AMA Motocross 2014 – 10a Etapa – Unadilla

Por Mariah Morgado | Fotos por GuyB | 10 de agosto de 2014 - 19:35

O Campeonato AMA Motocross 2014 chega a sua reta final. Após a décima etapa que aconteceu ontem em Unadilla restam apenas quatro baterias para as categorias 450cc e 250cc, ou seja, duas etapas.

Ontem nas 450cc, Ryan Dungey deu outro grande salto para a disputa pelo título ao vencer pela terceira etapa consecutiva e se aproximando, agora por apenas sete pontos, do atual líder do campeonato, Ken Roczen. Na categoria 250cc, Christophe Pourcel se tornou o quinto piloto a vencer uma etapa nesta temporada ao conquistar sua primeira vitória em solo norte-americano desde 2010.

full_GUYB4214_954408

Categoria 450cc

Pela terceira bateria consecutiva, Justin Brayton faturou o holeshot da primeira bateria da categoria principal, sendo perseguido de perto pelo colega de equipe, Phil Nicoletti. Ryan Dungey largou logo atrás deles e não perdeu tempo para ultrapassar a dupla da Yamaha e assumir o controle da primeira volta. Ken Roczen acompanhou o companheiro de KTM e abriu caminho saindo de uma largada fora do grupo dos cinco primeiros para ocupar a segunda posição e deixando a dupla KTM em uma batalha épica pela vitória da bateria. Dungey segurou Roczen por toda a bateria, os dois separados por uma distância emocionante de apenas uma moto até que o queridinho da América abriu um pouco sua vantagem para vencer a bateria. Eli Tomac fez uma corrida tranquila na terceira posição e Trey Canard teve que brigar para abrir caminho depois de uma péssima largada, chegou me quarto, seguido de Andrew Short.

Trey Canard

Repetindo o feito da primeira bateria, Justin Brayton fez o holeshot e seu tempo na liderança foi encurtado quando Elo Tomac e Trey Canard o ultrapassaram e roubaram as atenções da corrida. Com a dupla da Honda na frente, Ryan Dungey e Ken Roczen foram obrigados a abrir caminho depois de uma largada fora dos cinco primeiros. O alemão chegou na segunda posição e junto com Tomac abriram vantagem sobre o restante do grupo e travaram uma batalha emocionante pela liderança. Por várias voltas, os dois se revezaram na liderança, permitindo que Dungey se aproximasse e a batalha passou a ser em trio. Canard conseguiu assumir a liderença, deixando Tomac e Dungey brigando pela segunda posição e Roczen caiu para um quarto lugar isolado. Restando quatro voltas, Dungey deixou Tomac para trás e se aproximou de Canard. Apenas um segundo separava os dois nas últimas voltas até que na última volta, Dungey chegou a se posicionar para o ataque, mas o piloto Honda segurou firme e obteve sua primeira vitória de bateria em sua carreira nas 450cc. Tomac e Roczen cruzaram a linha de chegada na terceira e quarta posições.

