na dianteira, Roczen pressionou Stewart quando foi levantada a bandeira branca, mas o ex-campeão o segurou para liderar a bateria inteira e conquistar sua primeira vitória da temporada 2014. Roczen cruzou a linha de chegada logo atrás dele com Canard, Dungey e Grant completando os cinco primeiros.

s780_GUYB8035

Quando o gate caiu para a segunda bateria, foi Canard que fez o holeshot e levou o prêmio sendo perseguido de perto por Dungey, Grant, Roczen e Stewart. Canard e Dungey assumiram o controle logo no começo, mas Roczen conseguiu ultrapassar seu colega de equipe e ocupou a segunda posição no final da primeira volta e prosseguiu para disputar a liderança com Canard durante as duas próximas voltas, antes de assumir o controle da bateria na terceira volta. Canard, então caiu nas garras de Dungey, que o ultrapassou pela segunda posição e tentou alcançar Roczen. Ele conseguiu reduzir a distância para dois segundos na metade da corrida, mas pilotos retardatários mantiveram a distância entre os dois pilotos KTM consistentes durante o restante da bateria. Roczen cruzou a linha de chegada com seis segundos na frente de Dungey e Stewart ultrapassou Canard na metade da corrida para terminar em terceiro.

Na classificação geral da etapa, os resultados de Roczen nas duas baterias, segundo e primeiro lugares, o ajudaram a superar Stewart, que fez um primeiro e terceiro lugares, para vencer por apenas dois pontos. O esforço de Dungey na segunda bateria lhe rendeu o terceiro lugar no geral. Canard e Grant completaram os cinco primeiros.

“É muito cedo para dizer algo sobre o campeonato,” disse o alemão que venceu sua primeira corrida na categoria 450 na semana passada. “Eu sinto que estou andando bem agora e me sinto forte. Eu larguei bem na primeira bateria, mas não consegui subir o morro muito bem e tive que abrir caminho. Eu fiz alguns ajustes na moto entre as baterias para torna-la mais fácil de pilotos e valeu a pena. Eu só quero continuar vencendo corridas como tenho feito e continuar saudável.”

Ken Roczen ampliou sua liderança na classificação da categoria e agora tem uma vantagem de 12 pontos sobre Ryan Dungey. James Stewart subiu para a terceira posição com 30 pontos atrás do alemão e Canard está em quarto com 31 pontos atrás da liderança.

s780_GUYB9514

Resultado da primeira bateria da 450cc em Thunder Valley

1. James Stewart

2. Ken Roczen

3. Trey Canard

4. Ryan Dungey

5. Josh Grant

6. Andrew Short

7. Malcolm Stewart

8. Jake Weimer

9. Brett Metcalfe

10. Weston Peick

Resultado da segunda bateria da 450cc em Thunder Valley

1. Ken Roczen

2. Ryan Dungey

3. James Stewart

4. Trey Canard

5. Brett Metcalfe

6. Josh Grant

7. Weston Peick

8. Malcolm Stewart

9. Andrew Short

10. Chad Reed

Resultado geral da categoria 450cc em Thunder Valley

1. Ken Roczen

2. James Stewart

3. Ryan Dungey

4. Trey Canard

5. Josh Grant

6. Brett Metcalfe

7. Malcolm Stewart

8. Andrew Short

9. Weston Peick

10. Jake Weimer

Classificação do campeonato da categoria 450cc após três etapas

1. Ken Roczen – 141 pontos

2. Ryan Dungey – 129

3. James Stewart – 111

4. Trey Canard – 110

5. Brett Metcalfe – 89

6. Malcolm Stewart – 78

7. Weston Peick – 77

8. Josh Grant – 74

9. Jake Weimer – 74

10. Chad Reed – 61

Categoria 250cc

A largada da primeira bateria da categoria 250 teve uma surpresa quando Jessy Nelson conquistou o prêmio do holeshot e prosseguiu para abrir uma vantagem de vários segundos sobre os outros pilotos, com a dupla da Yamalube Star Racing Yamaha, Cooper Webb e Jeremy Martin, logo atrás. Nelson manteve uma vantagem confortável até que Martin e Webb assumiram, respectivamente, a segunda e terceira posições, na quarta volta e se aproximaram do líder. Nelson liderou durante os 20 primeiros minutos da bateria, mas saiu da pista, deixando que Martin assumisse a primeira posição na oitava volta. Depois, na nona volta, Webb assumiu a segunda posição de Nelson.

s780_GUYB8469

A batalha pela vitória parecia que ia ficar entre os companheiros de equipe já que oas dois estavam separados somente pela distância de uma moto, mas Webb caiu quando pressionou o líder e perdeu diversas posições. Sem a ameaça de seu companheiro, Martin fez uma corrida confortável na liderança e manteve sua sessão de corridas invictas. Nelson teve seu melhor resultado da carreira, ficando em segundo, e Justin Bogle assegurou a terceira posição. Blake Baggett ficou em quarto com Jason Anderson completando os cinco primeiros da bateria. Depois de seu acidente, Webb caiu para a nona posição.

A segunda bateria começou e todos estavam de olho em Martin para ver se ele poderia continuar seu começo invencícel de temporada. Depois da primeira curva, Martin teve seu trabalho interrompido quando Zach Bell faturou o holeshot, com Jason Anderson e Christophe Pourcel ao seu lado. Martin largou fora dos cinco primeiros.

