AMA Motocross 2014 – 4a Etapa – High Point

Por Mariah Morgado | Fotos por GuyB | 16 de junho de 2014 - 0:32

A quarta etapa do AMA Motocross 2014 aconteceu ontem no circuito de High Point, localizado na cidade de Mt. Morris, no estado da Pensilvânia. Pela primeira vez na temporada, um piloto que não é da KTM subiu no degrau mais alto do pódio. James Stewart da Yoshimura Suzuki conquistou sua 20ª vitória da carreira na 450cc com um desempenho dominante, vencendo as duas baterias. Na categoria 250cc, Blake Baggett venceu as duas baterias e levou o troféu de primeiro colocado pra casa.

full_GUYB1911_277077

Categoria 450cc

Quem fez o primeiro holeshot da tarde e faturou o prêmio foi Chad Reed que largou na frente com James Stewart colado em seu paralama traseiro. Os dois foram seguidos por Trey Canard, Ryan Dungey e Ken Roczen, um trio que vem sendo o mais consistente no campeonato.

Reed ditou o ritmo por uma volta até que Stewart o ultrapassou e assumiu o controle da corrida. E enquanto Stewart começava a se afastar, a briga pelos dois últimos lugares do pódio roubou a cena. Reed fez tudo que podia para se defender dos rivais mais jovens, mas Canard logo passou e depois Dungey e Roczen o acompanharam. O duelo triplo foi cativante, com Dungey saindo da pista no final de sua jornada para ultrapassar Canard, permitindo que Roczen assumisse a posição. Roczen lutou para passar Canard restando duas voltas para terminar e Canard caiu pouco tempo depois, deixando Dungey assumir a posição. Stewart recebeu a bandeirada quadriculada com mais de quatro segundos de vantagem com Roczen e Dungey atrás dele na segunda e terceira posições. Canard terminou em quarto e Reed se assegurou na quinta posição.

s780_GUYB0916

A segunda bateria foi parecida, com Reed novamente fazendo o holeshot. Entretanto, a liderança de Reed foi bem curta já que Stewart fez outra bela largada e assumiu a frente ainda na primeira volta. Canard, Dungey e Roczen logo ultrapassaram Reed, cada um deles sabiam que tinham que alcançar Stewart.

Canard se manteve próximo de Stewart por várias voltas, trazendo Dungey com ele e lançando um duelo triplo pela liderança. Roczen não quis ficar de fora e logo começou a encostar em Dungey. Quando os líderes se aproximaram dos retardatários, Stewart conseguiu abrir um pouco de vantagem e o duelo pela segunda posição começou como na primeira bateria, entre Canard, Dungey e Roczen. Canard enfrentou a dupla da KTM e eventualmente Roczen passou Dungey na terceira posição para minutos depois devolvê-la para o companheiro de equipe. Quando Dungey fez um último esforço para alcançar Canard, ele perdeu a frente de sua moto e caiu, entregando a posição novamente para Roczen. Stewart não conseguiu se distanciar como na primeira bateria, mas ainda assim venceu com menos de um segundo de vantagem sobre Canard. Roczen terminou em terceiro, seguido por Dungey.

O dia perfeito de Stewart resultou em sua primeira vitória no geral desde a nona etapa do campeonato do ano passado.

 “Eu estava animado para o final de semana porque nós fizemos algumas boas modificações na moto,” disse Stewart que tem uma única vitória em High Point na sua carreira. “Faz um tempo desde que nós atingimos essa velocidade e ritmo e me senti confortável. Essa pista é uma das quais eu precisava superar, mas foi legal vencer. Na verdade, é a primeira vez que eu venço as duas baterias em algum tempo, então nós vamos voltar e continuar trabalhando e partir daí.”

full_GUYB0706_879138

A segunda e terceira posições de Roczen lhe renderam a segunda posição no pódio da etapa e é o único piloto na categoria principal a subir no pódio em todas as etapas até agora e Canard conquistou seu terceiro pódio em quatro etapas. Dungey ficou fora das três primeiras posições pela primeira vez na temporada com seu terceiro e quarto lugares e Josh Grant completou os cinco primeiros colocados em High Point.