full_GUYB4157_851559

Resultado da primeira bateria da 450cc em Unadilla

1. Ryan Dungey

2. Ken Roczen

3. Eli Tomac

4. Trey Canard

5. Andrew Short

6. Justin Brayton

7. Phil Nicoletti

8. Fredrik Noren

9. Matt Goerke

10. Weston Peick

Resultado da segunda bateria da 450cc em Unadilla

1. Trey Canard

2. Ryan Dungey

3. Eli Tomac

4. Ken Roczen

5. Weston Peick

6. Brett Metcalfe

7. Justin Brayton

8. Andrew Short

9. Phil Nicoletti

10. Fredrik Noren

Resultado geral da categoria 450cc em Unadilla

1. Ryan Dungey

2. Trey Canard

3. Eli Tomac

4. Ken Roczen

5. Justin Brayton

6. Andrew Short

7. Weston Peick

8. Phil Nicoletti

9. Brett Metcalfe

10. Fredrik Noren

Classificação do campeonato da categoria 450cc após dez etapas

1. Ken Roczen – 447 pontos

2. Ryan Dungey – 440

3. Trey Canard – 373

4. Brett Metcalfe – 280

5. Eli Tomac – 252

6. Andrew Short – 247

7. Weston Peick – 244

8. James Stewart – 26

9. Josh Grant – 218

10. Fredrik Noren – 159 pontos

Categoria 250cc

Ao longo da temporada 2014, Christophe Pourcel provou ser um dos pilotos mais rápidos na categoria 250cc, fazendo voltas rápidas durante os treinos e constantemente, o holeshot. Em Unadilla, ele conquistou seu quinto holeshot consecutivo para começar a primeira bateria e usou isso a seu favor para ditar o ritmo da corrida durante toda a bateria. Embora seu compatriota, Marvin Musquin, o tenha desafiado no final da bateria, Pourcel conseguiu se manter na posição e conquistou, com facilidade, sua primeira vitória da temporada. Enquanto isso, as batalhas pelas segunda e terceira posições pegavam fogo e roubavam as atenções. Cooper Webb e Jeremy Martin, chegaram a ficar próximos do líder, mas Musquin tinha uma missão e passou rapidamente pela dupla Yamaha. Webb caiu e perdeu diversas posições, terminando em sétimo e deixando que Martin terminasse a bateria na terceira posição. Dean Wilson e Justin Bogle completaram os cinco primeiros.

full_GUYB4478_191007

A segunda bateria não foi diferente e Christophe Pourcel fez outro holeshot, ficando em posição de vencer o geral da etapa. Jeremy Martin largou em segundo e Justin Bogle em terceiro. Marvin Musquin foi obrigado a abrir caminho depois de largar na quinta posição e Cooper Webb largou em novo lugar. Pourcel dominou a primeira parte da bateria, mas começou a perder, lentamente, vantagem para Martin. O atual líder do campeonato assumiu a liderança na sexta volta e rapidamente se afastou, conquistando sua oitava vitória de bateria da temporada. Enquanto os dois na frente mantiveram suas posições até o final, Bogle se sustentou na terceira posição. Blake Baggett e Marvin Musquin completaram os cinco primeiros colocados da bateria. Cooper Webb teve problemas na moto e foi obrigado a se retirar da corrida. Depois de um intervalo de três anos de competições nos Estados Unidos, Christophe Pourcel voltou ao degrau mais alto do pódio com seus resultados. Foi a sétima vitória de sua carreira na categoria 250cc e sua segunda vitória em Unadilla.

A 11ª e penúltima etapa do Campeonato AMA Motocross 2014 acontece no próximo sábado, 16 de Agosto, no circuito Ironman, em Crwfordsville, no estado de Indiana.

normal_GUYB4688_958268

Resultado da primeira bateria da 250cc em Unadilla

1. Christophe Pourcel

2. Marvin Musquin

3. Jeremy Martin

4. Dean Wilson

5. Justin Bogle

6. Blake Baggett

7. Cooper Webb

8. Cole Seely

9. Joey Savatgy

10. Shane McElrath

Resultado da segunda bateria da 250cc em Unadilla

1. Jeremy Martin

2. Christophe Pourcel

3. Justin Bogle

4. Blake Baggett

5. Marvin Musquin

6. Dean Wilson

7. Zach Osborne

8. Christopher Alldredge

9. Joey Savatgy

10. Alex Martin

Resultado geral da categoria 250cc em Unadilla

1. Christophe Pourcel

2. Jeremy Martin

3. Marvin Musquin

4. Justin Bogle

5. Blake Baggett

6. Joey Savatgy

7. Dean Wilson

8. Christopher Alldredge

9. Alex Martin

10. Shane McElrath

Classificação do campeonato da categoria 250cc após dez etapas

1. Jeremy Martin – 422 pontos

2. Blake Baggett – 356

3. Cooper Webb – 348

4. Marvin Musquin – 329

5. Christophe Pourcel – 321

6. Justin Bogle – 274

7. Jason Anderson – 243

8. Cole Seely – 225

9. Jessy Nelson – 200

10. Dean Wilson – 176 pontos

Calendário do AMA Motocross 2014

Décima Primeira Etapa – 16 de agosto – Indiana National / Crawfordsville / Indiana
Décima Segunda Etapa – 23 de agosto – Utah National / Tooele – Utah

Compartilhe este conteúdo

Comentários

Desenvolvido por GetFly