AMA Motocross 2014 – 8a Etapa – Spring Creek

Por Mariah Morgado | Fotos por GuyB | 20 de julho de 2014 - 23:00

A oitava etapa do AMA Motocross 2014 aconteceu ontem no tradicional circuito de Spring Creek, em Millville e foi motivo de comemoração extra para os cidadãos do estado de Minnesota com três heróis locais, Jeremy e Alex Martin e Ryan Dungey, dentro da pista e dois deles com boas chances de subir no degrau mais alto do pódio. Dungey não venceu no geral da 450cc, quem venceu foi Eli Tomac, mas deu um show para seus fãs e saiu em segundo lugar. Enquanto na categoria 250cc, Jeremy Martin mais uma vez subiu no topo do pódio e ampliou sua vantagem na liderança do campeonato.

s780_072014_027millvilleblast

Categoria 450cc

O gate da primeira bateria caiu e Ryan Dungey largou na frente e faturou o prêmio do holeshot, levando o público local ao delírio. Porém, sua liderança não durou muito e Ken Roczen o ultrapassou na sessão das costelas de areia. Não demorou muito para Eli Tomac seguir o alemão, deixando Dungey para trás e travar uma batalha espetacular pela primeira posição com Roczen, uma batalha que durou a bateria inteira e roubando a atenção do público com os dois pilotos lado a lado por diversas vezes e trocando de posição até que Tomac assumiu a liderança de vez.

s780_072014_001millvilleblast

Enquanto isso, James Stewart teve problemas e largou fora dos 15 primeiros colocados. Bubba fez uma corrida de recuperação e conseguiu cruzar a linha de chegada na sétima posição. Repetindo o feito da última etapa, Josh Grant terminou em quinto após ultrapassar Brett Metcalfe.

O holeshot da segunda bateria foi de Eli Tomac, mas a corrida foi interrompida com bandeira vermelha devido a um problema no gate. O contratempo não atrapalho Tomac que largou na frente novamente, mas Justin Brayton conseguiu ultrapassá-lo e liderou a corrida por pouco tempo até que Tomac, que estava colado em sua roda traseira, reassumiu a posição. Roczen tentou entrar na briga, mas não conseguiu acompanhar o ritmo da dupla e ficou para trás, sendo ultrapassado por Trey Canard. Roczen cruzou a linha de chegada em quarto, seguido por Josh Grant que repetiu a quinta posição da primeira bateria.

James Stewart chegou a largar antes da bandeirada, mas não voltou a alinhar no gate, sendo marcado como desistência. Os rumores diziam que ele estava tonto.

s780_072014_037millvilleblast

Resultado da primeira bateria da 450cc em Spring Creek

1. Eli Tomac

2. Ken Roczen

3. Ryan Dungey

4. Trey Canard

5. Josh Grant

6. Brett Metcalfe

7. James Stewart

8. Weston Peick

9. Andrew Short

10. Justin Brayton

Resultado da segunda bateria da 450cc em Spring Creek

1. Eli Tomac

2. Ryan Dungey

3. Trey Canard

4. Ken Roczen

5. Josh Grant

6. Brett Metcalfe

7. Andrew Short

8. Weston Peick

9. Christian Craig

10. Fredrik Noren

Resultado geral da categoria 450cc em Spring Creek

1. Eli Tomac

2. Ryan Dungey

3. Ken Roczen

4. Trey Canard

5. Josh Grant

6. Brett Metcalfe

7. Andrew Short

8. Weston Peick

9. Fredrik Noren

10. Matt Goerke

Classificação do campeonato da categoria 450cc após oito etapas

1. Ken Roczen – 367 pontos

2. Ryan Dungey – 343

3. Trey Canard – 302

4. James Stewart – 226

5. Brett Metcalfe – 222

6. Josh Grant – 218

7. Weston Peick – 188

8. Andrew Short – 187

9. Eli Tomac – 168

10. Chad Reed – 146 pontos

Categoria 250cc

Quem fez o holeshot da primeira bateria foi Christophe Pourcel. Justin Bogle e Jeremy Martin largaram logo atrás do francês até que Bogle cometeu um erro e entregou a segunda posição para o piloto da casa que partiu em perseguição de Pourcel. Não demorou muito para Jeremy Martin assumir a liderança, mas Pourcel não ficou para trás, perseguindo o líder do campeonato por algumas voltas até que perdeu o ritmo e perdeu a posição nas costelas para Marvin Musquin que tinha acabado de ultrapassar Dean Wilson que estava engatilhado na terceira posição, porém não conseguiu segurar o francês e, mais tarde nas últimas voltas, seu companheiro de equipe, Blake Baggett que fez uma corrida de recuperação. Cooper Webb fez uma boa corrida, com bom ritmo, até que caiu após colidir com Justin Bogle.