 A pontuação de Roczen em High Point expandiu ainda mais sua liderança na classificação, ficando com 16 pontos a mais que Dungey e Stewart subiu para a terceira posição, agora com apenas seis pontos atrás de Dungey.

“Eu não tive uma boa largada nas duas baterias e isso tornou tudo mais difícil, mas eu senti que estava andando bem,” disse Roczen. “É tudo questão de manter a consistência. Eu acho que vou trabalhar nas largadas e em algumas semanas nós vamos nos recuperar. Eu só preciso largar bem e na frente. Eu acho que isso vai facilitar as coisas.”

s780_GUYB2382

Resultado da primeira bateria da 450cc em High Point

1. James Stewart

2. Ken Roczen

3. Ryan Dungey

4. Trey Canard

5. Chad Reed

6. Josh Grant

7. Andrew Short

8. Phil Nicoletti

9. Brett Metcalfe

10. Weston Peick

Resultado da segunda bateria da 450cc em High Point

1. James Stewart

2. Trey Canard

3. Ken Roczen

4. Ryan Dungey

5. Weston Peick

6. Josh Grant

7. Brett Metcalfe

8. Andrew Short

9. Malcolm Stewart

10. Chad Reed

Resultado geral da categoria 450cc em High Point

1. James Stewart

2. Ken Roczen

3. Trey Canard

4. Ryan Dungey

5. Josh Grant

6. Weston Peick

7. Andrew Short

8. Chad Reed

9. Brett Metcalfe

10. Phil Nicoletti

Classificação do campeonato da categoria 450cc após quatro etapas

1. Ken Roczen – 183 pontos

2. Ryan Dungey – 167

3. James Stewart – 161

4. Trey Canard – 150

5. Brett Metcalfe – 115

6. Josh Grant – 104

7. Weston Peick – 104

8. Malcolm Stewart – 90

9. Chad Reed – 88

10. Andrew Short – 74 pontos

Categoria 250cc

A categoria 250cc abriu a tarde com Christophe Pourcel fazendo o holeshot só para ser ultrapassado rapidamente por Justin Bogle. Jeremy Martin, Blake Baggett e Marvin Musquin completavam os cinco primeiros colocados após a primeira curva.

s780_GUYB1401

Conforme Bogle começou a se distanciar, Martin ultrapassou Pourcel e focou suas atenções na liderança. Depois de duas voltas de disputa, Baggett, que vinha avançando forte, pegou Bogle e Martin de surpresa, assumindo a liderança na quinta volta. Uma vez na primeira posição, Baggett controlou a bateria enquanto Martin e Bogle continuaram a disputa pela segunda posição. Baggett cruzou a linha de chegada com quase 11 segundos de vantagem sobre Martin que terminou em segundo, enquanto Cooper Webb fez uma corrida impressionante, subindo da oitava posição na primeira volta para ultrapassar Bogle no final da corrida e terminar na terceira posição.

Christophe Pourcel novamente fez o holeshot da última bateria do dia, mas dessa vez conseguiu manter o controle da corrida por mais tempo e com Jason Anderson e Justin Hill logo atrás. Não muito atrás de Baggett, Bogle abria caminho na quarta posição e Cole Seely completava os cinco primeiros colocados. Depois de uma abertura forte da bateria, a dupla da Yamalube Star Racing Yamaha, Jeremy Martin e Cooper Webb, vinha na oitava e décima posições, respectivamente.