A permanência de Bell na liderança não durou muito, Pourcel assumiu a posição ainda na primeira volta. Na volta seguinte, Baggett começou a abrir caminho até o grupo da frente e eventualmente assumiu a segunda posição, voltando sua atenção para Pourcel. Depois de duas voltas de pressão, Baggett fez a ultrapassagem e nunca mais olhou para trás, deixando Pourcel brigando com Justin Bogle. Enquanto Baggett se distanciava, Martin perseguia Pourcel e Bogle, precisando de uma posição de pódio para assegurar sua terceira vitória consecutiva no geral. Na metade da bateria, Martin caiu enquanto perseguia a terceira posição e ficou fora dos dez primeiros colocado. O azar de Martin permitiu que Baggett garantisse o geral com uma vitória na segunda bateria. Bogle batalhou para terminar em segundo e Pourcel terminou em terceiro. Martin se recuperou e conseguiu terminar na sexta posição.

s780_GUYB9640

Os dois resultados de Baggett lhe renderam um ponto de vantage sobre Bogle e também a vitória do geral, enquanto a resiliência de Martin depois de seu acidente, lhe garantiu a terceira posição do pódio da etapa.

“Eu não estava preparado no começo da temporada devido a uma lesão que aconteceu logo depois da etapa de abertura, mas nós estivemos fazendo testes e chegando aonde queríamos estar,” disse Baggett, cuja última vitória foi a quinta etapa do campeonato no ano passo. “Quando você não vence há um tempo, isso logo começa a te incomodar e eu queria parar a dominância de Martin, então eu fui com tudo. Nós estamos no caminho certo e ainda restam 18 baterias, então tudo pode acontecer.”

Martin manteve o controle da classificação da categoria 250, ficando com uma vantagem de 26 pontos sobre o colega de equipe, Webb. Pourcel está na terceira posição com 47 pontos atrás do líder e Baggett subiu para a quarta posição, enfrentando um déficit de 49 pontos. Com 50 pontos atrás de Martin, Bogle completa os cinco primeiros colocados do campeonato.

“Eu realmente tive que trabalhar duro pelo pódio hoje,” disse Martin que venceu cinco das seis baterias até agora. “Eu não tive a melhor largada na primeira bateria, mas eu sabia que só precisava começar a fazer voltas rápidas. Nelson saiu da pista e facilitou para mim, então foi uma boa primeira bateria. Na segunda bateria eu estava tentando caçar aqueles caras na frente e troquei o meu traçado e isso não funcionou para mim. Eu estou onde esperava estar quando a temporada começou, mas levou um pouco de tempo para todo mundo atingir a velocidade. Depois de hoje, está claro que eles estão conseguindo.”

O AMA Motocross 2014 continua no próximo final de semana, 14 de Junho, sábado, com a quarta etapa da temporada que acontece no circuito de High Point, em Mount Morris, no estado da Pensilvania.

s780_GUYB9891

Resultado da primeira bateria da 250cc em Thunder Valley

1. Jeremy Martin

2. Jessy Nelson

3. Justin Bogle

4. Blake Baggett

5. Jason Anderson

6. Zach Bell

7. Marvin Musquin

8. Cole Seely

9. Cooper Webb

10. Justin Hill

Resultado da segunda bateria da 250cc em Thunder Valley

1. Blake Baggett

2. Justin Bogle

3. Christophe Pourcel

4. Marvin Musquin

5. Jason Anderson

6. Jeremy Martin

7. Cooper Webb

8. Cole Seely

9. Jessy Nelson

10. Justin Hill

Resultado geral da categoria 250cc em Thunder Valley

1. Blake Baggett

2. Justin Bogle

3. Jeremy Martin

4. Jessy Nelson

5. Marvin Musquin

6. Jason Anderson

7. Christophe Pourcel

8. Cooper Webb

9. Cole Seely

10. Justin Hill

Classificação do campeonato da categoria 250cc após três etapas

1. Jeremy Martin – 140 pontos

2. Cooper Webb – 114

3. Christophe Pourcel – 93

4. Blake Baggett – 91

5. Justin Bogle – 90

6. Jessy Nelson – 85

7. Marvin Musquin – 82

8. Jason Anderson – 81

9. Justin Hill – 65

10. Matt Bisceglia – 63 pontos

Calendário do AMA Motocross 2014

Quarta Etapa – 14 de Junho – High Point National / Mt. Morris – Pensilvânia
Quinta Etapa – 28 de junho – Tennessee National / Blountville – Tennessee
Sexta Etapa – 5 de julho – RedBud National / Buchanan – Michigan
Sétima Etapa – 12 de julho – Budds Creek / Mechanicsville – Maryland
Oitava Etapa – 19 de julho – Spring Creek / Millville – Minnesota
Nona Etapa – 26 de julho – Washougal National / Washougal – Washington
Décima Etapa – 9 de agosto – Unadilla National / New Berlin – New York
Décima Primeira Etapa – 16 de agosto – Indiana National / Crawfordsville / Indiana
Décima Segunda Etapa – 23 de agosto – Utah National / Tooele – Utah

Compartilhe este conteúdo

Comentários

Desenvolvido por GetFly