s780_072014_039millvilleblast

Kyle Cunningham e Jason Anderson se envolveram em um engavetamento na primeira curva e começaram a corrida bem atrás, obrigando-os a lutarem para chegar a zona de pontuação. Anderson cruzou a linha de chegada em 11º e Cunningham em 20º.

Justin Hill se retirou da corrida devido ao agravamento de uma lesão no cotovelo que o impediu se aguentar a bateria inteira. Ainda não se sabe se ele correrá em Washougal.

Mais uma vez Christophe Pourcel largou na frente e faturou mais um prêmio do holeshot, seguido por Alex Martin e Blake Baggett, que surpreendeu a todos e fez uma boa largada. Baggett ultrapassou Alex e encostou no francês, pressionando-o. O francês não resistiu e Baggett assumiu a liderança até cair sozinho pouco tempo depois e perder diversas posições. Ele chegou a voltar a corrida, mas demorou a se recuperar e sua tarde piorou quando sua moto apagou. Ele tentou fazê-la pegar descendo o Mount Martin, mas ela não ligava e ele terminou desistindo.

Justin Bogle também se retirou da corrida. Depois de perder a segunda posição para Baggett, Bogle perdeu o ritmo e começou perder posições até que ele errou e sofreu uma queda grave. As boas notícias são que ele está bem e vai voltar a ação em Washougal na próxima semana.

Cooper Webb foi o melhor piloto da bateria  que travou uma batalha dura com Bogle pela liderança e assumiu a dianteira da corrida na sétima volta. O atual líder do campeonato e companheiro de equipe de Webb, Jeremy Martin, abriu caminho até a segunda posição e começou a pressionar Webb, mas o companheiro segurou firme e venceu a bateria.

s780_072014_053millvilleblast

Resultado da primeira bateria da 250cc em Spring Creek

1. Jeremy Martin

2. Marvin Musquin

3. Christophe Pourcel

4. Blake Baggett

5. Dean Wilson

6. Justin Bogle

7. Cole Seely

8. Joey Savatgy

9. Cooper Webb

10. Zach Bell

Resultado da segunda bateria da 250cc em Spring Creek

1. Cooper Webb

2. Jeremy Martin

3. Jason Anderson

4. Marvin Musquin

5. Dean Wilson

6. Christophe Pourcel

7. Alex Martin

8. Jessy Nelson

9. Joey Savatgy

10. Anthony Rodriguez

Resultado geral da categoria 250cc em Spring Creek

1. Jeremy Martin

2. Marvin Musquin

3. Cooper Webb

4. Christophe Pourcel

5. Dean Wilson

6. Jason Anderson

7. Joey Savatgy

8. Alex Martin

9. Cole Seely

10. Jessy Nelson

Classificação do campeonato da categoria 250cc após oito etapas

1. Jeremy Martin – 341 pontos

2. Cooper Webb – 298

3. Blake Baggett – 285

4. Christophe Pourcel – 246

5. Marvin Musquin – 241

6. Justin Bogle – 240

7. Jason Anderson – 236

8. Cole Seely – 188

9. Jessy Nelson – 164

10. Justin Hill – 150 pontos

Calendário do AMA Motocross 2014

Nona Etapa – 26 de julho – Washougal National / Washougal – Washington
Décima Etapa – 9 de agosto – Unadilla National / New Berlin – New York
Décima Primeira Etapa – 16 de agosto – Indiana National / Crawfordsville / Indiana
Décima Segunda Etapa – 23 de agosto – Utah National / Tooele – Utah

Compartilhe este conteúdo

Comentários

Desenvolvido por GetFly