AMA Motocross 2014 – 5a Etapa – Muddy Creek

Por Mariah Morgado | Fotos por GuyB | 29 de junho de 2014 - 20:54

A quinta etapa do AMA Motocross 2014 aconteceu no último sábado, 28 de Junho, em um dos circuitos mais novos do campeonato, o circuito de Muddy Creek, localizado no estado norte-americano do Tennessee. Para assegurar a sua terceira vitória no geral em sua primeira temporada na categoria principal, Ken Roczen precisou vencer a segunda bateria. Enquanto isso na categoria 250cc, Cooper Webb conquistou sua primeira vitória na carreira no campeonato e se tornou o 75º piloto vencedor diferente na história da categoria.

s780_062914_039mcreek

Categoria 450cc

Eli Tomac antecipou sua estreia na categoria principal e alinhou no gate de Muddy Creek após uma longa recuperação da clavícula quebrada. A presença do campeão da categoria 250cc do ano passado foi imediatamente sentida depois que ele foi o piloto mais rápido nos treinos e depois ainda aproveitou esse momento na primeira bateria, faturando o prêmio do holeshot. Enquanto ele e Ken Roczen assumiram a dianteira da corrida, James Stewart, Chad Reed e Josh Grant se envolveram um grande engavetamento na primeira curva.

Ainda na primeira volta, Roczen ultrapassou Tomac e assumiu a liderança até cair e voltar na quarta posição. Tomac aproveitou e liderou sua primeira bateria da categoria, mantendo, de maneira impressionante, Trey Canard e Ryan Dungey a distância durante metade da corrida. Dungey ultrapassou Canard e voltou suas atenções para Tomac, se aproximando a cada volta até ultrapassá-lo na nona volta. Roczen se recuperou da queda e seguiu Dungey, que passou Tomac, e assumiu a segunda posição começando uma batalha pela vitória entre companheiros de equipe. Dungey manteve a vantagem durante o restante da corrida e venceu a bateria, marcando sua primeira vitória desde a abertura em Glen Helen, seguido por Roczen, Tomac, Canard e Stewart que passou a bateria inteira recuperando posições até terminar a bateria na quinta posição.

full_GUYB4426_305806

Sabendo que precisava de uma boa largada para ter uma chance de ter sua segunda vitória no geral da temporada, Dungey fez o holeshot na segunda bateria, mas foi ultrapassado por Roczen ainda na primeira volta. A partir daí, os dois companheiros de equipe se distanciaram dos outros, o que significava que a vitória ficaria entre um dos dois pilotos KTM. Tomac largou em terceiro e manteve o controle da posição do pódio apesar da pressão imposta por Canard. Dungey encostou em Roczen quando ambos se aproximaram do tráfego no final da bateria, mas não conseguiu impor um desafio, permitindo que Roczen roubasse a vitória no geral. Tomac cruzou a linha de chegada atrás da dupla, na terceira posição.

Dungey e Roczen terminaram a tarde com resultados idênticos nas duas baterias, mas o resultado melhor na segunda bateria lhe rendeu o desempate.

s780_062914_042mcreek

Muddy Creek marcou a terceira vez que a dupla da KTM terminou nas duas primeiras posições no geral nesta temporada. Os dois terceiros lugares de Tomac lhe garantiram um lugar no pódio final em sua estreia na categoria 450cc, com Canard em quarto devido a seus dois quartos lugares e Andrew Short completou os cinco primeiros com seu sexto e oitavo lugares.

James Stewart foi atingido por uma maré de azar na segunda bateria, caindo novamente e terminando apenas em 11º, o que lhe rendeu a oitava posição no geral após ter vencido a etapa de High Point.

Sem haver pontos trocados entre Roczen e Dungey, os 16 pontos ainda separam a dupla na classificação do campeonato. As dificuldades que Stewart enfrentou fizeram com que ele ficasse com uma desvantagem de 43 pontos, na terceira posição, com apenas um ponto de diferença entre ele e Canard, que continua na quarta posição.

full_GUYB6001_817410

Resultado da primeira bateria da 450cc em Muddy Creek

1. Ryan Dungey

2. Ken Roczen

3. Eli Tomac

4. Trey Canard

5. James Stewart

6. Andrew Short

7. Matt Goerke

8. Justin Brayton

9. Brett Metcalfe

10. Weston Peick

Resultado da segunda bateria da 450cc em Muddy Creek

1. Ken Roczen

2. Ryan Dungey

3. Eli Tomac

4. Trey Canard

5. Weston Peick

6. Josh Grant

7. Brett Metcalfe

8. Andrew Short

9. Chad Reed

10. Malcolm Stewart

Resultado geral da categoria 450cc em Muddy Creek

1. Ken Roczen

2. Ryan Dungey

3. Eli Tomac

4. Trey Canard

5. Andrew Short

6. Weston Peick

7. Brett Metcalfe

8. James Stewart

9. Josh Grant

10. Justin Brayton

Classificação do campeonato da categoria 450cc após cinco etapas

1. Ken Roczen – 230 pontos

2. Ryan Dungey – 214

3. James Stewart – 187

4. Trey Canard – 186

5. Brett Metcalfe – 141

6. Weston Peick – 131

7. Josh Grant – 129

8. Malcolm Stewart – 108

9. Chad Reed – 105

10. Andrew Short – 102 pontos

Categoria 250cc

Antes de Muddy Creek, todas as vitórias de baterias e do geral na categoria 250cc eram divididas entre Jeremy Martin e Blake Baggett. O ex-campeão, Baggett, começou o dia estimulado após duas vitórias consecutivas nas duas etapas anteriores, enquanto Martin controlava a pontuação do campeonato.