Baggett assumiu a segunda posição de Anderson ainda no começo e partiu em perseguição atrás de Pourcel durante três voltas antes de conseguir ultrapassá-lo e começar sua corrida para a vitória. Com Baggett se distanciando, Pourcel e Anderson travaram um duelo emocionante pela segunda posição com Anderson levando a melhor sobre o veterano. Enquanto a ação na frente se acalmava, Martin e Webb avançavam. Baggett venceu a bateria com uma vantagem de 16 segundos sobre Anderson na segunda posição e com Pourcel na terceira. Bogle cruzou a linha de chegada em quarto e Hill ficou em quinto, enquanto Martin e Webb trabalharam para terminar na sexta e sétima posições.

s780_GUYB1711

As duas vitórias de Baggett foram sua primeira dobradinha desde Red Bud em 2012, o mesmo ano que ele venceu o título da categoria 250cc.

“As largadas não são fáceis e ainda estamos trabalhando nelas,” Baggett disse. “Eu sinto que devia estar na frente. Esses caras estão piloto muito bem, mas eu vou fazer o que puder para ir atrás do campeonato.”

A resiliência de Martin, que resultou em suas segunda e sexta posições, o ajudou a terminar em segundo no geral e ele continua sendo o único piloto na categoria a subir no pódio em todas as quatro primeiras etapas. Anderson teve seu melhor resultado da carreira no AMA Motocross, com suas sétima e segunda posições lhe rendendo a terceira posição no geral e superando a dobradinha na quarta posição de Bogle devido ao critério de desempate da segunda bateria. O francês Christophe Pourcel completou os cinco primeiros colocados com sua sexta e terceira posições.

Martin continua na liderança da classificação do campeonato, agora com 29 pontos de vantagem sobre Webb. Baggett se aproximou dos dois, ficando com 36 pontos na terceira posição.

O AMA Motocross 2014 terá sua primeira pausa da temporada e vai retornar no dia 28 de Junho para a quinta etapa que acontece em Muddy Creek, localizada em Blountville, no estado do Tennessee.

s780_GUYB2897

Resultado da primeira bateria da 250cc em High Point

1. Blake Baggett

2. Jeremy Martin

3. Cooper Webb

4. Justin Bogle

5. Marvin Musquin

6. Christophe Pourcel

7. Jason Anderson

8. Cole Seely

9. Justin Hill

10. Alex Martin

Resultado da segunda bateria da 250cc em High Point

1. Blake Baggett

2. Jason Anderson

3. Christophe Pourcel

4. Justin Bogle

5. Justin Hill

6. Jeremy Martin

7. Cooper Webb

8. Marvin Musquin

9. Cole Seely

10. Alex Martin

Resultado geral da categoria 250cc em High Point

1. Blake Baggett

2. Jeremy Martin

3. Jason Anderson

4. Justin Bogle

5. Christophe Pourcel

6. Cooper Webb

7. Marvin Musquin

8. Justin Hill

9. Cole Seely

10. Alex Martin

Classificação do campeonato da categoria 250cc após quatro etapas

1. Jeremy Martin – 177 pontos

2. Cooper Webb – 148

3. Blake Baggett – 141

4. Christophe Pourcel – 128

5. Justin Bogle – 126

6. Jason Anderson – 117

7. Marvin Musquin – 111

8. Justin Hill – 93

9. Jessy Nelson – 91

10. Cole Seely – 87 pontos

Calendário do AMA Motocross 2014

Quinta Etapa – 28 de junho – Tennessee National / Blountville – Tennessee
Sexta Etapa – 5 de julho – RedBud National / Buchanan – Michigan
Sétima Etapa – 12 de julho – Budds Creek / Mechanicsville – Maryland
Oitava Etapa – 19 de julho – Spring Creek / Millville – Minnesota
Nona Etapa – 26 de julho – Washougal National / Washougal – Washington
Décima Etapa – 9 de agosto – Unadilla National / New Berlin – New York
Décima Primeira Etapa – 16 de agosto – Indiana National / Crawfordsville / Indiana
Décima Segunda Etapa – 23 de agosto – Utah National / Tooele – Utah

Compartilhe este conteúdo

Comentários

Desenvolvido por GetFly