AMA Motocross 2014 – 9a Etapa – Washougal

Por Mariah Morgado | Fotos por GuyB | 27 de julho de 2014 - 20:20

A nona etapa do AMA Motocross 2014, que aconteceu ontem, 26 de Julho, no estado de Washington, no circuito de Washougal, marcou o retorno do campeonato a costa oeste dos Estados Unidos e o retorno de Ryan Dungey e Marvin Musquin ao topo do pódio. Pela primeira vez na temporada, Dungey e Musquin venceram as duas baterias das categorias 450cc e 250cc, respectivamente, o queridinho da América vencendo pela terceira vez na temporada e o francês venceu sua primeira etapa da temporada.

A vitória de Dungey esquentou o campeonato, ele agora tem apenas 14 pontos de diferença atrás de Roczen.  Esta foi a quarta vitória da carreira de Musquin na categoria 250cc, a primeira desde a quarta etapa da temporada 2013 e superando seu melhor resultado na temporada da semana passada.

s1200_072614washougal0375

Ryan Dungey

Categoria 450cc

O holeshot da primeira bateria pertenceu a Justin Brayton que passou pela primeira curva na frente de Ryan Dungey que não perdeu tempo ao ultrapassar o piloto Toyota Yamaha e assumir o controle da corrida. Enquanto isso, Ken Roczen e Eli Tomac lutavam para abrir caminho até a dianteira. Com a pista liberada, Dungey conseguiu se afastar e deixar toda a oposição para trás, se tornando o foco das atenções da bateria.

Na quarta volta, Roczen conseguiu ultrapassar Trey Canard e parecia controlar a posição até que Tomac se aproximou depois de largar na 11ª posição, mostrando porque venceu a etapa anterior, o piloto Honda abriu caminho e na quinta já estava na terceira posição, se afirmando ali até ultrapassar o alemão na décima volta. Sozinho, Dungey cruzou a linha de chegada com quase 14 segundos na frente de Tomac e Roczen. Canard terminou a bateria na quarta posição, seguido por Brett Metcalfe.

Eli Tomac

Eli Tomac

Repetindo a primeira bateria, Brayton largou na frente na segunda bateria do dia e embolsou mais um prêmio do holeshot. Dungey largou em quarto e Tomac largou por volta da sétima posição, enquanto Roczen foi obrigado a batalhar após largar fora dos dez primeiros.

Como na outra bateria, Dungey aproveitou a oportunidade ainda na primeira volta e pulou da quarta para a primeira posição na primeira curva e começou abrir vantagem imediatamente. Porém, Tomac não queria deixa-lo sozinho e logo chegou na segunda posição depois de ultrapassar vários pilotos ainda na segunda volta. Enquanto os dois se afastavam, Roczen estava lutando para chegar a uma posição de pódio. Durante várias voltas, ele e Metcalfe travaram uma batalha pela terceira posição até que o alemão assumiu de vez a posição. A bateria terminou da mesma maneira que a primeira, com Dungey, Tomac e Roczen nas três primeiras posições.

full_072614washougal1296_320041

Pódio das 450cc em Washougal

Resultado da primeira bateria da 450cc em Washougal

1. Ryan Dungey

2. Eli Tomac

3. Ken Roczen

4. Trey Canard

5. Brett Metcalfe

6. Andrew Short

7. Weston Peick

8. Justin Brayton

9. Fredrik Noren

10. Christian Craig

Resultado da segunda bateria da 450cc em Washougal

1. Ryan Dungey

2. Eli Tomac

3. Ken Roczen

4. Brett Metcalfe

5. Andrew Short

6. Weston Peick

7. Fredrik Noren

8. Justin Brayton

9. Tommy Weeck

10. Tommy Hahn

Resultado geral da categoria 450cc em Washougal

1. Ryan Dungey

2. Eli Tomac

3. Ken Roczen

4. Brett Metcalfe

5. Andrew Short

6. Weston Peick

7. Trey Canard

8. Fredrik Noren

9. Justin Brayton

10. Christian Craig

Classificação do campeonato da categoria 450cc após nove etapas

1. Ken Roczen – 407 pontos

2. Ryan Dungey – 393

3. Trey Canard – 330

4. Brett Metcalfe – 256

5. James Stewart – 226

6. Josh Grant – 218

7. Andrew Short – 218

8. Weston Peick – 217

9. Eli Tomac – 212

10. Chad Reed – 156 pontos

Categoria 250cc

Christophe Pourcel abriu a primeira bateria na frente e faturando o prêmio do holeshot, com Jeremy Martin colado em sua roda traseira. O francês conseguiu segurar o líder do campeonato por pouco tempo e Martin assumiu a liderança da bateria. Um pouco atrás, Marvin Musquin aproveitou que largou na terceira posição e desafiou os dois pilotos Yamaha, ultrapassando seu compatriota ainda na primeira volta. Musquin e Martin disputaram a liderança por três voltas até que o francês da KTM levou a melhor e abriu vantagem, ficando com a pista liberada e deixando os rivais brigarem entre si.