Na primeira bateria, Christophe Pourcel largou na frente e faturou o prêmio do holeshot com Justin Hill colado em seu paralama traseiro. Logo atrás deles, Jeremy Martin caiu após um engavetamento e começou a bateria no final do grupo.

Enquanto Pourcel e Hill brigavam pela dianteira, Justin Bogle e Cooper Webb se aproximavam até que os dois ultrapassaram Hill e duas voltas depois, Webb roubou a segunda posição de Bogle. Baggett largou entre os cinco primeiros colocados e também começou a apontar na frente, até que uma batalha tripla pela liderança começou entre Pourcel, Webb e Baggett. Na 11ª volta, Webb assumiu a frente e trouxe Baggett com ele, Pourcel caindo para a terceira posição. Webb e Baggett abriram vantagem nas últimas voltas, permitindo que Baggett fizesse uma ultrapassagem desesperada na última curva por fora para cruzar a linha de chegada na frente de Webb por apenas .080 segundos.

full_GUYB4935_621807

Pourcel terminou em terceiro, seguindo por Bogle e Marvin Musquin. Jeremy Martin fez uma corrida de recuperação e cruzou a linha de chegada na 10ª posição.

Baggett queria a terceira vitória consecutiva no geral, pela primeira vez em sua carreira, mas teve que superar alguns pilotos no começo da segunda bateria. Bogle fez o holeshot, mas foi ultrapassado por Pourcel e Webb ainda no começo da bateria, os dois passando para determinar o ritmo da corrida. Webb não perdeu tempo e assumiu a liderança, deixando Pourcel para trás no final da primeira volta.

Uma vez na frente, Webb conseguiu manter a vantagem mesmo com Baggett se aproximando restando apenas cinco voltas para terminar a bateria. Depois de diversas tentativas, Baggett se enrolou e abriu um espaço entre ele e Webb. Pouco tempo depois, Baggett encostou em um piloto retardatário e caiu, permitindo que Bogle assumisse a segunda posição e fazendo com que Pourcel também caísse.

Webb sabia que a vitória era dele e terminou um ótimo dia vencendo a primeira bateria de sua carreira e faturando sua primeira vitória no geral. Bogle cruzou a linha de chegada na segunda posição, seguido por Baggett.

s780_062914_059mcreek

Antes de Muddy Creek, Webb terminou cinco vezes na segunda posição em nove baterias, incluindo dois segundos lugares no geral. Os resultados de Baggett lhe colocaram no segundo degrau do pódio enquanto a segunda posição na segunda bateria de Bogle o ajudou a subir para a terceira posição. Pourcel e Musquin completaram os cinco primeiros colocados da etapa.

Devido às largadas difíceis que o levaram a terminar as duas baterias fora do top 5, um décimo e sexto lugares, Jeremy Martin terminou a etapa na sétima posição, seu pior resultado até agora na temporada. Porém, ele continua na liderança da classificação do campeonato com uma diferença de apenas oito pontos sobre seu colega de equipe, Cooper Webb. Baggett agora está com apenas 17 pontos de diferença para o líder Martin.

O AMA Motocross 2014 chega a sua metade da temporada no próximo final de semana, com a tradição de comemoração do 04 de Julho no circuito de RedBud, localizado em Buchanan, no estado de Michigan, no sábado, 05 de Julho, marcando a sexta etapa do campeonato.

full_GUYB6451_840437

Resultado da primeira bateria da 250cc em Muddy Creek

1. Blake Baggett

2. Cooper Webb

3. Christophe Pourcel

4. Justin Bogle

5. Marvin Musquin

6. Cole Seely

7. Jessy Nelson

8. Kyle Cunningham

9. Jason Anderson

10. Jeremy Martin

Resultado da segunda bateria da 250cc em Muddy Creek

1. Cooper Webb

2. Justin Bogle

3. Blake Baggett

4. Christophe Pourcel

5. Marvin Musquin

6. Jeremy Martin

7. Dean Wilson

8. Cole Seely

9. Anthony Rodriguez

10. Jessy Nelson

Resultado geral da categoria 250cc em Muddy Creek

1. Cooper Webb

2. Blake Baggett

3. Justin Bogle

4. Christophe Pourcel

5. Marvin Musquin

6. Cole Seely

7. Jeremy Martin

8. Jessy Nelson

9. Dean Wilson

10. Kyle Cunningham

Classificação do campeonato da categoria 250cc após cinco etapas

1. Jeremy Martin – 203 pontos

2. Cooper Webb – 195

3. Blake Baggett – 186

4. Justin Bogle – 166

5. Christophe Pourcel – 166

6. Marvin Musquin – 143

7. Jason Anderson – 129

8. Jessy Nelson – 116

9. Cole Seely – 115

10. Justin Hill – 103 pontos

Calendário do AMA Motocross 2014

Sexta Etapa – 5 de julho – RedBud National / Buchanan – Michigan
Sétima Etapa – 12 de julho – Budds Creek / Mechanicsville – Maryland
Oitava Etapa – 19 de julho – Spring Creek / Millville – Minnesota
Nona Etapa – 26 de julho – Washougal National / Washougal – Washington
Décima Etapa – 9 de agosto – Unadilla National / New Berlin – New York
Décima Primeira Etapa – 16 de agosto – Indiana National / Crawfordsville / Indiana
Décima Segunda Etapa – 23 de agosto – Utah National / Tooele – Utah

Compartilhe este conteúdo

Comentários

Desenvolvido por GetFly