AMA Motocross 2014 – 12a Etapa – Utah

Por Mariah Morgado | Fotos por GuyB | 28 de agosto de 2014 - 10:00

A décima segunda e última etapa do AMA Motocross 2014 aconteceu no último sábado, 23 de Agosto, no circuito de Miller Motorsports Park, nos arredores de Salt Lake City, no estado norte-americano de Utah e levou altas emoções ao público e pilotos.

Com o campeonato da 450cc ainda indefinido, todas as atenções durante as duas últimas baterias da temporada estavam em cima da dupla da Red Bull KTM, o novato Ken Roczen e o veterano Ryan Dungey, que chegaram a Utah separados por 20 pontos. Roczen foi uma presença constante entre os cinco primeiros durante toda a tarde, mas fez uma corrida paciente para garantir o título em sua primeira temporada na categoria principal com um quarto lugar  e encerrando a temporada com 14 pontos de vantagem sobre Dungey.

Ken Roczen é o campeão do AMA Motocross 2014 na categoria 450cc

Ken Roczen é o campeão do AMA Motocross 2014 na categoria 450cc

Trey Canard continuou sua temporada forte e fez uma corrida esplêndida para buscar sua primeira vitória da carreira, ficando em primeiro lugar nas duas baterias e se tornou o 62º vencedor diferente da divisão. Na categoria 250cc, o campeão antecipado Jeremy Martin entrou na pista para terminar as duas baterias na primeira posição e encerrou a temporada com um total de cinco vitórias.

Categoria 450cc

Considerado o piloto mais forte da etapa, Trey Canard manteve seu forte desempenho na reta final da temporada e ultrapassou Eli Tomac logo na largada e manteve Ken Roczen a distância para faturar o prêmio do holeshot. Logo depois Canard, Roczen, Dungey e Tomac definiam os quatro primeiros colocados e se distanciaram do restante do pelotão. Canard aguentou bravamente a pressão de Roczen durante a primeira parte da corrida, mas Roczen acabou caindo depois de umas voltas e deixou Canard livre para cruzar a linha de chegada em primeiro lugar enquanto Roczen, Dungey e Tomac travavam uma batalha tripla por uma posição no pódio. Dungey ultrapassou Roczen na décima quarta volta, mas perdeu a posição para o alemão novamente quando um retardatário o atrapalhou. Tomac não teve sorte e acabou se distanciando dos três primeiros. Dungey assumiu a segunda posição restando duas voltas para o final da bateria e conseguiu administrar a corrida até a chegada, cruzando a linha de chegada em segundo, seguido por Roczen. Tomac e Josh Grant completaram os cinco primeiros.

s780_082414_002blast

A segunda bateria começou parecida com a primeira, com Trey Canard fazendo o holeshot e brigando com Ken Roczen durante a primeira volta. Ryan Dungey largou fora dos cinco primeiros e teve que abrir caminho até chegar na terceira posição ainda na primeira volta. Enquanto isso, Canard assumiu o controle da corrida e Dungey começou a pressionar o líder do campeonato até que conseguiu ultrapassá-lo na quinta volta, se aproximando de Canard em seguida, mas não chegou a ameaçar o líder da bateria que cruzou a linha de chegada com oito segundos de vantagem sobre Dungey. Tomac ultrapassou Roczen e terminou na terceira posição.

Com a dobradinha na primeira posição, Trey Canard venceu a etapa e teve sua primeira vitória da carreira. Ryan Dungey ficou em segundo colocado depois da dobradinha na segunda posição e Eli Tomac ficou com o terceiro lugar do pódio. Os terceiro e quarto lugares de Ken Roczen lhe renderam a quarta posição da etapa e também lhe renderam pontos suficientes para vencer o campeonato e se tornar o 23º campeão diferente da categoria 450cc em 43 anos de história do campeonato e o segundo campeonato da KTM na categoria. Além disso, ele se juntou a um grupo de elite de pilotos que se tornaram campeões em suas temporadas de estreia, incluindo Ryan Dungey, Ricky Carmichael e Jean- Michel Bayle.