s1200_072614washougal0520

Marvin Musquin

Enquanto isso, Pourcel, Martin, Blake Baggett, Jason Anderson e Cooper Webb travaram uma bela batalha por um lugar no pódio. Martin caiu da segunda para a quinta posição devido a um erro, deixando a segunda posição ser disputada por Pourcel e Baggett que levou a melhor e ultrapassou o francês só para devolver a posição uma volta depois. Anderson começou a pressionar Baggett pela terceira posição, mas caiu e perdeu muitas posições, abrindo caminho para que Webb assumisse a posição depois de ultrapassar seu colega de equipe. Baggett caiu enquanto tentava alcançar Pourcel e caiu para a quinta posição, deixando os colegas de equipe Star Racing Yamaha, Webb e Martin, se revezando na terceira posição por diversas vezes, para delírio do público.

Musquin venceu sua primeira bateria da temporada com oito segundos de vantagem sobre Pourcel e Webb terminou em terceiro, depois de ultrapassar Martin. Baggett completou os cinco primeiros da bateira.

O gate da segunda bateria caiu e Pourcel mais uma vez se lançou na frente, ganhando mais um prêmio do holeshot, mas dessa vez tinha Justin Bogle colado na traseira de sua moto, que aproveitou a largada e ultrapassou o francês ainda na primeira volta e assumiu o controle da bateria. Atrás deles, Musquin e Baggett também largaram bem, enquanto Martin e Webb largaram mais atrás.

Justin Bogle

Justin Bogle

Enquanto Bogle se sustentava com um ritmo forte na liderança, Musquin ultrapassou Pourcel na segunda posição e partiu em perseguição do líder que se defendeu de forma impressionante e conseguiu segurar o francês durante a maior parte da bateria. Porém, na décima volta, o francês deu sua cartada e assumiu a liderança, deixando Bogle cair nas garras de Baggett, que se recuperou da falta de sorte na primeira bateria e se colocou em posição de disputa de pódio. Bogle cometeu um erro, deixando Baggett passar, mas logo se recuperou para garantir a terceira posição para ser obrigado a segurar os ataques de Martin durante o final da bateria.

Pela segunda vez na temporada, Musquin cruzou a linha de chegada em primeiro, seguido por Baggett e Bogle. Com seus resultados, Baggett ficou com a segunda posição da etapa e Jeremy Martin, Cooper Webb e Justin Bogle completaram os cinco primeiros colocados no geral da etapa.

Com os resultados de Washougal, Jeremy Martin se mantem o líder do campeonato, agora com 43 pontos de vantagem sobre Webb, enquanto Baggett está na terceira posição com uma desvantagem de 54 pontos.

O AMA Motocross 2014 terá um intervalo de uma semana e voltará no dia 09 de Agosto na Costa Leste para a décima etapa da temporada, que acontece em Unadilla, na cidade de New Berlin, no estado de New Jersey.

s780_072714_041washblast

Resultado da primeira bateria da 250cc em Washougal

1. Marvin Musquin

2. Christophe Pourcel

3. Cooper Webb

4. Jeremy Martin

5. Blake Baggett

6. Justin Bogle

7. Joey Savatgy

8. Justin Bogle

9. Dean Wilson

10. Cole Seely

Resultado da segunda bateria da 250cc em Washougal

1. Marvin Musquin

2. Blake Baggett

3. Justin Bogle

4. Jeremy Martin

5. Cooper Webb

6. Dean Wilson

7. Joey Savatgy

8. Alex Martin

9. Cole Seely

10. Jessy Nelson

Resultado geral da categoria 250cc em Washougal

1. Marvin Musquin

2. Blake Baggett

3. Jeremy Martin

4. Cooper Webb

5. Justin Bogle

6. Joey Savatgy

7. Dean Wilson

8. Christophe Pourcel

9. Cole Seely

10. Jessy Nelson

Classificação do campeonato da categoria 250cc após nove etapas

1. Jeremy Martin – 377 pontos

2. Cooper Webb – 334

3. Blake Baggett – 323

4. Marvin Musquin – 291

5. Justin Bogle – 274

6. Christophe Pourcel – 274

7. Jason Anderson – 236

8. Cole Seely – 212

9. Jessy Nelson – 185

10. Alex Martin – 156 pontos

Calendário do AMA Motocross 2014

Décima Etapa – 9 de agosto – Unadilla National / New Berlin – New York
Décima Primeira Etapa – 16 de agosto – Indiana National / Crawfordsville / Indiana
Décima Segunda Etapa – 23 de agosto – Utah National / Tooele – Utah

Compartilhe este conteúdo

Comentários

Desenvolvido por GetFly