s780_082414_034blast

Resultado da primeira bateria da 450cc em Utah

1. Trey Canard

2. Ryan Dungey

3. Ken Roczen

4. Eli Tomac

5. Josh Grant

6. Andrew Short

7. Brett Metcalfe

8. Chad Reed

9. Ryan Sipes

10. Fredrik Noren

Resultado da segunda bateria da 450cc em Utah

1. Trey Canard

2. Ryan Dungey

3. Eli Tomac

4. Ken Roczen

5. Brett Metcalfe

6. Ryan Sipes

7. Weston Peick

8. Justin Brayton

9. Fredrik Noren

10. Mitchell Oldenburg

Resultado geral da categoria 450cc em Utah

1. Trey Canard

2. Ryan Dungey

3. Eli Tomac

4. Ken Roczen

5. Brett Metcalfe

6. Ryan Sipes

7. Andrew Short

8. Fredrik Noren

9. Weston Peick

10. Justin Brayton

Classificação do campeonato da categoria 450cc após doze etapas

1. Ken Roczen – 532 pontos

2. Ryan Dungey – 518

3. Trey Canard – 468

4. Brett Metcalfe – 334

5. Eli Tomac – 319

6. Andrew Short – 302

7. Weston Peick – 290

8. Josh Grant – 259

9. James Stewart – 226

10. Fredrik Noren – 207 pontos

Categoria 250cc

Apesar de ter faturado o título da categoria 250cc na semana passada, Jeremy Martin não deixou de correr no último sábado. Depois que seu colega de equipe, Cooper Webb faturou o prêmio do holeshot na primeira bateria, Martin o pressionou logo após a largada e conseguiu ultrapassá-lo na quinta volta. Assim que assumiu a liderança, Martin ficou intocável e abriu uma vantagem confortável sobre o restante do pelotão e conseguiu manter o ritmo durante toda a bateria. Atrás da dupla da Yamaha, a batalha pela terceira posição levou o público ao delírio. Os colegas de equipe, Joey Savatgy e Jason Anderson, se revezaram na posição por algumas vezes até que Marvin Musquin e Blake Baggett se juntaram à festa. Musquin abriu caminho até assumir a terceira posição na quarta volta, porém na volta seguinte perdeu a posição para Baggett que segurou a pressão até o final da bateria. Cruzando a linha com 14 segundos de vantagem sobre Webb, esta foi a nona vitória de bateria de Jeremy Martin. Baggett, Musquin e Christ Alldredge, que teve o melhor resultado de sua carreira, que até agora foram apenas três largadas, completaram os cinco primeiros colocados.

s780_082414_011blast

Joey Savatgy teve outra largada forte na segunda bateria e faturou o holeshot. No entanto, sua liderança não durou muito. Jeremy Martin, que largou logo atrás dele, assumiu a liderança e começou a se distanciar. A tranquilidade de Savatgy na segunda posição também não durou muito e logo Marvin Musquin e Justin Bogle chegaram para lhe fazer companhia, antes de Blake Baggett e Cooper Webb também se aproximarem. O francês ultrapassou Savatgy na terceira volta e levou Bogle junto, a dupla travando uma batalha por seis voltas, antes de Bogle levar a melhor e ultrapassou Musquin, dando uma oportunidade para Webb e Baggett se aproximarem. Musquin perdeu algumas posições na décima volta devido as aproximações e caiu para a quinta posição e Webb assumiu a terceira posição. Com uma vantagem de 18 segundos, Martin venceu a bateria, seguido por Bogle, Baggett, Webb e Musquin.

Enquanto a dobradinha de Jeremy Martin lhe renderam mais uma vitória no geral, a dobradinha de Blake Baggett na terceira posição lhe renderam a segunda posição da etapa e a segunda posição na classificação do campeonato, superando Webb que empatou com o piloto Kawasaki na pontuação do dia, mas acabou a tarde na terceira posição devido ao desempate do resultado da segunda bateria.

Depois desta temporada incrível e repleta de velocidade, adrenalina e emoção, o AMA Motocross volta em 2015,no dia 16 de Maio com a abertura em Hangtown, Califórnia.

s780_082414_045blast

Resultado da primeira bateria da 250cc em Utaha

1. Jeremy Martin

2. Cooper Webb

3. Blake Baggett

4. Marvin Musquin

5. Chris Alldredge

6. Justin Bogle

7. Zach Osborne

8. Joey Savatgy

9. RJ Hampshire

10. Dean Wilson

Resultado da segunda bateria da 250cc em Utah

1. Jeremy Martin

2. Justin Bogle

3. Blake Baggett

4. Cooper Webb

5. Marvin Musquin

6. Dean Wilson

7. Joey Savatgy

8. Chris Alldredge

9. Zach Osborne

10. Shane McElrath

Resultado geral da categoria 250cc em Utah

1. Jeremy Martin

2. Blake Baggett

3. Cooper Webb

4. Justin Bogle

5. Marvin Musquin

6. Chris Alldredge

7. Joey Savatgy

8. Dean Wilson

9. Zach Osborne

10. RJ Hampshire

Classificação do campeonato da categoria 250cc após doze etapas

1. Jeremy Martin – 500 pontos

2. Blake Baggett – 421

3. Cooper Webb – 419

4. Marvin Musquin – 408

5. Justin Bogle – 368

6. Christophe Pourcel – 355

7. Jason Anderson – 276

8. Cole Seely – 260

9. Jessy Nelson – 252

10. Dean Wilson – 230 pontos

Compartilhe este conteúdo

Comentários

Desenvolvido por GetFly